“A minha cidade é mais cool que a tua”: oito razões para amar o Porto, segundo a CNN

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A CNN nomeou o Porto como a cidade mais “cool”, numa batalha contra a capital do país. Numa galeria do canal de televisão norte americano, a CNN elabora uma lista onde apresenta oito razões que tornam o Porto numa cidade mais “cool” do que Lisboa.

No site da CNN, pode-se ler que Lisboa estabeleceu-se como o destino europeu mais elegante da Europa nos últimos anos, mas agora enfrenta um rival demasiado “próximo” para deixar a capital confortável: o Porto.

A CNN apresenta oito razões pelas quais a Invicta ganha a Lisboa: Em primeiro lugar, segundo os norte-americanos, o Porto ganha a Lisboa pela alcunha do seu povo: “tripeiros” assenta melhor e é mais “cool” do que “alfacinhas”.

Em segundo, o rio que atravessa o Porto – rio Douro – é mais “acolhedor” do que o Tejo, em Lisboa.

Em terceiro lugar surgem os locais mais tradicionais de ambas as cidades. A CNN diz preferir a Ribeira, no Porto, do que Alfama, em Lisboa. A Ribeira conseguiu conservar “mais autenticidade”, dizem eles.

A quarta razão tem tudo a ver com a proximidade das praias. “Tanto Lisboa como o Porto foram abençoados” com a proximidade das praias, porém, as zonas balneares do Porto estão mais próximas e, por isso, também são mais “cool”.

Como quinto motivo a CNN prefere a noite do Porto falando, em especial, da vida noturna do “Café Piolho” e de toda a zona envolvente.

O sexto lugar prende-se com a bebida. De acordo com a mesma fonte, o Vinho do Porto é mais “cool” do que a Ginjinha.

O penúltimo ponto dá a vantagem ao Porto em relação à paisagem e o último, o oitavo, diz que os cafés portuenses são melhores.

// ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém encontra beleza nesta terra lusitana sem ser em Lisboa!

    Pena que tenha sido alguém fora dele.

    As televisões vão ficar furiosas! Os telejornais vão esquecer de dar esta noticia.

    Enfim o mito de que, Portugal é Lisboa o resto é paisagem, tem os dias contados!!!!

  2. Sem dúvida AJ, nós os portugueses somos mesmo assim.
    Têm de ser os estrangeiros a dizer o que nós deveríamos fazer.
    Mas:
    Como bem comenta de Lisboa ser Portugal e o resto paisagem !!
    Não é bem assim, isso dizem os Lisboetas.
    Porque na realidade a paisagem de Portugal, está mais concentrada no Norte.
    Temos lindas paisagens, montes maravilhosos, e gente como bem comentam, mais sincera, amiga e pura, que os de Lisboa.
    Em Lisboa cada um pensa em si, e no Norte do país não é bem assim, somos muito diferentes para melhor.
    Como se costuma dizer: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
    Grande Porto e Grande Norte.

  3. Cada cidade tem a sua beleza própria e os que nelas nasceram, trabalham e vivem , melhor que estrangeiros, conhecem as maravilhas e os defeitos que elas encerram. O resto é regionalismo fanático do tipo que eu sou melhor que tu…

  4. Que o Porto é um pouco mais acolhedor do que Lisboa, ninguém duvida. Mas a CNN – bem ignorantemente à americana – compara, como se diria em bom inglês, “apples with pears”…
    A Ribeira poderia ser comparada sim, talvez com o Bairro Alto, jamais com Alfama. Ginjinha e Vinho do Porto? Como se nenhum dos dois é originário sequer dessas cidades?
    Comparar o Tejo com “o rio que atravessa o Porto” um rio que não existe, já que a cidade do Porto não é atravessada por rio algum (nem Lisboa diga-se)… comparar os dois rios nem que seja pela dimensão e “vistosidade” é comparar “a beira da estrada” com a “Estrada da Beira” e, comparar as praias “de Lisboa” com as “do Porto” é coisa de quem nada entende de praias!
    Mas no fim, o que comparar e porquê comparar? Quando ambas as cidades e respectivas regiões envolventes, cada uma à sua maneira e com as suas características próprias são tão ricas em História e tradições, com tanto a oferecer? Apenas para acirrar essa coisa tacanha chamada “bairrismo”?
    Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!

    • Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!… e o mesmo em relação à forma de ser das pessoas.
      Quanto ao resto tudo é discutível. Pessoalmente gosto mais do Porto do que Lisboa. É mais cool!

  5. O Porto é bem cool (frio), deve ser por estar mais a norte de Portugal, a àgua do mar no Porto também é mais cool (fria), deve ser por estas razões então. Está mais a norte e então é “cool” que se farta, principalmente no Inverno.

  6. A notícia vale o que vale. Há items que merecem o meu acordo, outros nem tanto.
    Sou lisboeta e gosto muito do Porto. Devo confessar que nem sempre foi assim, mas hoje o Porto merece a crista da onda onde se insere.
    Há sobretudo uma diferença de dimensão. Por outro lado, considero que não há nenhuma capital na Europa que disponha de um rio como o Tejo. O Douro é bonito, já o percorri por inteiro, mas é um rio cuja largura faz lembrar tantos outros por essa Europa.

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …