O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

jdlasica / Flickr

Peter Thiel financiou a ação judicial de Hulk Hogan contra o Gawker

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já “adormecido” Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 anos do site.

Os advogados de Peter Thiel opuseram-se ao processo de venda do site de notícias Gawker, argumentando que o milionário foi injustamente excluído da licitação. Segundo o BuzzFeed, os advogados alegam que o milionário foi impedido pelo administrador de insolvência, William Holden, de receber informações sobre uma potencial venda

“À luz da recusa do Administrador de permitir que o Sr. Thiel participe no processo de venda, o conselho do Sr. Thiel solicitou que o Administrador concordasse em suspender o processo de venda, de modo que a venda não fosse consumada até as questões relativas ao bloqueio do Sr. Thiel como licitante sejam resolvidas”, lê-se na declaração.

A venda do Gawker – que inclui o domínio e os 14 anos de arquivos – é um dos últimos capítulos de uma saga que começou com o processo judicial de invasão de privacidade do ex-wrestler, Hulk Hogan.

Em 2012, o Gawker publicou uma sex tape que envolvia o antigo lutador de wrestling. O vídeo caseiro, de 1 minuto e 41 segundos, mostrava cenas de relações sexuais de Hogan com a mulher do seu então melhor amigo.

Hogan processou a publicação online por violação da privacidade, e a empresa foi condenada a pagar, no total, cerca de 140 milhões de dólares. Incapaz de pagar o montante, a Gawker Media entrou em falência e vendeu a maioria dos sites à Univision.

Entretanto, veio a descobrir-se que o processo apresentado por Hogan contra a Gawker tinha sido financiado por Peter Thiel, co-fundador do Pay Pal e investidor no Facebook. Thiel terá procurado apoiar casos contra a Gawker depois de o site ter publicado, em 2007, um artigo, ainda acessível, em que afirmava que o milionário era homossexual.

Na altura, Peter Thiel mostrou-se a favor da liberdade de expressão, afirmando que é capaz de suportar uma imprensa livre. No entanto, perante a violação de privacidade, definiu o site como sendo um “sociopata valente” que faz um “uso ridículo e inapropriado” da vida sexual de pessoas privadas.

O assunto despertou acesa discussão entre os que, de um lado, consideram que está em causa o direito à privacidade, e os que, do outro, defendem que estamos perante uma ameaça à liberdade de expressão.

Há quem veja na “intervenção monetária” de Peter Thiel muito mais do que apenas uma vingança, um problema de privacidade ou de liberdade dos media. O desenlace do processo parece por em causa a igualdade do direito à justiça, ao mostrar que quem tem poder financeiro tem garantia de acesso ao poder judicial.

Na comunicação social, alastraram-se rumores de que Thiel poderia, hipoteticamente, comprar o Gawker com o único objetivo de remover os conteúdos do site que mancharam o seu nome, dado que o milionário nunca manifestou publicamente o interesse nos ativos do site.

Quem comprar o Gawker, comprará também os 14 anos de arquivos e terá o direito de fazer com eles o que quiser, incluindo excluí-los.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …