Mirror condenado a indemnização recorde por escutas ilegais

O grupo editorial britânico Mirror foi esta quinta-feira condenado a pagar mais de um milhão de libras em indemnizações por danos morais a oito figuras públicas, cujos telefones foram colocados sob escuta por jornais daquele grupo.

O antigo jogador de futebol Paul Gascoigne vai receber 188,2 mil libras (262,8 mil euros), enquanto a atriz britânica Sadie Frost terá direito a 260,2 mil libras (cerca de 366 mil euros), segundo uma decisão do Supremo Tribunal de Londres.

No total, o grupo editorial Mirror (MGN), que publica entre outros títulos o Daily Mirror e o Sunday Mirror, irá pagar cerca de 1,2 milhões de libras (1,6 milhões de euros) em indemnizações, um montante “sem precedentes”, segundo qualificaram os advogados das vítimas.

O grupo editorial, que aceitou o princípio de compensar as vítimas, afirmou que vai ponderar um possível recurso para contestar o montante.

A empresa revelou ainda que conta com um montante suplementar, cerca de quatro milhões de libras (5,6 milhões de euros), para cobrir possíveis novas condenações por invasão da vida privada.

Em termos globais, o fundo do grupo MGN ascende a 16 milhões de libras (cerca de 22 milhões de euros).

Um dos advogados das vítimas, James Heath, indicou que está a preparar “a coordenação de um grande número de queixas adicionais contra o grupo MGN”.

Wipsenade / Wikimedia

O caso de hacking do voice-mail de Milly Dowler, de 13 anos, raptada e assassinada em 2002, levou ao encerramento do News of the World

O caso de hacking do voice-mail de Milly Dowler, de 13 anos, raptada e assassinada em 2002, levou ao encerramento do News of the World

Em fevereiro passado, os responsáveis do grupo editorial britânico apresentaram publicamente desculpas por terem intercetado as comunicações telefónicas, nomeadamente as mensagens, de diversas celebridades a partir dos anos 2000.

A imprensa tabloide britânica foi afetada nos últimos anos por alguns escândalos envolvendo escutas ilegais.

Um dos casos mais mediáticos de escutas ilegais na Grã-Bretanha envolveu Milly Dowler, uma rapariga britânica de 13 anos raptada e assassinada em 2002.

O caso, divulgado no verão de 2011, acabou por ditar o encerramento do jornal News of the World, propriedade do magnata dos media Rupert Murdoch.

Enquanto Milly estava desaparecida, o News of the World acedeu ilegalmente ao voice-mail da adolescente.

Murdoch acabaria por indemnizar a família de Milly Dowler com dois milhões de libras (2,8 milhões de euros) após um acordo amigável.

Andy Coulson, ex-chefe de redação do jornal britânico e antigo conselheiro de comunicação do primeiro-ministro David Cameron, foi condenado no ano passado a 18 meses de prisão por este caso. Coulson está atualmente a ser julgado por acusações de perjúrio por um tribunal escocês.

O jornal News of the World também foi acusado de ter intercetado mensagens de membros da família real britânica, de políticos, futebolistas, atores e músicos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O quê?!
    Mas a imprensa britânica não era a melhor do mundo e arredores?!
    Pois… estes bifes nunca me enganaram…

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …