Ministro da Economia omitiu ter trabalhado com Manuel Pinho

Manuel Caldeira Cabral afirmou que não foi assessor de Manuel Pinho, mas teve uma colaboração com ele em 2007.

Esta quinta-feira, o ministro da Economia afirmou ser um “equívoco” mencionar o seu nome como tendo sido assessor de Manuel Pinho. Porém, teve uma colaboração com ele em 2007 e até elogiou essa parceira publicamente por duas vezes.

Além de afirmar estar “muito confortável” com a auditoria pedida pelo CDS depois de ser conhecido o caso Pinho, Manuel Caldeira Cabral afirmou que o seu trabalho como assessor da Economia só começou quando Fernando Teixeira dos Santos acumulou esta pasta com a das Finanças, em 2009, depois da demissão de Pinho.

O ministro da Economia acrescentou ainda que continuou com Teixeira dos Santos no Governo seguinte, nas Finanças, também como assessor. Sobre a colaboração com Pinho, não disse nada. Ainda assim, sabe-se que Caldeira Cabral trabalhou com o ex-ministro em 2007, no âmbito do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia.

Aliás, esta colaboração consta no currículo de Manuel Caldeira Cabral. O Observador contactou o ministro da Economia, mas este não quis fazer comentários sobre esta aparente contradição.

Acresce ainda o facto de o próprio ministro já ter salientado publicamente a relação de trabalho que manteve com Manuel Pinho. Exemplo disso é uma entrevista ao Diário de Notícias, em 2016, na qual Caldeira Cabral foi questionado sobre a relação que mantém com os antigos ministros Manuel Pinho e Teixeira dos Santos.

“São pessoas que aprecio. Gostei muito de trabalhar com Manuel Pinho e com Fernando Teixeira dos Santos. Ainda me encontro com qualquer dos dois, sempre com imenso prazer”, respondeu.

Também em 2013, quando colaborou com António José Seguro, o ministro da Economia sublinhou ao jornal Público que trabalhou “com Manuel Pinho e com Teixeira dos Santos nas Finanças”, tendo acompanhado “o trabalho por dentro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …

Portugal considera "inamistosa e injustificada" a decisão da Venezuela sobre a TAP

O ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva já reagiu às acusações de Caracas sobre o alegado transporte de explosivos feito pela transportadora portuguesa. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera “inamistosa” e “injustificada” …