Militantes inscritos em massa tornam distrital de Aveiro do PSD maior que Lisboa

Uma série de irregularidades promete complicar as eleições para a distrital do PSD de Aveiro, com registo de militantes com inscrições aparentemente falsificadas e quotas pagas em bloco.

Este sábado Pedro Passos Coelho é o único candidato à liderança do PSD, tendo por isso a eleição garantida, mas no mesmo dia 5 de março a estrutura do partido em Aveiro, com 6.963 militantes, também vai a votos.

A publicação do PSD Povo Livre mostra que Aveiro é segunda distrital com mais delegados ao congresso (85), destronando Lisboa AM (76) e ficando atrás apenas do Porto.

No entanto, segundo relata o Diário de Notícias, isto deveu-se a um fluxo anormal de militantes inscritos nos últimos meses devido a estas eleições.

O jornal apurou que em junho e julho foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar, dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na rua dos Pescadores.

Além disso, há 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: um número com 77, outro com 33 e outro com 11.

Este fluxo anormal levou mesmo o candidato Ulisses Pereira, atual presidente da distrital, a falar em “fortes indícios de irregularidades graves e de viciação”.

Apoios de topo

Além destas irregularidades, as eleições ganham destaque por terem um ex-governante – Hermínio Loureiro – e o líder parlamentar Luís Montenegro como mandatários dos dois lados da barricada.

Na semana passada foi anunciado que o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro seria o mandatário da candidatura de Ulisses Pereira, atual presidente do PSD/Aveiro (também apoiado pelo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves).

No vídeo de apoio, Montenegro lançou provocações ao antigo presidente da distrital António Topa, atacando um “vice-presidente que esteve ao lado do presidente ao longo dos últimos quatro anos, por motivos que só podem ser menores colocar em causa esta liderança.”

António Topa respondeu pelo Facebook: “Intervenção com uma parte final vergonhosa, indigna de um dirigente nacional do PSD sem qualquer sentido de responsabilidade.”

O DN sublinha que a jogada em Aveiro é arriscada para Luís Montenegro, que se expõe como líder dos deputados do PSD se perder na sua distrital.

No final da última semana foi a vez do antigo secretário de Estado Hermínio Loureiro dar apoio ao candidato Salvador Malheiro, presidente da câmara municipal de Ovar que enfrenta o atual líder masque estava em aparente vantagem.

Na declaração em que apelou ao voto em Salvador Malheiro, o ex-governante adverte que “o PSD em Aveiro tem de ser um partido com valores e princípios, verdadeiramente social-democratas mas permeável à inovação, criatividade e imaginação”.

Hermínio Loureiro considerou ainda que se trata de “uma candidatura unificadora com um projeto realista, galvanizador e agregador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui podemos imaginar o que se passa nas eleições a nível nacional. Mas é bom continuarmos a fazer a parte de que isto é uma democracia. Dormimos mais sossegados.

  2. O que me admira é que o pantomineiro do Ulisses Pereira ainda ande por estas lides depois do que consta que fez ( consta é em conversas de rua e de café particularmente em Esgueira. Com estes tipos na política pode-se esperar algo de bom ???

  3. Talvez sejam os militantes mortos à maneira do Benfica com 14 milhões de adeptos, alguns já devem andar por outras galáxias há milhões de anos.

RESPONDER

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …

Jorge Jesus diz que o campeonato português está pior (mas que o Benfica tem mais qualidade)

Jesus diz que o campeonato português está pior em comparação com outros anos, mas acredita que o Benfica está "num patamar superior" em relação a Porto e Sporting. Depois de um mês de férias em Portugal …

Governo prepara fim do eldorado fiscal com dois níveis de tributação

O Governo está a preparar fim da isenção fiscal para reformados estrangeiros (o "eldorado fiscal") através de dois níveis de tributação. O Correio da Manhã avança esta segunda-feira que o Executivo socialista deverá avançar com uma …