NASA lançou missão espacial rumo ao “coração de Marte”

NASA

A missão InSight da Nasa, que tem como objetivo analisar o “coração de Marte”, foi este sábado lançada com sucesso do Space Launch Complex-3, na Base Aérea Vandenberg, na Califórnia.

O foguete United Launch Alliance Atlas V 401 leva no interior um veículo robótico que será encarregado de explorar o núcleo de Marte para ampliar o conhecimento humano sobre a formação do planeta vermelho e a de outros planetas rochosos, como a Terra.

O lançamento ocorreu sem problemas às 4h05 locais, e a previsão é que o foguete aterre em Marte a 26 de novembro.

Esta é a primeira vez que uma missão espacial tem como único objectivo analisar as entranhas do segundo menor planeta do Sistema Solar, a seguir a Mercúrio. Até agora, as missões a Marte capturaram imagens da superfície, estudaram rochas, escavaram a terra e procuraram indícios da água, mas o interior do planeta nunca foi observado.

“Cerca de 99% deste planeta nunca foi observado. Vamos estudá-lo com um sismómetro e a nossa sonda de fluxo de calor pela primeira vez”, afirmou Bruce Banerdt, investigador principal da InSight, em conferência de imprensa antes do lançamento.

Para o director de Ciências Planetárias da Nasa, Jim Green, esta “fantástica” missão planetária ajudará a humanidade a compreender a composição da crosta, do manto e do núcleo de Marte e dará uma ideia de como se originou o Sistema Solar.

A missão, que levará quase dois anos e percorrerá a partir de hoje os 485 milhões de quilómetros que separam a Terra de Marte, é financiada e coordenada maioritariamente pelos Estados Unidos, mas conta também com a participação de países europeus.

No total, os EUA investirão 813 milhões de dólares no projecto. A Alemanha e a França investirão cerca de 180 milhões em pesquisas relacionadas.

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …