O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

jdlasica / Flickr

Peter Thiel financiou a ação judicial de Hulk Hogan contra o Gawker

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já “adormecido” Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 anos do site.

Os advogados de Peter Thiel opuseram-se ao processo de venda do site de notícias Gawker, argumentando que o milionário foi injustamente excluído da licitação. Segundo o BuzzFeed, os advogados alegam que o milionário foi impedido pelo administrador de insolvência, William Holden, de receber informações sobre uma potencial venda

“À luz da recusa do Administrador de permitir que o Sr. Thiel participe no processo de venda, o conselho do Sr. Thiel solicitou que o Administrador concordasse em suspender o processo de venda, de modo que a venda não fosse consumada até as questões relativas ao bloqueio do Sr. Thiel como licitante sejam resolvidas”, lê-se na declaração.

A venda do Gawker – que inclui o domínio e os 14 anos de arquivos – é um dos últimos capítulos de uma saga que começou com o processo judicial de invasão de privacidade do ex-wrestler, Hulk Hogan.

Em 2012, o Gawker publicou uma sex tape que envolvia o antigo lutador de wrestling. O vídeo caseiro, de 1 minuto e 41 segundos, mostrava cenas de relações sexuais de Hogan com a mulher do seu então melhor amigo.

Hogan processou a publicação online por violação da privacidade, e a empresa foi condenada a pagar, no total, cerca de 140 milhões de dólares. Incapaz de pagar o montante, a Gawker Media entrou em falência e vendeu a maioria dos sites à Univision.

Entretanto, veio a descobrir-se que o processo apresentado por Hogan contra a Gawker tinha sido financiado por Peter Thiel, co-fundador do Pay Pal e investidor no Facebook. Thiel terá procurado apoiar casos contra a Gawker depois de o site ter publicado, em 2007, um artigo, ainda acessível, em que afirmava que o milionário era homossexual.

Na altura, Peter Thiel mostrou-se a favor da liberdade de expressão, afirmando que é capaz de suportar uma imprensa livre. No entanto, perante a violação de privacidade, definiu o site como sendo um “sociopata valente” que faz um “uso ridículo e inapropriado” da vida sexual de pessoas privadas.

O assunto despertou acesa discussão entre os que, de um lado, consideram que está em causa o direito à privacidade, e os que, do outro, defendem que estamos perante uma ameaça à liberdade de expressão.

Há quem veja na “intervenção monetária” de Peter Thiel muito mais do que apenas uma vingança, um problema de privacidade ou de liberdade dos media. O desenlace do processo parece por em causa a igualdade do direito à justiça, ao mostrar que quem tem poder financeiro tem garantia de acesso ao poder judicial.

Na comunicação social, alastraram-se rumores de que Thiel poderia, hipoteticamente, comprar o Gawker com o único objetivo de remover os conteúdos do site que mancharam o seu nome, dado que o milionário nunca manifestou publicamente o interesse nos ativos do site.

Quem comprar o Gawker, comprará também os 14 anos de arquivos e terá o direito de fazer com eles o que quiser, incluindo excluí-los.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …