/

A 11 dias das diretas, militantes do PSD Madeira ameaçam travar eleição

Mário Cruz / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

Quatro dirigentes do PSD/Madeira entregaram um pedido de impugnação das regras impostas pela direção de Rui Rio aos militantes para o pagamento de quotas.

De acordo com o Jornal de Notícias, está em causa a alegada violação da autonomia estatutária do PSD/Madeira ao obrigar os militantes da região a pagar quotas à sede nacional em vez de ser às comissões de freguesia – como sempre aconteceu. Dos 10.300 militantes madeirenses, só 104 estão aptos a votar à luz das regras, menos de 1%.

Bruno Melim, um dos signatários do pedido entregue a Nunes Liberato, presidente do Conselho de Jurisdição do partido, disse ao JN que mais de 2.300 militantes pagaram as suas quotas às comissões de freguesia nos últimos meses.

“O pagamento decorreu como sempre aconteceu nos últimos 40 anos, face ao procedimento concedido pela autonomia de que gozam as estruturas regionais da Madeira e dos Açores. Houve pessoas que regularizaram as suas quotas logo em abril ou maio. Com o novo regulamento, aprovado a 8 de novembro pelo Conselho Nacional, os militantes da Madeira foram informados que ficariam inibidos de votar se não pagassem as suas quotas diretamente à sede nacional”, explicou.

Bruno Melim, líder da JSD/Madeira, defende que “um regulamento não se sobrepõe a tais estatutos”. “Sendo a Madeira o único centro de poder do PSD no país, é expectável que haja militantes da região que venham a impugnar as diretas caso não possam votar devido a tais regras.”

Segundo o responsável, entre os 104 aptos a votar, houve pagamentos duplicados na Madeira e em Lisboa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.