//

#MilkCrateChallenge. Subir uma pirâmide de caixas é o novo desafio perigoso do TikTok

Ika Ink / Flickr

Caixas de leite do estilo das usadas no desafio viral

O novo desafio consiste em construir uma pirâmide com caixas de leite de plástico e passar por cima sem cair, mas os médicos alertam que as quedas podem ser mais graves do que cair de uma escadaria.

Mais um dia, mais um desafio viral do TikTok. Desta vez, a tendência é empilhar caixas de leite de plástico e subir a pirâmide sem cair ou derrubar nenhuma caixa, conhecido como o Milk Crate Challenge.

Tal como muitas outras modas que se popularizam na internet – como comer mel congelado, lamber sanitas, comer pastilhas de detergente ou prender a respiração até se desmaiar – esta também não é só parva, como é perigosa e pode acabar por causar acidentes graves.

https://twitter.com/iTweetBrando/status/1429577344222732294

“É a maior coisa a acontecer em todos os bairros agora. Vai-se a qualquer parque ou espaço público e vê-se as caixas lá”, afirma Derek, uma estrela das redes sociais de 38 anos conhecido como Istbizkit, ao Washington Post.

Enquanto vídeos de pessoas a cair se tornam virais e acumulam milhões de visualizações, os médicos estão a alertar para os perigos das quedas, que podem ser piores do que cair de escadas.

O cirurgião ortopédico Shawn Anthony afirma que a queda neste desafio “é talvez ainda pior do que cair de uma escada”. “É muito difícil prepararem-se para as quedas que já vi nestes vídeos. Estão a colocar as suas articulações ainda mais em risco de se ferirem”, explica ao Post.

Muitos médicos estão também preocupados com a sustentabilidade dos serviços de saúde, que já estão sobrecarregados devido à pandemia e terão agora também de tratar dos ferimentos dos participantes do #MilkCrateChallenge.

O departamento de saúde da cidade americana de Baltimore deixou um alerta em tom sarcástico no Twitter: “Com as hospitalizações por covid-19 a crescer por todo o país, por favor verifiquem com o vosso hospital local se têm uma cama disponível para vocês antes de tentarem o #milkcratechallenge”.

A Administração de Alimentos e Drogas (FDA) dos Estados Unidos também já comentou o desafio depois do comediante Conan O’Brien ter feito uma piada sobre precisar de autorização federal antes de experimentar o desafio, depois da aprovação da vacina da Pfizer pela FDA esta semana.

“Apesar de regularmos o leite, não podemos recomendar que experimentes isso. E que tal aproveitares um copo de leite meio magro e devolveres as caixas às lojas?”, respondeu a entidade no Twitter.

Uma utilizadora desta mesma rede social documentou uma participação no desafio em Nova Iorque, que acabou com a chamada de uma ambulância. Segundo o seu relato, alguns jovens no seu bairro estavam a tentar comprar caixas a uma loja para poderem fazer o desafio em cimento.

Entretanto, o TikTok já respondeu às críticas por permitir a publicação destes vídeos e avançou com a proibição: “O TikTok proíbe conteúdo que promova ou glorifique actos perigosos, e removemos vídeos e dirigimos pesquisas para os nossos termos de utilização para desencorajar estes conteúdos. Apelamos a todos que tenham cuidado nos seus comportamentos, online ou offline”.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.