Rede organizada pode estar por trás das fugas no aeroporto de Lisboa

Comparsa Fotografia / Flickr

O Ministério Público abriu um inquérito-crime para investigar as fugas e tentativas de fuga que ocorreram no aeroporto de Lisboa, visto que há fortes suspeitas de que redes de crime organizado estejam relacionadas com os casos.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que as redes em causa estarão sediadas na Argélia.

As autoridades suspeitam que as redes de crime organizado ajudem os imigrantes à chegada e saída de Portugal, em rotas de Argel-Casablanca e Casablanca-Argel, com escala prolongada em Lisboa.

O inquérito-crime foi aberto após seis argelinos terem tentado forçar a porta de emergência do avião onde seguiam, em outubro.

Os seis indivíduos acabaram por ser detidos e levados a tribunal, tendo o juiz decidido pela sua expulsão de Portugal.

No mesmo mês, um argelino chamado Mohamed A.I. fugiu do aeroporto, depois de ter sido autorizado por um funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a sair da zona de trânsito para ir fumar um cigarro.

Segundo as autoridades, o homem passou pelo controlo da fronteira e fez o percurso normal dos passageiros até sair pela porta principal – e, até hoje, ainda não foi encontrado.

Antes disso, outro argelino tinha conseguido fugir a 22 de setembro, um marroquino escapou em julho e outro já tinha conseguido fazê-lo em junho.

Em julho, quatro argelinos também tentaram escapar pela pista de aterragem, mas foram apanhados pela polícia e condenados a quatro anos de pena suspensa.

O JN recorda que, no total, já estiveram 14 pessoas envolvidas em fugas e tentativas de fuga no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A investigação estará a cargo do SEF, mas a instituição ainda não confirmou a informação.

BZR, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que estas noticias se compaginam com muita incapacidade dos serviços respectivos.
    Seria bom fazerem-se investigações a sério tendentes às sanções que a Lei determine.
    Menos folklore e mais profissionalismo.É preciso e urgentemente.

RESPONDER

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …

Emirados Árabes "empurram" Isabel dos Santos para fora do Dubai

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos "o desejo" de que esta abandone "tão cedo quanto possível" o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido …