“A minha cidade é mais cool que a tua”: oito razões para amar o Porto, segundo a CNN

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A CNN nomeou o Porto como a cidade mais “cool”, numa batalha contra a capital do país. Numa galeria do canal de televisão norte americano, a CNN elabora uma lista onde apresenta oito razões que tornam o Porto numa cidade mais “cool” do que Lisboa.

No site da CNN, pode-se ler que Lisboa estabeleceu-se como o destino europeu mais elegante da Europa nos últimos anos, mas agora enfrenta um rival demasiado “próximo” para deixar a capital confortável: o Porto.

A CNN apresenta oito razões pelas quais a Invicta ganha a Lisboa: Em primeiro lugar, segundo os norte-americanos, o Porto ganha a Lisboa pela alcunha do seu povo: “tripeiros” assenta melhor e é mais “cool” do que “alfacinhas”.

Em segundo, o rio que atravessa o Porto – rio Douro – é mais “acolhedor” do que o Tejo, em Lisboa.

Em terceiro lugar surgem os locais mais tradicionais de ambas as cidades. A CNN diz preferir a Ribeira, no Porto, do que Alfama, em Lisboa. A Ribeira conseguiu conservar “mais autenticidade”, dizem eles.

A quarta razão tem tudo a ver com a proximidade das praias. “Tanto Lisboa como o Porto foram abençoados” com a proximidade das praias, porém, as zonas balneares do Porto estão mais próximas e, por isso, também são mais “cool”.

Como quinto motivo a CNN prefere a noite do Porto falando, em especial, da vida noturna do “Café Piolho” e de toda a zona envolvente.

O sexto lugar prende-se com a bebida. De acordo com a mesma fonte, o Vinho do Porto é mais “cool” do que a Ginjinha.

O penúltimo ponto dá a vantagem ao Porto em relação à paisagem e o último, o oitavo, diz que os cafés portuenses são melhores.

ZAP // ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém encontra beleza nesta terra lusitana sem ser em Lisboa!

    Pena que tenha sido alguém fora dele.

    As televisões vão ficar furiosas! Os telejornais vão esquecer de dar esta noticia.

    Enfim o mito de que, Portugal é Lisboa o resto é paisagem, tem os dias contados!!!!

  2. Sem dúvida AJ, nós os portugueses somos mesmo assim.
    Têm de ser os estrangeiros a dizer o que nós deveríamos fazer.
    Mas:
    Como bem comenta de Lisboa ser Portugal e o resto paisagem !!
    Não é bem assim, isso dizem os Lisboetas.
    Porque na realidade a paisagem de Portugal, está mais concentrada no Norte.
    Temos lindas paisagens, montes maravilhosos, e gente como bem comentam, mais sincera, amiga e pura, que os de Lisboa.
    Em Lisboa cada um pensa em si, e no Norte do país não é bem assim, somos muito diferentes para melhor.
    Como se costuma dizer: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
    Grande Porto e Grande Norte.

  3. Cada cidade tem a sua beleza própria e os que nelas nasceram, trabalham e vivem , melhor que estrangeiros, conhecem as maravilhas e os defeitos que elas encerram. O resto é regionalismo fanático do tipo que eu sou melhor que tu…

  4. Que o Porto é um pouco mais acolhedor do que Lisboa, ninguém duvida. Mas a CNN – bem ignorantemente à americana – compara, como se diria em bom inglês, “apples with pears”…
    A Ribeira poderia ser comparada sim, talvez com o Bairro Alto, jamais com Alfama. Ginjinha e Vinho do Porto? Como se nenhum dos dois é originário sequer dessas cidades?
    Comparar o Tejo com “o rio que atravessa o Porto” um rio que não existe, já que a cidade do Porto não é atravessada por rio algum (nem Lisboa diga-se)… comparar os dois rios nem que seja pela dimensão e “vistosidade” é comparar “a beira da estrada” com a “Estrada da Beira” e, comparar as praias “de Lisboa” com as “do Porto” é coisa de quem nada entende de praias!
    Mas no fim, o que comparar e porquê comparar? Quando ambas as cidades e respectivas regiões envolventes, cada uma à sua maneira e com as suas características próprias são tão ricas em História e tradições, com tanto a oferecer? Apenas para acirrar essa coisa tacanha chamada “bairrismo”?
    Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!

    • Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!… e o mesmo em relação à forma de ser das pessoas.
      Quanto ao resto tudo é discutível. Pessoalmente gosto mais do Porto do que Lisboa. É mais cool!

  5. O Porto é bem cool (frio), deve ser por estar mais a norte de Portugal, a àgua do mar no Porto também é mais cool (fria), deve ser por estas razões então. Está mais a norte e então é “cool” que se farta, principalmente no Inverno.

  6. A notícia vale o que vale. Há items que merecem o meu acordo, outros nem tanto.
    Sou lisboeta e gosto muito do Porto. Devo confessar que nem sempre foi assim, mas hoje o Porto merece a crista da onda onde se insere.
    Há sobretudo uma diferença de dimensão. Por outro lado, considero que não há nenhuma capital na Europa que disponha de um rio como o Tejo. O Douro é bonito, já o percorri por inteiro, mas é um rio cuja largura faz lembrar tantos outros por essa Europa.

RESPONDER

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …

Resort Zmar

Imigrantes já começaram a ser retirados do Zmar (e os donos de casas podem ter de as desmontar)

Os primeiros imigrantes realojados no empreendimento turístico Zmar, em Odemira (Beja), já começaram a ser retirados do local, após a decisão do tribunal contra a requisição civil do Governo. E enquanto se pede a demissão …