#MilkCrateChallenge. Subir uma pirâmide de caixas é o novo desafio perigoso do TikTok

Ika Ink / Flickr

Caixas de leite do estilo das usadas no desafio viral

O novo desafio consiste em construir uma pirâmide com caixas de leite de plástico e passar por cima sem cair, mas os médicos alertam que as quedas podem ser mais graves do que cair de uma escadaria.

Mais um dia, mais um desafio viral do TikTok. Desta vez, a tendência é empilhar caixas de leite de plástico e subir a pirâmide sem cair ou derrubar nenhuma caixa, conhecido como o Milk Crate Challenge.

Tal como muitas outras modas que se popularizam na internet – como comer mel congelado, lamber sanitas, comer pastilhas de detergente ou prender a respiração até se desmaiar – esta também não é só parva, como é perigosa e pode acabar por causar acidentes graves.

https://twitter.com/iTweetBrando/status/1429577344222732294

“É a maior coisa a acontecer em todos os bairros agora. Vai-se a qualquer parque ou espaço público e vê-se as caixas lá”, afirma Derek, uma estrela das redes sociais de 38 anos conhecido como Istbizkit, ao Washington Post.

Enquanto vídeos de pessoas a cair se tornam virais e acumulam milhões de visualizações, os médicos estão a alertar para os perigos das quedas, que podem ser piores do que cair de escadas.

O cirurgião ortopédico Shawn Anthony afirma que a queda neste desafio “é talvez ainda pior do que cair de uma escada”. “É muito difícil prepararem-se para as quedas que já vi nestes vídeos. Estão a colocar as suas articulações ainda mais em risco de se ferirem”, explica ao Post.

Muitos médicos estão também preocupados com a sustentabilidade dos serviços de saúde, que já estão sobrecarregados devido à pandemia e terão agora também de tratar dos ferimentos dos participantes do #MilkCrateChallenge.

O departamento de saúde da cidade americana de Baltimore deixou um alerta em tom sarcástico no Twitter: “Com as hospitalizações por covid-19 a crescer por todo o país, por favor verifiquem com o vosso hospital local se têm uma cama disponível para vocês antes de tentarem o #milkcratechallenge”.

A Administração de Alimentos e Drogas (FDA) dos Estados Unidos também já comentou o desafio depois do comediante Conan O’Brien ter feito uma piada sobre precisar de autorização federal antes de experimentar o desafio, depois da aprovação da vacina da Pfizer pela FDA esta semana.

“Apesar de regularmos o leite, não podemos recomendar que experimentes isso. E que tal aproveitares um copo de leite meio magro e devolveres as caixas às lojas?”, respondeu a entidade no Twitter.

Uma utilizadora desta mesma rede social documentou uma participação no desafio em Nova Iorque, que acabou com a chamada de uma ambulância. Segundo o seu relato, alguns jovens no seu bairro estavam a tentar comprar caixas a uma loja para poderem fazer o desafio em cimento.

Entretanto, o TikTok já respondeu às críticas por permitir a publicação destes vídeos e avançou com a proibição: “O TikTok proíbe conteúdo que promova ou glorifique actos perigosos, e removemos vídeos e dirigimos pesquisas para os nossos termos de utilização para desencorajar estes conteúdos. Apelamos a todos que tenham cuidado nos seus comportamentos, online ou offline”.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …