Ministério Público exige pagamento de multa de 10.600 euros a Navalny

O Ministério Público russo exigiu esta terça-feira ao opositor Alexei Navalny o pagamento de uma multa de 950 mil rublos (cerca de 10.600 euros) após uma queixa por difamação apresentada por um veterano de guerra, reportou a AFP.

Segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP), presente na audiência, uma vez que Navalny estava com uma pena de prisão suspensa de três anos e meio à data dos factos, o Ministério Público também exigiu o cumprimento da pena.

Outro tribunal já tinha convertido, no dia 2 deste mês, a suspensão em prisão efetiva. A decisão do juiz é esperada para dia 20.

O ativista anticorrupção chegou pela manhã a um tribunal do norte da capital russa para a terceira audiência numa ação por difamação movida por um veterano da Segunda Guerra Mundial.

“Os processos contra Navalny são fantasiosos e arbitrários”, disse a advogada do ativista, Olga Mikhailova.

“A defesa discorda categoricamente da acusação e não há nenhum elemento que constitua uma ofensa neste caso”, acrescentou.

Navalny, de 44 anos, é acusado de disseminar informações “falsas” e “abusivas” sobre este veterano, que defendeu numa conferência realizada no verão passado um referendo para fortalecer os poderes do Presidente russo, Vladimir Putin.

Nas redes sociais, Navalny considerou os participantes na conferência como “vergonha da Nação” e “traidores”.

Durante as audiências, o opositor russo multiplicou as tensas trocas de palavras com o Ministério Público e com a juíza, ao denunciar uma parcialidade e a submissão ao poder.

Paralelamente, a justiça russa vai examinar também hoje uma outra denúncia por difamação apresentada contra Navalny por Evguéni Prigojine, um poderoso oligarca próximo do Kremlin.

A justiça russa também deve considerar um recurso de Navalny, que contesta uma multa de 3,3 milhões de rublos (37.000 euros) a pagar a uma empresa de alimentos no contexto de ainda outro processo por difamação.

Em 2018, a organização de Navalny acusou a empresa de vender os seus produtos a um preço superestimado, seguindo um padrão de corrupção, para a Guarda Nacional Russa.

Inimigo profundo do Kremlin, Alexeï Navalny já foi condenado, a 2 de fevereiro, a dois anos e oito meses de prisão por violar uma revisão judicial datada de 2014.

Navalny acusa as autoridades russas de o quererem silenciar depois de ter sobrevivido a uma tentativa de envenenamento neste verão, pela qual responsabiliza Putin.

A detenção de Navalny, em 17 de janeiro, após regressar de cinco meses de convalescença na Alemanha, gerou protestos reprimidos em todo o país e mais de 11 mil prisões.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. 19 vs 14, PS em vantagem no frente a frente com o PSD

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …

Autárquicas: Sondagens dão empate entre Medina e Moedas em Lisboa

As primeiras projeções da SIC dão um empate entre o presidente da Câmara, Fernando Medina, e o candidato do PSD, Carlos Moedas. O resultado é ainda incerto. Também a projeção RTP/Universidade Católica dá resultados muito próximos …

Ummu tem 25 anos e é rosto das negociações com o Boko Haram

Com a Nigéria a enfrentar uma crise de raptos, Ummu Kalthum é uma das mais jovens — e mais bem-sucedidas — mediadoras a negociar acordos para libertar reféns do Boko Haram no país. Na última década, …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …