A 11 dias das diretas, militantes do PSD Madeira ameaçam travar eleição

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Quatro dirigentes do PSD/Madeira entregaram um pedido de impugnação das regras impostas pela direção de Rui Rio aos militantes para o pagamento de quotas.

De acordo com o Jornal de Notícias, está em causa a alegada violação da autonomia estatutária do PSD/Madeira ao obrigar os militantes da região a pagar quotas à sede nacional em vez de ser às comissões de freguesia – como sempre aconteceu. Dos 10.300 militantes madeirenses, só 104 estão aptos a votar à luz das regras, menos de 1%.

Bruno Melim, um dos signatários do pedido entregue a Nunes Liberato, presidente do Conselho de Jurisdição do partido, disse ao JN que mais de 2.300 militantes pagaram as suas quotas às comissões de freguesia nos últimos meses.

“O pagamento decorreu como sempre aconteceu nos últimos 40 anos, face ao procedimento concedido pela autonomia de que gozam as estruturas regionais da Madeira e dos Açores. Houve pessoas que regularizaram as suas quotas logo em abril ou maio. Com o novo regulamento, aprovado a 8 de novembro pelo Conselho Nacional, os militantes da Madeira foram informados que ficariam inibidos de votar se não pagassem as suas quotas diretamente à sede nacional”, explicou.

Bruno Melim, líder da JSD/Madeira, defende que “um regulamento não se sobrepõe a tais estatutos”. “Sendo a Madeira o único centro de poder do PSD no país, é expectável que haja militantes da região que venham a impugnar as diretas caso não possam votar devido a tais regras.”

Segundo o responsável, entre os 104 aptos a votar, houve pagamentos duplicados na Madeira e em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …