Ministério Público investiga transportadoras suspeitas de fraude fiscal

Carlos Barroso / Lusa

O Ministério Público (MP) está a investigar as suspeitas levantadas pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) sobre alegadas fraudes fiscais praticadas pelas transportadoras.

Ao jornal Público, que avança com a notícia, a PGR confirmou que a queixa-crime apresentada pelo sindicato na Polícia Judiciária há cerca de duas semanas “deu origem a um inquérito”, que está em segredo de justiça.

A suspeita levantada pelo sindicato, pela voz do presidente, Francisco São Bento, está relacionada com uma “fraude fiscal de cerca de 300 milhões de euros anuais” no “setor dos transportes em geral”.

A suspeita é mais concreta do que aquela que o ex-porta-voz do sindicato, Pedro Pardal Henriques, levantou no início de agosto quando sugeriu que havia motoristas que estavam a receber parte do vencimento “por baixo da mesa”.

A ANTRAM, que representa mais de duas mil empresas transportadoras, questionada pelo jornal, alega não ter “conhecimento objetivo de situações de fraude ou fuga ao fisco ou Segurança Social como as que foram alegadas”. Se existirem casos, terão “forçosamente uma dimensão muito reduzida e pontual”.

Na resposta, a ANTRAM atira contra o sindicato, assegurando que os casos que possam existir serão “sempre a exceção e não a regra, ao contrário do que pretendem inculcar os queixosos”.

Desconhecedora do conteúdo da queixa-crime, a ANTRAM acredita que esta “terá pouco ou nenhum fundamento tendo em conta que as empresas deste sector, sobretudo as maiores, são desde há muitos anos alvo de permanentes fiscalizações e auditorias por parte das autoridades do fisco, Segurança Social e Trabalho”.

A denúncia foi feita junto da PJ mas não é garantido que esta força de segurança venha a estar a envolvida na investigação. Pelo tipo de crime que pode estar em causa, a Autoridade Tributária e Aduaneira pode também vir a ser incluída no caso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Amaral Dias terá ficado retido na ambulância avariada durante uma hora

Os resultados de um inquérito aberto pelo INEM apontam para que Carlos Amaral Dias tenha ficado dentro de uma ambulância avariada durante uma hora. De acordo com o Jornal de Notícias, a equipa da ambulância dos …

Luanda Leaks. Mário Leite Silva renuncia à presidência do Banco de Fomento Angola

O presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Mário Leite Silva, gestor de Isabel dos Santos, renunciou ao cargo, com efeitos a partir de 22 de janeiro. A informação foi transmitida …

Tempestade “Glória” faz pelo menos nove mortos em Espanha

Pelo menos nove pessoas morreram e outras quatro estão dadas como desaparecidas em Espanha na sequência da passagem da tempestade “Glória”, intempérie que atinge o país desde o passado fim de semana. As autoridades confirmaram cinco …

Há um "milagre da multiplicação" dos votos que os deputados querem travar

Todos os partidos concordam: é preciso travar o "milagre da multiplicação" dos votos na Assembleia da República. Estabelecer regras objetivas para o fazer é o mais complicado. Os deputados começaram esta quarta-feira a discutir como “regrar” …

Pensões entre 877 e 2600 euros têm aumento mínimo de 6,14 euros

Os pensionistas que ganham entre 877,6 e os 2558 euros brutos por mês vão ter aumentos acima dos 0,24% que inicialmente se calculou com base na taxa de inflação (sem habitação) apurada até novembro do …

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …