Professores do MIT processam Ford por roubo de patentes

Ford e Massachusetts Institute of Technology (MIT) são duas entidades respeitadas pelo que ambas têm pouco a ganhar e muito a perder quando recorrem ao tribunal para litigar uma ação como roubo de propriedade intelectual.

A origem da contenda prende-se com uma questão técnica, essencialmente algo que o MIT entende ser uma inovação. Três professores da instituição terão patenteado uma forma de juntar, num mesmo motor, um sistema de injeção de combustível direto (dentro da câmara de combustão) e outro indireto (na conduta de admissão), explica o Observador.

A razão desta solução visa permitir que, em condições de pouca carga, isto é, com pouca pressão no acelerador, o motor otimize a combustão e reduza consumos e emissões, para depois mudar para a segunda forma de injetar a gasolina dentro da câmara de combustão, permitindo extrair mais potência.

Acontece que esta solução de duplo sistema de injeção não é novidade no mercado – a VW vende há muito motores com esta tecnologia. Mas o problema surgiu quando os três engenheiros do MIT descobriram grandes semelhanças entre o seu sistema patenteado e o lançado recentemente pela Ford.

Segundos eles, o seu sistema permite uma melhor mistura ar/gasolina, a ponto de o próprio MIT lhes ter permitido manter a propriedade da patente.

Os homens do MIT contactaram a Ford em 2014, tentando convencer os seus responsáveis a interessar-se pelo duplo sistema de injeção, mas a marca rejeitou essa possibilidade. Porém, três anos depois lançou uma série de motores com esta tecnologia, a tal que o MIT acha demasiado semelhante à que desenvolveram e patentearam.

Segundo a Bloomberg, terá mesmo existido um encontro entre os três professores e o responsável pela propriedade intelectual da Ford, que lhes terá pedido para não acionar a marca por abuso de patentes, pois em troca a Ford aceitaria trabalhar com os três professores noutros projetos.

Contudo, o tribunal vai agora decidir quem ganha e quem perde neste caso.

PARTILHAR

RESPONDER

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …