Missas do Santuário de Fátima em 2013 com mais 160 mil fiéis do que em 2012

hugo.esteves / Flickr

-

Mais 160 mil fiéis participaram no ano passado nas missas oficiais celebradas no Santuário de Fátima, num total de 3,489 milhões de pessoas, quando em 2012 esse número foi de 3,328 milhões de peregrinos, anunciou hoje a instituição.

Dados disponibilizados no decurso de mais um encontro de hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos, no Santuário de Fátima, indicam, por outro lado, que se registou um decréscimo de fiéis noutro tipo de celebrações oficiais, como a procissão das velas ou a recitação do terço.

Nestas celebrações, num total de 1.641 em 2012, estiveram 2,696 milhões de pessoas, enquanto o ano passado o santuário registou 2,357 milhões de fiéis em 1.643 cerimónias, o que representa um decréscimo de cerca de 338 mil peregrinos.

Já as missas oficiais totalizaram 2.539 em 2013, menos dez do que no ano anterior.

Quanto às peregrinações organizadas – as que são comunicadas aos serviços da instituição -, em 2013 houve 4.309 grupos, nacionais e estrangeiros (em 2012 foram 4.254), num total de 567.964 peregrinos (mais 52.064 fiéis que no ano anterior, aumento que se deve aos nacionais).

Os espanhóis continuam a ser os estrangeiros que mais visitam o santuário em peregrinações organizadas, seguidos pelos italianos, polacos e brasileiros, confirmando-se a tendência verificada nos últimos anos no maior santuário mariano do país.

De Espanha, o templo contabilizou em 2013 – ano em que houve peregrinações de 86 países estrangeiros – cerca de 31 mil fiéis, o dobro, por exemplo, de Itália.

A informação hoje disponibilizada revela, também, que o número de pessoas que se confessa no santuário continua a decrescer desde 2009, registando o ano passado o valor mais baixo: 115.112 penitentes.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, reconheceu existir “uma diminuição dos peregrinos estrangeiros”, destacando os de Espanha e Itália, e referindo que se trata de países que estão a atravessar, como Portugal, dificuldades financeiras.

“Mas tivemos um aumento – que superou essa quebra – de peregrinos portugueses”, realçou.

À Lusa, o reitor considerou que a peregrinação está em “permanente mutação”, sendo que o acolhimento aos peregrinos obriga a instituição a estar sempre atenta “às alterações que se vão produzindo”, de forma a adequá-lo “às reais necessidades”.

A este propósito lembrou: “Durante muitos anos, a afluência de peregrinos a Fátima verificava-se nos dias 12 e 13 de maio a outubro, tendo como grande picos os meses de maio, agosto e outubro”.

“Maio continua a ser a grande peregrinação, mas atualmente o 10 de junho congrega habitualmente mais peregrinos que outubro ou agosto”, notou o sacerdote, admitindo que “durante muitos anos, o Santuário de Fátima vivia um tempo de seis meses de funcionamento pleno, a que se seguiam mais seis meses ‘a meio gás’.

Segundo o sacerdote, “hoje a situação mudou significativamente”.

“A afluência fica muito condicionada pelo facto de os dias 12 e 13 de maio e outubro ocorrerem ao fim de semana ou em dias laborais. Além disso, os domingos tornaram-se dias de grande ou moderada afluência, o que antes não acontecia”, declarou, salientando que esta situação levou o santuário de Fátima a rever o seu programa.

Nesse sentido, Carlos Cabecinhas informou que foi delineado “um programa base que se mantém durante todo o ano, porque durante todo o ano” há peregrinos que procuram o templo, justificou, garantindo: “Qualquer peregrino que venha ao Santuário neste período do ano não fica dececionado por não poder participar nas celebrações ou encontrar os serviços encerrados”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de os EUA sancionarem Ancara, Rússia está disponível para vender caças à Turquia

A Rússia anunciou estar disponível para vender a Ancara caças Sukhoi Su-35, aproveitando o crescente fosso entre os Estados Unidos (EUA) e a Turquia. A disponibilidade surgiu um dia depois de o Presidente Donald Trump ter …

Nova Lei de Bases da Saúde aprovada. PPP só na próxima legislatura

A maioria de esquerda aprovou esta quinta-feira uma nova Lei de Bases da Saúde, proposta pelo Governo socialista, em votação final global na Assembleia da República, contemplando o primado da gestão pública. As bancadas de PS, …

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …