Militantes inscritos em massa tornam distrital de Aveiro do PSD maior que Lisboa

Uma série de irregularidades promete complicar as eleições para a distrital do PSD de Aveiro, com registo de militantes com inscrições aparentemente falsificadas e quotas pagas em bloco.

Este sábado Pedro Passos Coelho é o único candidato à liderança do PSD, tendo por isso a eleição garantida, mas no mesmo dia 5 de março a estrutura do partido em Aveiro, com 6.963 militantes, também vai a votos.

A publicação do PSD Povo Livre mostra que Aveiro é segunda distrital com mais delegados ao congresso (85), destronando Lisboa AM (76) e ficando atrás apenas do Porto.

No entanto, segundo relata o Diário de Notícias, isto deveu-se a um fluxo anormal de militantes inscritos nos últimos meses devido a estas eleições.

O jornal apurou que em junho e julho foram inscritos 418 militantes na secção de Ovar, dos quais 271 pertencem à freguesia de Esmoriz e 80 tinham residência na rua dos Pescadores.

Além disso, há 121 novos inscritos que partilham três números de telemóvel: um número com 77, outro com 33 e outro com 11.

Este fluxo anormal levou mesmo o candidato Ulisses Pereira, atual presidente da distrital, a falar em “fortes indícios de irregularidades graves e de viciação”.

Apoios de topo

Além destas irregularidades, as eleições ganham destaque por terem um ex-governante – Hermínio Loureiro – e o líder parlamentar Luís Montenegro como mandatários dos dois lados da barricada.

Na semana passada foi anunciado que o líder parlamentar do PSD Luís Montenegro seria o mandatário da candidatura de Ulisses Pereira, atual presidente do PSD/Aveiro (também apoiado pelo presidente da câmara de Aveiro, Ribau Esteves).

No vídeo de apoio, Montenegro lançou provocações ao antigo presidente da distrital António Topa, atacando um “vice-presidente que esteve ao lado do presidente ao longo dos últimos quatro anos, por motivos que só podem ser menores colocar em causa esta liderança.”

António Topa respondeu pelo Facebook: “Intervenção com uma parte final vergonhosa, indigna de um dirigente nacional do PSD sem qualquer sentido de responsabilidade.”

O DN sublinha que a jogada em Aveiro é arriscada para Luís Montenegro, que se expõe como líder dos deputados do PSD se perder na sua distrital.

No final da última semana foi a vez do antigo secretário de Estado Hermínio Loureiro dar apoio ao candidato Salvador Malheiro, presidente da câmara municipal de Ovar que enfrenta o atual líder masque estava em aparente vantagem.

Na declaração em que apelou ao voto em Salvador Malheiro, o ex-governante adverte que “o PSD em Aveiro tem de ser um partido com valores e princípios, verdadeiramente social-democratas mas permeável à inovação, criatividade e imaginação”.

Hermínio Loureiro considerou ainda que se trata de “uma candidatura unificadora com um projeto realista, galvanizador e agregador”.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Por aqui podemos imaginar o que se passa nas eleições a nível nacional. Mas é bom continuarmos a fazer a parte de que isto é uma democracia. Dormimos mais sossegados.

  2. O que me admira é que o pantomineiro do Ulisses Pereira ainda ande por estas lides depois do que consta que fez ( consta é em conversas de rua e de café particularmente em Esgueira. Com estes tipos na política pode-se esperar algo de bom ???

  3. Talvez sejam os militantes mortos à maneira do Benfica com 14 milhões de adeptos, alguns já devem andar por outras galáxias há milhões de anos.

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …