“Fogo amigo”. Disparo de míssil faz 19 mortos e afunda navio de guerra iraniano

(cv) Ministério da Defesa do Egito

Navio de guerra de apoio logístico classe Hendijan da Marinha do Irão

O disparo acidental do míssil iraniano contra um navio de guerra da mesma esquadra fez pelo menos 19 mortos e 15 feridos, durante um exercício naval do Irão no Golfo de Oman, refere esta segunda-feira um comunicado oficial.

A televisão estatal tinha anunciado anteriormente a existência de apenas um morto.

“No domingo, depois do meio-dia, durante um exercício em que participavam vários navios ao largo do porto de Jask et Chabahar, o navio “Konarak” teve um acidente”, indica o comunicado das Forças Armadas iraniana referindo que “há 19 mártires e 15 feridos”.

De acordo com as fontes oficiais de Teerão, o navio militar, que desempenhava funções logísticas, foi atingido acidentalmente “por fogo amigo”. As Forças Armadas iranianas frisam que vai ser iniciado um inquérito para apurar responsabilidades sobre o incidente.

Entretanto, a agência iraniana Tasnim noticiou no site oficial em inglês que o “Konarak” foi atingido acidentalmente pela fragata da classe Moudge “Jamaran”, que disparou o míssil. A notícia da Tasnim não foi divulgada em persa.

O “Konarak”, de 447 toneladas e 47 metros, é um navio de guerra de apoio logístico da classe Hendijan. Foi fabricado na Holanda e comprado pelo Irão antes da Revolução Islâmica de 1979.

Em janeiro, o Irão abateu “por engano” um avião comercial ucraniano que fazia ligação entre Teerão e Kiev. O aparelho foi atingido após a descolagem tendo o disparo provocado a morte aos 176 ocupantes do aparelho, na maior parte cidadãos iranianos e canadianos.

Na altura, as Forças Armadas iranianas reconheceram o erro afirmando que as defesas aéreas estavam ativadas e em estado de alerta após o ataque da República Islâmica que disparou vários mísseis contra uma base militar norte-americana no Iraque.

O ataque contras as posições militares dos Estados Unidos no Iraque foi lançado no decorrer de uma operação iraniana de retaliação contra a morte, pelos norte-americanos, do general Qassem Soleiman no dia 3 de janeiro. Na altura em que o avião ucraniano oi abatido, as forças iranianas esperavam um utaque de retaliação dos norte-americanos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …