O ministro da Energia russo, Alexander Novak, alertou hoje para o alto risco de interrupções no fornecimento de gás russo para a Europa devido à crescente tensão internacional no conflito da Ucrânia.
“A situação será extremamente crítica assim que se aproximar a estação em que é necessário aquecimento”, disse Alexander Novak numa conferência de imprensa conjunta com o comissário europeu da Energia, Guenther Oettinger.
“Há um alto risco de que o gás fornecido pela Gazprom para a Europa seja ilegalmente utilizado pela Ucrânia para uso próprio”, alertou o ministro russo.
Em meados de junho, a Rússia cortou o fornecimento à Ucrânia, depois de um governo pró-ocidental ter ascendido ao poder, e a disputa dos preços já levou a uma acumulação de dívida no valor de 5,3 mil milhões de dólares.
Esta decisão fez aumentar as preocupações sobre o fornecimento para a Europa, já que a maior parte do fluxo de gás russo passa através da Ucrânia.
A Rússia é o principal fornecedor de gás da Europa.
A União Europeia precisa de importar mais de 50 por cento de energia para as suas necessidades e 40% destas importações são dos russos.
Moscovo já tem um historial em utilizar o preço do gás como arma política, desligando o fornecimento de gás à Ucrânia duas vezes na década passada, causando interrupções no fornecimento de gás à Europa em 2006 e 2008.
/Lusa
Afinal, o Putin tem os “tomates” dos líderes políticos ocidentais na mão!!!! Ai se ele aperta um bocadinho…. vai haver dor e “frio” do caraças…… na europa!!!!
O putin nao sabe é onde se está a meter…
Arma-se em esperto e depois lixa-se…
óh Rui, deixa-te de tretas, os políticos ocidentais são umas marionetes nas mãos do putin. Não tenho simpatia por ele, mas não vejo os políticos ocidentais com “tomates” para o assustarem !!! Essas ditas retaliações económicas são só para “inglês ver”! Achas que os europeus do centro da europa querem voltar a aquecer as casas com carvão de cock ou lenha de figueira, no inverno??!!!!
não tem graça, mas se calhar ainda teremos todos de comprar fogareiros a carvão…..
Felizmente que o gaz natural consumido no nosso pai´s vem da região do Magreb (Tunisia, Líbia, Argélia, etc.). E felizmente que o nosso clima não é agreste como o da Europa Rica do Norte que afinal pode ser colocada no seu lugar natural (de joelhos e pedinte – não nos esqueçamos que a Grécia já era uma democracia avançada e detentora de elevada cultura e ainda os nórdicos alemães eram caçadores ignorante, broncos, bárbaros e desconhecedores da agricultura) 🙂