Mais de um milhar de migrantes resgatados do Mediterrâneo

Maud Veith / SOS Mediterranée

Ativistas do navio Ocean Viking, da ONG “SOS Mediterranée”, resgatam migrantes no Mar Mediterrâneo

Mais de um milhar de migrantes foi hoje resgatado do mar Mediterrâneo, retirados de barcos à deriva, e levados por navios humanitários e pelas autoridades italianas para portos na Sicília e para a ilha de Lampedusa.

As autoridades costeiras italianas resgataram este sábado 532 pessoas, levadas para a ilha de Lampedusa, enquanto o Ocean Viking, um navio operado pelo grupo humanitário SOS Mediterranée, levou para um porto na Sicília 236 pessoas.

Outro navio humanitário, o Sea-Watch 4, contabilizou hoje, em várias operações, a recolha de 264 pessoas no mar Mediterrâneo, enquanto a televisão nacional italiana também reportou outro caso de um navio italiano que resgatou mais 49 migrantes.

O Ocean Vicking tinha retirado os migrantes de barcos de borracha há quatro dias, incluindo 119 menores não acompanhados, que foram hoje conduzidos para o porto de Augusta, na Sicília.

Os ocupantes relataram ao SOS Mediterranée que foram forçados por traficantes na Líbia a embarcar nos pequenos barcos de borracha, empurrando-os para ondas altas.

Vários grupos humanitários têm vindo a apelar à União europeia para enviar navios militares com patrulhas especiais para o mar Mediterrâneo, face às centenas de milhares de migrantes que continuam a ser resgatados, muitos deles não elegíveis para asilo.

A Itália, por seu turno, tem vindo a formar e a equipar as autoridades costeiras na Líbia para dissuadir a atividade de traficantes de seres humanos.

A UNICEF indicou que, desde janeiro, pelo menos 350 pessoas, incluindo mulheres e crianças, afogaram-se ou estão dadas como desaparecidas. De acordo com o ministério italiano do Interior, 9.000 migrantes chegaram a Itália nos primeiros quatro meses deste ano.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …