“A minha cidade é mais cool que a tua”: oito razões para amar o Porto, segundo a CNN

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A CNN nomeou o Porto como a cidade mais “cool”, numa batalha contra a capital do país. Numa galeria do canal de televisão norte americano, a CNN elabora uma lista onde apresenta oito razões que tornam o Porto numa cidade mais “cool” do que Lisboa.

No site da CNN, pode-se ler que Lisboa estabeleceu-se como o destino europeu mais elegante da Europa nos últimos anos, mas agora enfrenta um rival demasiado “próximo” para deixar a capital confortável: o Porto.

A CNN apresenta oito razões pelas quais a Invicta ganha a Lisboa: Em primeiro lugar, segundo os norte-americanos, o Porto ganha a Lisboa pela alcunha do seu povo: “tripeiros” assenta melhor e é mais “cool” do que “alfacinhas”.

Em segundo, o rio que atravessa o Porto – rio Douro – é mais “acolhedor” do que o Tejo, em Lisboa.

Em terceiro lugar surgem os locais mais tradicionais de ambas as cidades. A CNN diz preferir a Ribeira, no Porto, do que Alfama, em Lisboa. A Ribeira conseguiu conservar “mais autenticidade”, dizem eles.

A quarta razão tem tudo a ver com a proximidade das praias. “Tanto Lisboa como o Porto foram abençoados” com a proximidade das praias, porém, as zonas balneares do Porto estão mais próximas e, por isso, também são mais “cool”.

Como quinto motivo a CNN prefere a noite do Porto falando, em especial, da vida noturna do “Café Piolho” e de toda a zona envolvente.

O sexto lugar prende-se com a bebida. De acordo com a mesma fonte, o Vinho do Porto é mais “cool” do que a Ginjinha.

O penúltimo ponto dá a vantagem ao Porto em relação à paisagem e o último, o oitavo, diz que os cafés portuenses são melhores.

// ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém encontra beleza nesta terra lusitana sem ser em Lisboa!

    Pena que tenha sido alguém fora dele.

    As televisões vão ficar furiosas! Os telejornais vão esquecer de dar esta noticia.

    Enfim o mito de que, Portugal é Lisboa o resto é paisagem, tem os dias contados!!!!

  2. Sem dúvida AJ, nós os portugueses somos mesmo assim.
    Têm de ser os estrangeiros a dizer o que nós deveríamos fazer.
    Mas:
    Como bem comenta de Lisboa ser Portugal e o resto paisagem !!
    Não é bem assim, isso dizem os Lisboetas.
    Porque na realidade a paisagem de Portugal, está mais concentrada no Norte.
    Temos lindas paisagens, montes maravilhosos, e gente como bem comentam, mais sincera, amiga e pura, que os de Lisboa.
    Em Lisboa cada um pensa em si, e no Norte do país não é bem assim, somos muito diferentes para melhor.
    Como se costuma dizer: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
    Grande Porto e Grande Norte.

  3. Cada cidade tem a sua beleza própria e os que nelas nasceram, trabalham e vivem , melhor que estrangeiros, conhecem as maravilhas e os defeitos que elas encerram. O resto é regionalismo fanático do tipo que eu sou melhor que tu…

  4. Que o Porto é um pouco mais acolhedor do que Lisboa, ninguém duvida. Mas a CNN – bem ignorantemente à americana – compara, como se diria em bom inglês, “apples with pears”…
    A Ribeira poderia ser comparada sim, talvez com o Bairro Alto, jamais com Alfama. Ginjinha e Vinho do Porto? Como se nenhum dos dois é originário sequer dessas cidades?
    Comparar o Tejo com “o rio que atravessa o Porto” um rio que não existe, já que a cidade do Porto não é atravessada por rio algum (nem Lisboa diga-se)… comparar os dois rios nem que seja pela dimensão e “vistosidade” é comparar “a beira da estrada” com a “Estrada da Beira” e, comparar as praias “de Lisboa” com as “do Porto” é coisa de quem nada entende de praias!
    Mas no fim, o que comparar e porquê comparar? Quando ambas as cidades e respectivas regiões envolventes, cada uma à sua maneira e com as suas características próprias são tão ricas em História e tradições, com tanto a oferecer? Apenas para acirrar essa coisa tacanha chamada “bairrismo”?
    Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!

    • Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!… e o mesmo em relação à forma de ser das pessoas.
      Quanto ao resto tudo é discutível. Pessoalmente gosto mais do Porto do que Lisboa. É mais cool!

  5. O Porto é bem cool (frio), deve ser por estar mais a norte de Portugal, a àgua do mar no Porto também é mais cool (fria), deve ser por estas razões então. Está mais a norte e então é “cool” que se farta, principalmente no Inverno.

  6. A notícia vale o que vale. Há items que merecem o meu acordo, outros nem tanto.
    Sou lisboeta e gosto muito do Porto. Devo confessar que nem sempre foi assim, mas hoje o Porto merece a crista da onda onde se insere.
    Há sobretudo uma diferença de dimensão. Por outro lado, considero que não há nenhuma capital na Europa que disponha de um rio como o Tejo. O Douro é bonito, já o percorri por inteiro, mas é um rio cuja largura faz lembrar tantos outros por essa Europa.

RESPONDER

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …

Abate de animais nos canis é proibido a partir deste domingo

A lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população entra em vigor este domingo, no continente, mas os veterinários alertam para o “pouco esforço que foi feito” de adaptação à …