Mitsubishi admite que engana os consumidores há 25 anos

O conselho de administração da Mitsubishi assume que a marca utiliza testes fraudulentos, para medir os níveis de poluição dos seus veículos desde 1991, dando uma ainda maior dimensão ao escândalo.

A administração da empresa japonesa comprometeu-se a enviar ao governo do Japão um relatório detalhado que poderá ajudar a perceber a real dimensão da fraude, mas não é possível, para já, quantificar, quantos carros da Mitsubishi estarão afectados pelos métodos fraudulentos usados pela marca.

O presidente da Mitsubishi, Tetsuro Aikawa, já anunciou a abertura de um inquérito interno, admitindo que possam ser detectadas outras irregularidades.

“Não conhecemos o quadro todo e estamos a meio do processo de o determinar”, disse Aikawa numa conferência de imprensa, assumindo que sente “grande responsabilidade” pelo sucedido, cita a BBC.

O gestor diz, contudo, que não sabe porque é que os funcionários da marca deturparam os valores dos testes de consumo de combustível.

Na semana passada, a empresa tinha assumido modificações na pressão de pneus de 625 mil veículos vendidos exclusivamente no Japão. Em causa estão quatro modelos ligeiros da Mitsubishi. Os carros foram vendidos como sendo entre cinco e dez por centro mais eficientes do que de facto são.

Trata-se de mais um caso que vem abalar a indústria automóvel, depois do escândalo da Volkswagen.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta marca tem um historial de burlas impressionante!…
    Quando é para enganar mesmo a sério, não há que bata os japonese e os alemães…

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …