“A minha cidade é mais cool que a tua”: oito razões para amar o Porto, segundo a CNN

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A CNN nomeou o Porto como a cidade mais “cool”, numa batalha contra a capital do país. Numa galeria do canal de televisão norte americano, a CNN elabora uma lista onde apresenta oito razões que tornam o Porto numa cidade mais “cool” do que Lisboa.

No site da CNN, pode-se ler que Lisboa estabeleceu-se como o destino europeu mais elegante da Europa nos últimos anos, mas agora enfrenta um rival demasiado “próximo” para deixar a capital confortável: o Porto.

A CNN apresenta oito razões pelas quais a Invicta ganha a Lisboa: Em primeiro lugar, segundo os norte-americanos, o Porto ganha a Lisboa pela alcunha do seu povo: “tripeiros” assenta melhor e é mais “cool” do que “alfacinhas”.

Em segundo, o rio que atravessa o Porto – rio Douro – é mais “acolhedor” do que o Tejo, em Lisboa.

Em terceiro lugar surgem os locais mais tradicionais de ambas as cidades. A CNN diz preferir a Ribeira, no Porto, do que Alfama, em Lisboa. A Ribeira conseguiu conservar “mais autenticidade”, dizem eles.

A quarta razão tem tudo a ver com a proximidade das praias. “Tanto Lisboa como o Porto foram abençoados” com a proximidade das praias, porém, as zonas balneares do Porto estão mais próximas e, por isso, também são mais “cool”.

Como quinto motivo a CNN prefere a noite do Porto falando, em especial, da vida noturna do “Café Piolho” e de toda a zona envolvente.

O sexto lugar prende-se com a bebida. De acordo com a mesma fonte, o Vinho do Porto é mais “cool” do que a Ginjinha.

O penúltimo ponto dá a vantagem ao Porto em relação à paisagem e o último, o oitavo, diz que os cafés portuenses são melhores.

// ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém encontra beleza nesta terra lusitana sem ser em Lisboa!

    Pena que tenha sido alguém fora dele.

    As televisões vão ficar furiosas! Os telejornais vão esquecer de dar esta noticia.

    Enfim o mito de que, Portugal é Lisboa o resto é paisagem, tem os dias contados!!!!

  2. Sem dúvida AJ, nós os portugueses somos mesmo assim.
    Têm de ser os estrangeiros a dizer o que nós deveríamos fazer.
    Mas:
    Como bem comenta de Lisboa ser Portugal e o resto paisagem !!
    Não é bem assim, isso dizem os Lisboetas.
    Porque na realidade a paisagem de Portugal, está mais concentrada no Norte.
    Temos lindas paisagens, montes maravilhosos, e gente como bem comentam, mais sincera, amiga e pura, que os de Lisboa.
    Em Lisboa cada um pensa em si, e no Norte do país não é bem assim, somos muito diferentes para melhor.
    Como se costuma dizer: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
    Grande Porto e Grande Norte.

  3. Cada cidade tem a sua beleza própria e os que nelas nasceram, trabalham e vivem , melhor que estrangeiros, conhecem as maravilhas e os defeitos que elas encerram. O resto é regionalismo fanático do tipo que eu sou melhor que tu…

  4. Que o Porto é um pouco mais acolhedor do que Lisboa, ninguém duvida. Mas a CNN – bem ignorantemente à americana – compara, como se diria em bom inglês, “apples with pears”…
    A Ribeira poderia ser comparada sim, talvez com o Bairro Alto, jamais com Alfama. Ginjinha e Vinho do Porto? Como se nenhum dos dois é originário sequer dessas cidades?
    Comparar o Tejo com “o rio que atravessa o Porto” um rio que não existe, já que a cidade do Porto não é atravessada por rio algum (nem Lisboa diga-se)… comparar os dois rios nem que seja pela dimensão e “vistosidade” é comparar “a beira da estrada” com a “Estrada da Beira” e, comparar as praias “de Lisboa” com as “do Porto” é coisa de quem nada entende de praias!
    Mas no fim, o que comparar e porquê comparar? Quando ambas as cidades e respectivas regiões envolventes, cada uma à sua maneira e com as suas características próprias são tão ricas em História e tradições, com tanto a oferecer? Apenas para acirrar essa coisa tacanha chamada “bairrismo”?
    Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!

    • Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!… e o mesmo em relação à forma de ser das pessoas.
      Quanto ao resto tudo é discutível. Pessoalmente gosto mais do Porto do que Lisboa. É mais cool!

  5. O Porto é bem cool (frio), deve ser por estar mais a norte de Portugal, a àgua do mar no Porto também é mais cool (fria), deve ser por estas razões então. Está mais a norte e então é “cool” que se farta, principalmente no Inverno.

  6. A notícia vale o que vale. Há items que merecem o meu acordo, outros nem tanto.
    Sou lisboeta e gosto muito do Porto. Devo confessar que nem sempre foi assim, mas hoje o Porto merece a crista da onda onde se insere.
    Há sobretudo uma diferença de dimensão. Por outro lado, considero que não há nenhuma capital na Europa que disponha de um rio como o Tejo. O Douro é bonito, já o percorri por inteiro, mas é um rio cuja largura faz lembrar tantos outros por essa Europa.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …