Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

José Coelho / Lusa

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este sábado, em declarações ao jornal Público, que as vacinas são distribuídas de forma equitativa pelas diversas regiões do país, mas que em alguns locais já começaram a ser convocadas para a vacinação várias pessoas do grupo etário abaixo dos 60.

A razão prende-se com o facto de alguns agrupamentos de centros de saúde estarem “com dificuldade em encontrar pessoas com mais de 60 anos“, revela a mesma fonte, explicando que os utentes convocados têm a partir dos 59 anos para baixo.

O aumento do ritmo da administração de vacinas vai permitir que as pessoas a partir dos 60 anos se inscrevam no portal para auto-agendamento já a partir do próximo fim-de-semana ou do início da semana seguinte, segundo revelou à Lusa a task force.

A possibilidade de marcação do local e dia da vacinação através deste portal arrancou a 23 de abril passado para os maiores de 65 anos, e, até ao passado dia 3, cerca de 206 mil pessoas aproveitaram a alternativa e inscreveram-se, diz o Público.

“Tratando-se de um sistema complexo e massivo e que se encontra em transição, optou-se nesta fase inicial abrir o auto-agendamento somente a pessoas com mais de 65 anos, sendo expectável abrir o auto-agendamento para as pessoas com mais de 60 anos no final da próxima semana ou início da seguinte”, especificou a task force, citada pela agência Lusa.

Além disso, o grupo responsável pela coordenação do plano de vacinação salientou o papel do sistema de auto-agendamento através da Internet no aumento do ritmo de vacinação para atingir o objetivo de administração das 100 mil inoculações diárias.

“Esta mudança permitiu um incremento muito significativo de agendamentos e a libertação de profissionais de saúde, que se encontravam empenhados no agendamento local, contribuindo de forma muito significativa para o necessário aumento do ritmo de inoculações. Sem esta mudança não seria possível atingir o ritmo de vacinação necessário”, sublinhou a fonte.

Se nesta quarta-feira foram vacinadas mais de 90 mil pessoas, na quinta, já se ultrapassou a barreira das 100 mil, e esta sexta-feira as estimativas apontavam para um total de 105 mil inoculações, antecipando em uma semana o objectivo que tinha sido definido pela task force.

Portugal chegou, assim, a um milhão de pessoas com o esquema vacinal completo, com uma dose da vacina da Janssen (do grupo Johnson & Johnson) ou duas doses das outras três marcas disponíveis em Portugal (Pfizer, Moderna e AstraZeneca).

A ministra da Saúde e o coordenador da task force, Henrique Gouveia e Melo, já anunciaram que a meta é ter todos os maiores de 60 anos de idade vacinados com pelo menos a primeira dose até à terceira semana ou até ao final deste mês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …