/

Militante socialista expulsa por denunciar irregularidades

4

Don Meliton / Flickr

-

Cristina Martins, antiga coordenadora da secção da Sé Nova do PS de Coimbra, recebeu na terça-feira ordem de expulsão do PS (da qual pretende recorrer), depois de em 2011 ter comunicado a existência de inscrições de militantes com “moradas que não existem”, “moradas erradas” e “duplas filiações”, entre outras situações.

O caso remonta a 2011, quando Cristina Martins afirma ter alertado António José Seguro e outros dirigentes para irregularidades que estavam a ocorrer na Federação do PS de Coimbra.

Quem avança a notícia é o semanário SOL, que indica que entre essas irregularidades constava um número excessivo de inscrições de militantes, sendo algumas incompletas, com moradas ou endereços de e-mail errados.

Cristina Martins afirma ter alertado o Secretário-Geral do PS, António José Seguro, e ter entregue, numa reunião em Outubro de 2011, cópias das fichas de inscrição ao Secretário Nacional para a Organização, Miguel Laranjeiro, assim como também ao dirigente Eurico Brilhante Dias e a Ramos Preto, presidente da Comissão de Jurisdição Nacional.

Anexadas às fichas, entregou igualmente outros documentos, como mapas da cidade, justificando, a seu ver, as irregularidade das inscrições.

A socialista apresentou ainda queixa na Comissão de Jurisdição Federativa e na Comissão de Jurisdição Nacional, da qual afirma não ter obtido resposta, tendo o caso dado posteriormente entrada no Departamento de Investigação e Acção Penal, que se encontra actualmente a investigar.

A ex-militante do partido afirma ser alvo de “uma perseguição, quando os que deviam ter sido expulsos não foram”.

“A minha expulsão tem como base o facto de ter dado a conhecer aos jornalistas os casos dos falsos militantes e por isso, dizem, tive atitudes de desmilitância”, afirma Cristina Martins ao semanário.

Manuel Alegre “muito incomodado”

Manuel Alegre, um dos fundadores do partido, manifestou-se “muito incomodado” com a expulsão de Cristina Martins do PS.

“Estou muito desconfortável com a expulsão de Cristina Martins, militante socialista exemplar da minha secção da Sé Nova em Coimbra, a quem expresso publicamente a minha consideração e solidariedade”, declarou Manuel Alegre à agência Lusa.

Segundo o dirigente histórico socialista, “o problema não está no facto de Cristina Martins ter comunicado uma fraude relativa a falsas inscrições no PS”.

“O problema está nessa alegada fraude em si mesma, que, além de estar a ser investigada pela Polícia Judiciária, deveria igualmente ser investigada pelos órgãos competentes do PS”, contrapôs Manuel Alegre.

O membro do Conselho de Estado salientou ainda que os “eventuais responsáveis por esses factos, a serem confirmados, é que deveriam ser expulsos, e não ela“.

“Estou muito incomodado e considero, tal como [o dirigente histórico socialista] António Campos, que há neste assunto um problema de ética. Não basta apregoar a ética. É preciso cumpri-la. Esta situação tem de ser repensada e esclarecida para salvaguarda do bom nome do PS de Coimbra”, acrescentou Manuel Alegre.

ZAP / Lusa

4 Comments

  1. Pago para ver e que não possa caír no esquecimento.Cambada de “putos”,sem sentido das responsabilidades ,que vegetam pelos grupos partidários.
    Depois admiram-se do povo não confiar na classe politico/partidária.
    Ingénuos e meios tontos.Infelizmente chegam a figuras cimeiras.
    Que lástima.

  2. completamente de acordo,com os comentários. o melhor é acabarem, com os partidos, que so ganham á conta do orçamento da contribuição do povo, e que ja nos meios de divulgação, ja são anunciados-as casas-vivendas-armazens etcetc que ocupam, não pagam impostos e ainda por cima recebem do estado, ou seja do povo, para fazerem a propaganda deles.as, e receberem ordenados chorudos, etcetc!!???…
    inventem outros.as-outra-outro ou que for necessário para contestar os maus governos-ou então, o povo exigir que sejam formados.as policias ou la o nome que lhe queiram chamar, para proteger os.as mesmos.as nas manifestações, e com assento no parlamento, jaque todo o governo teem policias-g.n.r.- unidades militarizadas-exercito-marinha-aviação-secrestas etcetc, e são o que fazem as brigas nas manifestações e gravam e na mostram os culpados.as,assim = povo tambem deve ter protecção, é digno–né!!??….ô.ô. pois-aguardemos novos tempos novas mudanças…….

  3. E são estes tipos que querem ir para o governo. Esta malta do ps tem mesmo virtudes inatas. Isto é só aldraboes e gente sem escrúpulos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.