Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor.

Esta foi a conclusão do sistema federal após uma auditoria de quatro anos às empresas mineiras. Mais de mil milhões de dólares em multas, ao longo de 18 anos, e a situação pouco ou nada mudou. Os dados recolhidos mostram que “não há correlação entre as multas pagas e a segurança das operações mineiras”.

Aliás, as empresas que persistentemente ignoram as multas revelaram ter taxas de acidentes de trabalho 50% superiores às minas que pagavam as multas, revela uma investigação da rádio norte-americana NPR. Algumas das empresas falharam o pagamento de multas com vários anos a rondar os 70 milhões de dólares.

Wes Addington, diretor executivo da Appalachian Citizens Law Center, no estado do Kentucky, diz que isto só mostra que “as multas não são suficientemente altas para cessar com as más práticas”. Addington disse ainda que as empresas olham para as multas quase como “um custo do negócio“.

A Appalachian Citizens Law Center é uma firma de advocacia sem fins lucrativos que luta pela justiça nas minas de carvão, representando os mineiros e as suas famílias.

O advogado considera ainda que a auditoria feita é “superficial” e “mal projetada”, já que também inclui minas de metais e não metais.

“A mineração de carvão é uma das ocupações mais perigosas dos Estados Unidos”, disse, explicando que o facto de incluírem outras minas na auditoria distorce os resultados. “Eles não têm as lesões e violações que as minas de carvão têm”, acrescentou em declarações à NPR.

Ainda assim, o sistema federal sugere um par de medidas para ajudar no combate à insegurança nas minas. Por exemplo, empresas com multas pendentes não poderão operar em novas minas.

“Sem responsabilizar os operadores das minas pelo seu histórico de segurança ou pela inadimplência antes de iniciar as operações numa nova mina, os operadores das minas têm menos incentivos para evitar futuros riscos de segurança“, concluiu a auditoria.

O caminho para corrigir a situação ainda poderá ser longo, mas há já alguns progressos recentes. Em maio, a Mine Safety and Health Administration, juntamente com o Departamento da Justiça processou as empresas de mineração detidas pela família Justice — uma das maiores devedoras inadimplentes do país, com dívidas a rondar os 5 milhões de dólares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …