Mirror condenado a indemnização recorde por escutas ilegais

O grupo editorial britânico Mirror foi esta quinta-feira condenado a pagar mais de um milhão de libras em indemnizações por danos morais a oito figuras públicas, cujos telefones foram colocados sob escuta por jornais daquele grupo.

O antigo jogador de futebol Paul Gascoigne vai receber 188,2 mil libras (262,8 mil euros), enquanto a atriz britânica Sadie Frost terá direito a 260,2 mil libras (cerca de 366 mil euros), segundo uma decisão do Supremo Tribunal de Londres.

No total, o grupo editorial Mirror (MGN), que publica entre outros títulos o Daily Mirror e o Sunday Mirror, irá pagar cerca de 1,2 milhões de libras (1,6 milhões de euros) em indemnizações, um montante “sem precedentes”, segundo qualificaram os advogados das vítimas.

O grupo editorial, que aceitou o princípio de compensar as vítimas, afirmou que vai ponderar um possível recurso para contestar o montante.

A empresa revelou ainda que conta com um montante suplementar, cerca de quatro milhões de libras (5,6 milhões de euros), para cobrir possíveis novas condenações por invasão da vida privada.

Em termos globais, o fundo do grupo MGN ascende a 16 milhões de libras (cerca de 22 milhões de euros).

Um dos advogados das vítimas, James Heath, indicou que está a preparar “a coordenação de um grande número de queixas adicionais contra o grupo MGN”.

Wipsenade / Wikimedia

O caso de hacking do voice-mail de Milly Dowler, de 13 anos, raptada e assassinada em 2002, levou ao encerramento do News of the World

O caso de hacking do voice-mail de Milly Dowler, de 13 anos, raptada e assassinada em 2002, levou ao encerramento do News of the World

Em fevereiro passado, os responsáveis do grupo editorial britânico apresentaram publicamente desculpas por terem intercetado as comunicações telefónicas, nomeadamente as mensagens, de diversas celebridades a partir dos anos 2000.

A imprensa tabloide britânica foi afetada nos últimos anos por alguns escândalos envolvendo escutas ilegais.

Um dos casos mais mediáticos de escutas ilegais na Grã-Bretanha envolveu Milly Dowler, uma rapariga britânica de 13 anos raptada e assassinada em 2002.

O caso, divulgado no verão de 2011, acabou por ditar o encerramento do jornal News of the World, propriedade do magnata dos media Rupert Murdoch.

Enquanto Milly estava desaparecida, o News of the World acedeu ilegalmente ao voice-mail da adolescente.

Murdoch acabaria por indemnizar a família de Milly Dowler com dois milhões de libras (2,8 milhões de euros) após um acordo amigável.

Andy Coulson, ex-chefe de redação do jornal britânico e antigo conselheiro de comunicação do primeiro-ministro David Cameron, foi condenado no ano passado a 18 meses de prisão por este caso. Coulson está atualmente a ser julgado por acusações de perjúrio por um tribunal escocês.

O jornal News of the World também foi acusado de ter intercetado mensagens de membros da família real britânica, de políticos, futebolistas, atores e músicos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …