O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19.
Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da Indonésia, Syahrul Yasin Limpo, está a ser criticado por especialistas de saúde pública depois de ter promovido o eucalipto como forma de prevenção contra a transmissão da covid-19.
Yasin Limpo afirmou que um colar feito de folhas de eucalipto era capaz de erradicar o novo coronavírus após 30 minutos de uso. Além disso, disse que produtos feitos com a árvore – como mini-inaladores e desodorizantes – têm sido desenvolvidos com o objetivo de serem produzidos em massa no país.
No entanto, avança o diário britânico, a produção foi suspensa após várias críticas de especialistas de saúde pública. O próprio ministério afirmou que os produtos não seriam divulgados como um possível meio preventivo da infeção.
O ministro indonésio da saúde, Terawan Agus Putranto, também tem defendido os efeitos benéficos do colar de eucalipto. “As pessoas que o usarem podem sentir-se mais confiantes e isso potencia o sistema imunitário“,disse a um canal televisivo local.
Atualmente, a Indonésia regista mais de 66 mil casos positivos de infeção por covid-19, tendo registado mais de três mil vítimas mortais.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe