Ministro da Saúde quer retomar exclusividade para os médicos de família

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo

O ministro da Saúde anunciou que o governo pretende retomar a exclusividade para os médicos de família, mas reconheceu dificuldades em concretizar a medida nesta conjuntura.

Paulo Macedo, que falava no debate sobre “O Serviço Nacional de Saúde: erros do passado e desafios do futuro”, que decorre na Assembleia da República, lamentou que “o anterior governo tenha acabado com a exclusividade dos médicos de família” e manifestou a intenção do atual Executivo de retomar a medida.

No entanto, Paulo Macedo assumiu que existem dificuldades em reassumir a medida, tendo em conta a “atual conjuntura”.

O debate começou com a intervenção do deputado social democrata Nuno Reis, que incluiu o nome do ministro Paulo Macedo na lista de “visionários” como o “pai” do SNS António Arnaut ou o especialista em planeamento familiar Albino Aroso.

Nuno Reis questionou o PS sobre a linha que o novo líder seguirá para o setor e propôs um pacto nesta área, desafio que Paulo Macedo se mostrou disponível para aceitar.

O ministro da Saúde foi questionado sobre várias questões pelos deputados da oposição, com João Semedo (BE) a abordar o tema das aposentações dos médicos.

Paulo Macedo reconheceu que as aposentações dos médicos “são preocupantes”, optando por recordar que estes profissionais são os únicos da Função Pública que, pelas suas características, têm assegurada uma procura assim que deixam de exercer no Estado.

“Facilitou-se a aposentação”, reconheceu, acrescentando que, se por um lado existem 400 aposentações por ano, este ano já foram contratados 1.700 clínicos e para o próximo será contratado igual número de profissionais.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas se perguntarem à Ordem dos Médicos porque é que não se abrem mais vagas nos cursos de Medicina, eles dizem que não há falta de médicos em Portugal, só para garantirem que continuam a ter 2 ou 3 empregos.

RESPONDER

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …