Militantes inscritos em massa tornam distrital de Aveiro do PSD maior que Lisboa

Uma série de irregularidades promete complicar as eleições para a distrital do PSD de Aveiro, com registo de militantes com inscrições aparentemente falsificadas e quotas pagas em bloco.

Este sábado Pedro Passos Coelho é o único candidato à liderança do PSD, tendo por isso a eleição garantida, mas no mesmo dia 5 de março a estrutura do partido em Aveiro, com 6.963 militantes, também vai a votos.

A publicação do PSD Povo Livre mostra que Aveiro é segunda distrital com mais delegados ao congresso (85), destronando Lisboa AM (76) e ficando atrás apenas do Porto.

No entanto, segundo relata o Diário de Notícias, isto deveu-se a um fluxo anormal de militantes inscritos nos últimos meses devido a estas eleições.

O jornal apurou que em junho e julho foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar, dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na rua dos Pescadores.

Além disso, há 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: um número com 77, outro com 33 e outro com 11.

Este fluxo anormal levou mesmo o candidato Ulisses Pereira, atual presidente da distrital, a falar em “fortes indícios de irregularidades graves e de viciação”.

Apoios de topo

Além destas irregularidades, as eleições ganham destaque por terem um ex-governante – Hermínio Loureiro – e o líder parlamentar Luís Montenegro como mandatários dos dois lados da barricada.

Na semana passada foi anunciado que o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro seria o mandatário da candidatura de Ulisses Pereira, atual presidente do PSD/Aveiro (também apoiado pelo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves).

No vídeo de apoio, Montenegro lançou provocações ao antigo presidente da distrital António Topa, atacando um “vice-presidente que esteve ao lado do presidente ao longo dos últimos quatro anos, por motivos que só podem ser menores colocar em causa esta liderança.”

António Topa respondeu pelo Facebook: “Intervenção com uma parte final vergonhosa, indigna de um dirigente nacional do PSD sem qualquer sentido de responsabilidade.”

O DN sublinha que a jogada em Aveiro é arriscada para Luís Montenegro, que se expõe como líder dos deputados do PSD se perder na sua distrital.

No final da última semana foi a vez do antigo secretário de Estado Hermínio Loureiro dar apoio ao candidato Salvador Malheiro, presidente da câmara municipal de Ovar que enfrenta o atual líder masque estava em aparente vantagem.

Na declaração em que apelou ao voto em Salvador Malheiro, o ex-governante adverte que “o PSD em Aveiro tem de ser um partido com valores e princípios, verdadeiramente social-democratas mas permeável à inovação, criatividade e imaginação”.

Hermínio Loureiro considerou ainda que se trata de “uma candidatura unificadora com um projeto realista, galvanizador e agregador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui podemos imaginar o que se passa nas eleições a nível nacional. Mas é bom continuarmos a fazer a parte de que isto é uma democracia. Dormimos mais sossegados.

  2. O que me admira é que o pantomineiro do Ulisses Pereira ainda ande por estas lides depois do que consta que fez ( consta é em conversas de rua e de café particularmente em Esgueira. Com estes tipos na política pode-se esperar algo de bom ???

  3. Talvez sejam os militantes mortos à maneira do Benfica com 14 milhões de adeptos, alguns já devem andar por outras galáxias há milhões de anos.

RESPONDER

Poema na Estátua da Liberdade sobre migrantes, "refere-se a pessoas vindas da Europa"

Após a publicação de uma lei sobre a migração no país, o poema "The New Colossus", escrito em 1883 por Emma Lazarus, está agora a provocar um debate sobre o seu verdadeiro significado. Ao longo do …

Três municípios multados pelo Governo por falta de Plano de Defesa contra incêndios

O Governo determinou esta sexta-feira a retenção de 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro a Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche por não terem ainda aprovado os Planos Municipais de Defesa …

Encontrada uma aldeia perdida no local do mais infame massacre de clãs

Arqueólogos que escavaram a cena do mais infame massacre de clãs na história escocesa desenterraram partes de uma "aldeia perdida" no vale das Terras Altas de Glencoe. O assentamento apareceu no massacre de 1692 do clã …

Autópsia confirma causa da morte. Jeffrey Epstein enforcou-se com os lençóis

O relatório oficial da autópsia ao corpo de Jeffrey Epstein revelou, nesta sexta-feira, que o multimilionário norte-americano se suicidou, enforcando-se com os lençóis da sua cela na prisão de Manhattan. Epstein estava preso a aguardar pelo …

Depois de 10 horas de reunião, não há acordo. Greve mantêm-se

Foram mais de dez horas de reunião entre os representantes do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que terminaram na madrugada deste sábado sem acordo. A …

Descoberto novo órgão sensorial no corpo humano

Uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu um novo órgão sensorial na pele capaz de detetar estímulos mecânicos dolorosos, tal como picadas ou impactos. A descoberta do Instituto Karolinska, uma das maiores e …

"Mundo Jurássico" de vulcões encontrado sob a Austrália

Uma equipa de cientistas acaba de descobrir um "Mundo Jurássico" com cerca de 100 vulcões antigos enterrados sob as bacias de Cooper-Eromanga, na Austrália, noticia esta semana a Europa Press. Segundo a agência noticiosa, está …

Cientistas "recrutam" bactérias para mineração extraterrestre

Uma equipa de astrobiólogos da Agência Internacional Europeia enviou 18 estripes diferentes de bactérias para a Estação Espacial Internacional (EEI), visando determinar se é viável avançar para a bio-mineração extraterrestre num ambiente sem gravidade. De acordo …

O buraco negro que vive no coração da Via Láctea brilha muito mais do que o normal (e ninguém sabe porquê)

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, observou que Sagitário A * (Sgr A *), o buraco negro supermassivo que vive no coração da Via Láctea, brilha 75 vezes mais que …

Descobertos desenhos de “O Principezinho” numa casa na Suíça

Desenhos de “O Principezinho”, criados pelo escritor francês Antoine de Saint-Exupéry para o seu livro, foram descobertos numa casa antiga no norte da Suíça, guardados por um magnata do imobiliário, entre milhares de obras de …