Miguel Sousa Tavares investiu 2 milhões no GES, mas diz que não sabia

CV Youtube

Miguel Sousa Tavares investiu cerca de 2 milhões de euros no Grupo Espírito Santo, mas diz que nunca “soube” disso, nem “nunca autorizou”. São dados divulgados pelo semanário Sol que noticia que o escritor tentou “esconder o investimento no GES”.

O Sol teve acesso a documentos do Banco de Portugal, com as listas dos clientes que investiram no GES, e onde surge o nome de Miguel Sousa Tavares que, entre 2012 e 2013, terá investido um total de 2 milhões de euros em participações do Fundo ES Liquidez.

“Nunca investi nem dois milhões de euros, nem dois euros sequer, em qualquer produto ou empresa do universo BES ou GES. Admitindo que os tivesse para investir, jamais investi, ou permiti que fosse investido em meu nome, quaisquer aplicações em produtos associados aos bancos de que fui ou sou cliente”, garante, contudo, Miguel Sousa Tavares, depois de o Sol lhe ter mostrado os documentos.

Nessas listas divulgadas pelo semanário constará que Miguel Sousa Tavares, que tem relações familiares com Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, investiu 80.384 euros em Dezembro de 2012, mais 181.257 euros em Março de 2013, outros 868 mil euros três meses depois, ainda mais 875 mil volvidos outros três meses e, finalmente, 90.954 euros em Dezembro de 2013.

O escritor garante, contudo, que não tinha qualquer conhecimento sobre o Fundo ES Liquidez e que, quando se deparava com a referência a ele nos seus extractos bancários, lhe diziam que “a designação [ES] não tinha nada a ver com produtos ou empresas do grupo, que eram assim designadas por se tratarem de carteiras de gestão montadas pelo banco e nada mais”, cita o Sol.

Miguel Sousa Tavares também assegura que deu sempre indicações aos gestores das suas contas para “jamais comprarem produtos do próprio banco ou de empresas a ele associadas”.

Há cerca de duas semanas, o Sol já tinha noticiado que Miguel Sousa Tavares tinha investido somas elevadas no GES, dados então também desmentidos pelo escritor.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. “…Admitindo que os tivesse para investir, jamais investi, ou permiti que fosse investido em meu nome,…” Não será “…jamais investiria ou permitiria que…” ?Afinal, não se percebe se os milhões são dele ou não. Lá vai o Carlos Alexandre investigar a proveniência dos euritos ( poucos ) do Miguel.

  2. Lá diz o velho ditado, nunca cuspas para o ar …
    Para um senhor comentador que gosta de vender moralidade, ficou muito há quem da mesma, a ser verdade o que está escrito no jornal.
    Sr. Miguel Sousa Tavares, para se ser sério não basta dizer, tem que se ser.

    • Nunca “se_fie” em postas de pescada sobretudo as que não vêm do ar! Porque essas são de palavras e palavras leva-as o vento.

  3. Tanta malta por aí a fingir de pobre e com tantos milhões no banco! Não haverá por aí uns apoiantes do Syriza que me emprestem ao menos uns 20 ou 30 mil euritos apenas que logo pago quando os gregos pagarem também!.

  4. Aqui há os que expõem opiniões e depois há estes dois precedentes por aí de dedo em riste, por certo de barrete enfiado e adornados, para se diferenciarem, de breloque um e fitinhas outro.

    • …Não será antes a mania que sabe o que julga saber que os outros sabem nada sabendo? Ou simplesmente que a sua “inteligência” não é quantificável quanto muito aferível?
      Outro assunto: Não será um dos arvorados de “consciência” qdo vota?

  5. Nas entrelinhas, de forma secundária para a notícia, no terceiro parágrafo, surge, quase sem querer, a informação importante: “Nessas listas divulgadas pelo semanário constará que Miguel Sousa Tavares, que tem relações familiares com Ricardo Salgado…”. Todos do mesmo grupo, todos amigos, primos, compadres uns dos outros, encontrando-se quase às escondidas nos bailes de debutantes, em praias seleccionadas, casinos e marinas, nas herdades e quintas uns dos outros, casando entre si, casando filhos e filhas, formando a clique subterrânea que, pela calada, manda aqui no redil. E nós, os tosquiados, vamos escrevendo comentários na internet…

  6. Pois é, fala fala fala dos outros com toda a razão mas afinal se calhar não há diferença, partindo do principio que é verdade a acusação!

  7. Lá diz o velho ditado, Quem muito quer nada tem.
    Mais tarde são sempre os outros a ter a culpa, cada um deve viver com o que tem e que ganha honestamente, dinheiro que é ganho do nada ou a custa de outros acaba sempre com problemas.
    Não percebendo nada de acções ou finanças aqui temos os mercados de burlões a funcionar, invisto e mais tarde recolho sem mexer um dedo, como? e quem paga mais tarde ? apenas acho estranho o mundo dos bancos e dos mercados que fazem dinheiro do nada sem trabalhar para o merecer, mas lá está não sou financeiro.

  8. Até que enfim que este ilustre comentarista se revelou um abutre atras de alto rendimento, que tanto censurava. Um iletrado financeiro , enganado pelo parceiro. Coitado, não sabia !!!!

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …