Misteriosa epidemia atinge políticos do Paquistão com problemas na Justiça

usipeace / Flickr

O ministro das Finanças do Paquistão, Ishaq Dar

O ministro das Finanças  do Paquistão, Ishaq Dar, transformou-se no último político paquistanês com casos pendentes com a Justiça a deixar o país a meio de um processo judicial, devido a problemas de saúde, juntando-se assim a uma longa lista de nomes importantes nesta mesma situação no Paquistão.

Ishaq Dar junta-se ao ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, operado ao coração em Londres, em pleno escândalo do “Panama Papers”, assim como a esposa, Kulsoom, diagnosticada com um cancro que serviu de pretexto para que a família do político esteja ausente de muitas das audiências dos casos de corrupção que enfrentam.

Outro político que adoeceu a meio de problemas com a justiça foi Pervez Musharraf, o ex-ditador militar que deixou o país em 2016, alegando problemas médicos quando enfrentava vários casos judiciais. Musharraf prometeu regressar, por “amor” ao seu país – algo que não fez.

A porta-voz do Ministério das Finanças paquistanês, Mehreen Liaquat, confirmou à Agência EFE que o primeiro-ministro, Shahid Khaqan Abbasi, aceitou o pedido de licença médica de Ishaq Dar, que está em Londres há um mês a tratar de problemas cardíacos.

“Imediatamente após realizar a peregrinação para Meca, no dia 28 de outubro, senti um profunda dor e peso no peito. Consultei médicos locais que me aconselharam ir a um cardiologista”, escreveu o ministro, em carta a Abbasi.

Já na capital do Reino Unido, os exames médicos mostraram uma doença coronária difusa e possível isquemia no coração, e os médicos recomendaram novos exames e que ele evitasse viagens aéreas internacionais.

O político, de 67 anos, estará de licença três meses, de acordo com a legislação do país. Caso regresse antes deste período, continuará à frente do Ministério, cargo que será entretanto ocupado pelo próprio Abbasi temporariamente.

O ministro enfrenta um caso de alegada corrupção e lavagem de dinheiro por posse de bens acima dos seus vencimentos, e foi declarado recentemente foragido pela Justiça, devido às suas consecutivas ausências do tribunal. O caso contra Ishaq Dar foi iniciado pelo Gabinete de Responsabilidade Nacional, principal órgão anti-corrupção do país.

A investigação do Supremo começou há meses atrás, na sequência do caso “Panama Papers”, que revelou supostas irregularidades nas finanças de Nawaz Sharif e Ishaq Dar, e culminou com a saída do ex-primeiro-ministro do poder.

O ministro das Finanças não é o único que adoeceu após as revelações do caso “Panama Papers”, nos quais consta que três dos filhos de Sharif têm empresas em paraísos fiscais com as quais controlam propriedades na capital britânica.

O próprio Nawaz Sharif submeteu-se a uma cirurgia no coração no dia 31 de maio de 2016, em Londres, onde passou um mês e meio, enquanto no Paquistão aconteciam vários protestos contra a sua alegada corrupção.

As desventuras médicas desta família não pararam por aí, e a esposa do antigo governante, Kulsoom Nawaz Sharif, foi diagnosticada com um cancro na garganta quando já tinha sido escolhida como candidata às eleições intercalares pelo lugar de  deputado do seu marido, impedido de concorrer.

Kulsoom está a receber tratamento em Londres pela sua doença desde o dia 17 de agosto, e foi substituída pela sua filha Maryam na campanha eleitoral.

A doença de Kulsoom serviu como pretexto para que Sharif e a filha Maryam não se tenham apresentado a várias audiências no tribunal. Os seus filhos Hassan e Hussain não chegaram sequer a apresentar-se a nenhuma audiência, motivo pelo qual foram declarados foragidos pela Justiça.

Também está declarado foragido o ex-presidente Pervez Musharraf, que abandonou o país no dia 18 de março de 2016 alegando problemas de saúde quando enfrentava várias acusações judiciais, uma das quais por traição, crime pelo qual pode ser condenado a pena de morte.

“Eu amo o meu país. Voltarei em poucas semanas ou meses“, prometeu no dia da sua partida o ex-general que governou o Paquistão entre 1999 e 2008, após um golpe de Estado. Musharraf não cumpriu a promessa, e foi declarado foragido no dia 31 de agosto do ano passado.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …