“A minha cidade é mais cool que a tua”: oito razões para amar o Porto, segundo a CNN

Rititaneves / Wikimedia

A cidade do Porto é mais cool do que Lisboa, segundo a CNN

A CNN nomeou o Porto como a cidade mais “cool”, numa batalha contra a capital do país. Numa galeria do canal de televisão norte americano, a CNN elabora uma lista onde apresenta oito razões que tornam o Porto numa cidade mais “cool” do que Lisboa.

No site da CNN, pode-se ler que Lisboa estabeleceu-se como o destino europeu mais elegante da Europa nos últimos anos, mas agora enfrenta um rival demasiado “próximo” para deixar a capital confortável: o Porto.

A CNN apresenta oito razões pelas quais a Invicta ganha a Lisboa: Em primeiro lugar, segundo os norte-americanos, o Porto ganha a Lisboa pela alcunha do seu povo: “tripeiros” assenta melhor e é mais “cool” do que “alfacinhas”.

Em segundo, o rio que atravessa o Porto – rio Douro – é mais “acolhedor” do que o Tejo, em Lisboa.

Em terceiro lugar surgem os locais mais tradicionais de ambas as cidades. A CNN diz preferir a Ribeira, no Porto, do que Alfama, em Lisboa. A Ribeira conseguiu conservar “mais autenticidade”, dizem eles.

A quarta razão tem tudo a ver com a proximidade das praias. “Tanto Lisboa como o Porto foram abençoados” com a proximidade das praias, porém, as zonas balneares do Porto estão mais próximas e, por isso, também são mais “cool”.

Como quinto motivo a CNN prefere a noite do Porto falando, em especial, da vida noturna do “Café Piolho” e de toda a zona envolvente.

O sexto lugar prende-se com a bebida. De acordo com a mesma fonte, o Vinho do Porto é mais “cool” do que a Ginjinha.

O penúltimo ponto dá a vantagem ao Porto em relação à paisagem e o último, o oitavo, diz que os cafés portuenses são melhores.

// ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim alguém encontra beleza nesta terra lusitana sem ser em Lisboa!

    Pena que tenha sido alguém fora dele.

    As televisões vão ficar furiosas! Os telejornais vão esquecer de dar esta noticia.

    Enfim o mito de que, Portugal é Lisboa o resto é paisagem, tem os dias contados!!!!

  2. Sem dúvida AJ, nós os portugueses somos mesmo assim.
    Têm de ser os estrangeiros a dizer o que nós deveríamos fazer.
    Mas:
    Como bem comenta de Lisboa ser Portugal e o resto paisagem !!
    Não é bem assim, isso dizem os Lisboetas.
    Porque na realidade a paisagem de Portugal, está mais concentrada no Norte.
    Temos lindas paisagens, montes maravilhosos, e gente como bem comentam, mais sincera, amiga e pura, que os de Lisboa.
    Em Lisboa cada um pensa em si, e no Norte do país não é bem assim, somos muito diferentes para melhor.
    Como se costuma dizer: Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
    Grande Porto e Grande Norte.

  3. Cada cidade tem a sua beleza própria e os que nelas nasceram, trabalham e vivem , melhor que estrangeiros, conhecem as maravilhas e os defeitos que elas encerram. O resto é regionalismo fanático do tipo que eu sou melhor que tu…

  4. Que o Porto é um pouco mais acolhedor do que Lisboa, ninguém duvida. Mas a CNN – bem ignorantemente à americana – compara, como se diria em bom inglês, “apples with pears”…
    A Ribeira poderia ser comparada sim, talvez com o Bairro Alto, jamais com Alfama. Ginjinha e Vinho do Porto? Como se nenhum dos dois é originário sequer dessas cidades?
    Comparar o Tejo com “o rio que atravessa o Porto” um rio que não existe, já que a cidade do Porto não é atravessada por rio algum (nem Lisboa diga-se)… comparar os dois rios nem que seja pela dimensão e “vistosidade” é comparar “a beira da estrada” com a “Estrada da Beira” e, comparar as praias “de Lisboa” com as “do Porto” é coisa de quem nada entende de praias!
    Mas no fim, o que comparar e porquê comparar? Quando ambas as cidades e respectivas regiões envolventes, cada uma à sua maneira e com as suas características próprias são tão ricas em História e tradições, com tanto a oferecer? Apenas para acirrar essa coisa tacanha chamada “bairrismo”?
    Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!

    • Ps.: Claro que, no que toca aos prazeres da mesa… o Norte dá de 10!… e o mesmo em relação à forma de ser das pessoas.
      Quanto ao resto tudo é discutível. Pessoalmente gosto mais do Porto do que Lisboa. É mais cool!

  5. O Porto é bem cool (frio), deve ser por estar mais a norte de Portugal, a àgua do mar no Porto também é mais cool (fria), deve ser por estas razões então. Está mais a norte e então é “cool” que se farta, principalmente no Inverno.

  6. A notícia vale o que vale. Há items que merecem o meu acordo, outros nem tanto.
    Sou lisboeta e gosto muito do Porto. Devo confessar que nem sempre foi assim, mas hoje o Porto merece a crista da onda onde se insere.
    Há sobretudo uma diferença de dimensão. Por outro lado, considero que não há nenhuma capital na Europa que disponha de um rio como o Tejo. O Douro é bonito, já o percorri por inteiro, mas é um rio cuja largura faz lembrar tantos outros por essa Europa.

RESPONDER

Colaborador de Macron investigado por agredir manifestante

A justiça francesa anunciou a abertura de uma investigação preliminar após a transmissão de imagens de um colaborador do Presidente Emmanuel Macron a agredir um manifestante no 1º de maio. A investigação também tem como alvo …

Mbappé vai doar todo o dinheiro que ganhou no Mundial

O jogador francês Kylian Mbappé prometeu oferecer os ganhos financeiros obtidos no Mundial 2018. E vai mesmo cumprir com a sua promessa. Kylian Mbappé prometeu e vai cumprir. O jogador da seleção francesa vai oferecer a totalidade …

MP abre inquérito sobre alegadas irregularidades na reconstrução de casas de Pedrógão

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar alegadas irregularidades na reconstrução de casas afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, em junho de 2017, disse à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Confirma-se a …

Bruxelas quer passageiros portugueses a pagar taxa aeroportuária em Lisboa

A Comissão Europeia considera que ao cobrar esta taxa apenas a não residentes, Portugal está a discriminar em função da nacionalidade. A Comissão Europeia enviou, esta sexta-feira, um parecer fundamentando a Portugal reclamando que a taxa …

Justiça espanhola recusa extradição de Puigdemont apenas por peculato

O Tribunal Supremo espanhol decidiu cancelar o mandado europeu de detenção do ex-presidente do Governo catalão, recusando-se a julgar o independentista em fuga apenas pelo alegado delito de peculato e não pelo de rebelião. O juiz …

Militante envolvido na falsificação de fichas do PS nomeado para administrador de saúde

Um dos novos administradores que o Governo nomeou para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro, António João Paredes, é um militante que esteve envolvido no processo de fichas falsas do PS de …

Francisco J. Marques constituído arguido no caso dos e-mails

Francisco J. Marques foi interrogado pela PJ a em março deste ano, na qualidade de arguido, no âmbito do chamado caso dos e-mails, relacionado com a divulgação, no Porto Canal, de correio eletrónico do Benfica. O …

Facebook vai banir notícias falsas e violência (mas não a negação do Holocausto)

O Facebook vai remover informações falsas publicadas na rede social que possam contribuir para atos de violência iminente, anunciou a empresa, que já testou a medida no Sri Lanka, recentemente abalado pelos conflitos inter-religiosos. “Estamos a …

João Benedito formaliza candidatura à presidência do Sporting

O antigo guarda-redes e ex-capitão da equipa de futsal do Sporting apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições do Sporting. João Benedito, o mais recente candidato à presidência do Sporting, apareceu juntamente com a sua …

China lança centro de investigação para clonar primatas

A China lançou um centro de investigação para clonar primatas, na cidade de Xangai, que permitirá avançar no diagnóstico e tratamento de doenças celebrais, informou esta quinta-feira a imprensa local. O centro, que faz parte de …