Rede organizada pode estar por trás das fugas no aeroporto de Lisboa

Comparsa Fotografia / Flickr

O Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar as fugas e tentativas de fuga que ocorreram no aeroporto de Lisboa, visto que há fortes suspeitas de que redes de crime organizado estejam relacionadas com os casos.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que as redes em causa estarão sediadas na Argélia.

As autoridades suspeitam que as redes de crime organizado ajudem os imigrantes à chegada e saída de Portugal, em rotas de Argel-Casablanca e Casablanca-Argel, com escala prolongada em Lisboa.

O inquérito-crime foi aberto após seis argelinos terem tentado forçar a porta de emergência do avião onde seguiam, em outubro.

Os seis indivíduos acabaram por ser detidos e levados a tribunal, tendo o juiz decidido pela sua expulsão de Portugal.

No mesmo mês, um argelino chamado Mohamed A.I. fugiu do aeroporto, depois de ter sido autorizado por um funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a sair da zona de trânsito para ir fumar um cigarro.

Segundo as autoridades, o homem passou pelo controlo da fronteira e fez o percurso normal dos passageiros até sair pela porta principal – e, até hoje, ainda não foi encontrado.

Antes disso, outro argelino tinha conseguido fugir a 22 de setembro, um marroquino escapou em julho e outro já tinha conseguido fazê-lo em junho.

Em julho, quatro argelinos também tentaram escapar pela pista de aterragem, mas foram apanhados pela polícia e condenados a quatro anos de pena suspensa.

O JN recorda que, no total, já estiveram 14 pessoas envolvidas em fugas e tentativas de fuga no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A investigação estará a cargo do SEF, mas a instituição ainda não confirmou a informação.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que estas noticias se compaginam com muita incapacidade dos serviços respectivos.
    Seria bom fazerem-se investigações a sério tendentes às sanções que a Lei determine.
    Menos folklore e mais profissionalismo.É preciso e urgentemente.

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …