Militantes inscritos em massa tornam distrital de Aveiro do PSD maior que Lisboa

Uma série de irregularidades promete complicar as eleições para a distrital do PSD de Aveiro, com registo de militantes com inscrições aparentemente falsificadas e quotas pagas em bloco.

Este sábado Pedro Passos Coelho é o único candidato à liderança do PSD, tendo por isso a eleição garantida, mas no mesmo dia 5 de março a estrutura do partido em Aveiro, com 6.963 militantes, também vai a votos.

A publicação do PSD Povo Livre mostra que Aveiro é segunda distrital com mais delegados ao congresso (85), destronando Lisboa AM (76) e ficando atrás apenas do Porto.

No entanto, segundo relata o Diário de Notícias, isto deveu-se a um fluxo anormal de militantes inscritos nos últimos meses devido a estas eleições.

O jornal apurou que em junho e julho foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar, dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na rua dos Pescadores.

Além disso, há 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: um número com 77, outro com 33 e outro com 11.

Este fluxo anormal levou mesmo o candidato Ulisses Pereira, atual presidente da distrital, a falar em “fortes indícios de irregularidades graves e de viciação”.

Apoios de topo

Além destas irregularidades, as eleições ganham destaque por terem um ex-governante – Hermínio Loureiro – e o líder parlamentar Luís Montenegro como mandatários dos dois lados da barricada.

Na semana passada foi anunciado que o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro seria o mandatário da candidatura de Ulisses Pereira, atual presidente do PSD/Aveiro (também apoiado pelo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves).

No vídeo de apoio, Montenegro lançou provocações ao antigo presidente da distrital António Topa, atacando um “vice-presidente que esteve ao lado do presidente ao longo dos últimos quatro anos, por motivos que só podem ser menores colocar em causa esta liderança.”

António Topa respondeu pelo Facebook: “Intervenção com uma parte final vergonhosa, indigna de um dirigente nacional do PSD sem qualquer sentido de responsabilidade.”

O DN sublinha que a jogada em Aveiro é arriscada para Luís Montenegro, que se expõe como líder dos deputados do PSD se perder na sua distrital.

No final da última semana foi a vez do antigo secretário de Estado Hermínio Loureiro dar apoio ao candidato Salvador Malheiro, presidente da câmara municipal de Ovar que enfrenta o atual líder masque estava em aparente vantagem.

Na declaração em que apelou ao voto em Salvador Malheiro, o ex-governante adverte que “o PSD em Aveiro tem de ser um partido com valores e princípios, verdadeiramente social-democratas mas permeável à inovação, criatividade e imaginação”.

Hermínio Loureiro considerou ainda que se trata de “uma candidatura unificadora com um projeto realista, galvanizador e agregador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui podemos imaginar o que se passa nas eleições a nível nacional. Mas é bom continuarmos a fazer a parte de que isto é uma democracia. Dormimos mais sossegados.

  2. O que me admira é que o pantomineiro do Ulisses Pereira ainda ande por estas lides depois do que consta que fez ( consta é em conversas de rua e de café particularmente em Esgueira. Com estes tipos na política pode-se esperar algo de bom ???

  3. Talvez sejam os militantes mortos à maneira do Benfica com 14 milhões de adeptos, alguns já devem andar por outras galáxias há milhões de anos.

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …