Militantes inscritos em massa tornam distrital de Aveiro do PSD maior que Lisboa

Uma série de irregularidades promete complicar as eleições para a distrital do PSD de Aveiro, com registo de militantes com inscrições aparentemente falsificadas e quotas pagas em bloco.

Este sábado Pedro Passos Coelho é o único candidato à liderança do PSD, tendo por isso a eleição garantida, mas no mesmo dia 5 de março a estrutura do partido em Aveiro, com 6.963 militantes, também vai a votos.

A publicação do PSD Povo Livre mostra que Aveiro é segunda distrital com mais delegados ao congresso (85), destronando Lisboa AM (76) e ficando atrás apenas do Porto.

No entanto, segundo relata o Diário de Notícias, isto deveu-se a um fluxo anormal de militantes inscritos nos últimos meses devido a estas eleições.

O jornal apurou que em junho e julho foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar, dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na rua dos Pescadores.

Além disso, há 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: um número com 77, outro com 33 e outro com 11.

Este fluxo anormal levou mesmo o candidato Ulisses Pereira, atual presidente da distrital, a falar em “fortes indícios de irregularidades graves e de viciação”.

Apoios de topo

Além destas irregularidades, as eleições ganham destaque por terem um ex-governante – Hermínio Loureiro – e o líder parlamentar Luís Montenegro como mandatários dos dois lados da barricada.

Na semana passada foi anunciado que o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro seria o mandatário da candidatura de Ulisses Pereira, atual presidente do PSD/Aveiro (também apoiado pelo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves).

No vídeo de apoio, Montenegro lançou provocações ao antigo presidente da distrital António Topa, atacando um “vice-presidente que esteve ao lado do presidente ao longo dos últimos quatro anos, por motivos que só podem ser menores colocar em causa esta liderança.”

António Topa respondeu pelo Facebook: “Intervenção com uma parte final vergonhosa, indigna de um dirigente nacional do PSD sem qualquer sentido de responsabilidade.”

O DN sublinha que a jogada em Aveiro é arriscada para Luís Montenegro, que se expõe como líder dos deputados do PSD se perder na sua distrital.

No final da última semana foi a vez do antigo secretário de Estado Hermínio Loureiro dar apoio ao candidato Salvador Malheiro, presidente da câmara municipal de Ovar que enfrenta o atual líder masque estava em aparente vantagem.

Na declaração em que apelou ao voto em Salvador Malheiro, o ex-governante adverte que “o PSD em Aveiro tem de ser um partido com valores e princípios, verdadeiramente social-democratas mas permeável à inovação, criatividade e imaginação”.

Hermínio Loureiro considerou ainda que se trata de “uma candidatura unificadora com um projeto realista, galvanizador e agregador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui podemos imaginar o que se passa nas eleições a nível nacional. Mas é bom continuarmos a fazer a parte de que isto é uma democracia. Dormimos mais sossegados.

  2. O que me admira é que o pantomineiro do Ulisses Pereira ainda ande por estas lides depois do que consta que fez ( consta é em conversas de rua e de café particularmente em Esgueira. Com estes tipos na política pode-se esperar algo de bom ???

  3. Talvez sejam os militantes mortos à maneira do Benfica com 14 milhões de adeptos, alguns já devem andar por outras galáxias há milhões de anos.

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …