Miguel Sousa Tavares investiu 2 milhões no GES, mas diz que não sabia

CV Youtube

Miguel Sousa Tavares investiu cerca de 2 milhões de euros no Grupo Espírito Santo, mas diz que nunca “soube” disso, nem “nunca autorizou”. São dados divulgados pelo semanário Sol que noticia que o escritor tentou “esconder o investimento no GES”.

O Sol teve acesso a documentos do Banco de Portugal, com as listas dos clientes que investiram no GES, e onde surge o nome de Miguel Sousa Tavares que, entre 2012 e 2013, terá investido um total de 2 milhões de euros em participações do Fundo ES Liquidez.

“Nunca investi nem dois milhões de euros, nem dois euros sequer, em qualquer produto ou empresa do universo BES ou GES. Admitindo que os tivesse para investir, jamais investi, ou permiti que fosse investido em meu nome, quaisquer aplicações em produtos associados aos bancos de que fui ou sou cliente”, garante, contudo, Miguel Sousa Tavares, depois de o Sol lhe ter mostrado os documentos.

Nessas listas divulgadas pelo semanário constará que Miguel Sousa Tavares, que tem relações familiares com Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, investiu 80.384 euros em Dezembro de 2012, mais 181.257 euros em Março de 2013, outros 868 mil euros três meses depois, ainda mais 875 mil volvidos outros três meses e, finalmente, 90.954 euros em Dezembro de 2013.

O escritor garante, contudo, que não tinha qualquer conhecimento sobre o Fundo ES Liquidez e que, quando se deparava com a referência a ele nos seus extractos bancários, lhe diziam que “a designação [ES] não tinha nada a ver com produtos ou empresas do grupo, que eram assim designadas por se tratarem de carteiras de gestão montadas pelo banco e nada mais”, cita o Sol.

Miguel Sousa Tavares também assegura que deu sempre indicações aos gestores das suas contas para “jamais comprarem produtos do próprio banco ou de empresas a ele associadas”.

Há cerca de duas semanas, o Sol já tinha noticiado que Miguel Sousa Tavares tinha investido somas elevadas no GES, dados então também desmentidos pelo escritor.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. “…Admitindo que os tivesse para investir, jamais investi, ou permiti que fosse investido em meu nome,…” Não será “…jamais investiria ou permitiria que…” ?Afinal, não se percebe se os milhões são dele ou não. Lá vai o Carlos Alexandre investigar a proveniência dos euritos ( poucos ) do Miguel.

  2. Lá diz o velho ditado, nunca cuspas para o ar …
    Para um senhor comentador que gosta de vender moralidade, ficou muito há quem da mesma, a ser verdade o que está escrito no jornal.
    Sr. Miguel Sousa Tavares, para se ser sério não basta dizer, tem que se ser.

    • Nunca “se_fie” em postas de pescada sobretudo as que não vêm do ar! Porque essas são de palavras e palavras leva-as o vento.

  3. Tanta malta por aí a fingir de pobre e com tantos milhões no banco! Não haverá por aí uns apoiantes do Syriza que me emprestem ao menos uns 20 ou 30 mil euritos apenas que logo pago quando os gregos pagarem também!.

  4. Aqui há os que expõem opiniões e depois há estes dois precedentes por aí de dedo em riste, por certo de barrete enfiado e adornados, para se diferenciarem, de breloque um e fitinhas outro.

    • …Não será antes a mania que sabe o que julga saber que os outros sabem nada sabendo? Ou simplesmente que a sua “inteligência” não é quantificável quanto muito aferível?
      Outro assunto: Não será um dos arvorados de “consciência” qdo vota?

  5. Nas entrelinhas, de forma secundária para a notícia, no terceiro parágrafo, surge, quase sem querer, a informação importante: “Nessas listas divulgadas pelo semanário constará que Miguel Sousa Tavares, que tem relações familiares com Ricardo Salgado…”. Todos do mesmo grupo, todos amigos, primos, compadres uns dos outros, encontrando-se quase às escondidas nos bailes de debutantes, em praias seleccionadas, casinos e marinas, nas herdades e quintas uns dos outros, casando entre si, casando filhos e filhas, formando a clique subterrânea que, pela calada, manda aqui no redil. E nós, os tosquiados, vamos escrevendo comentários na internet…

  6. Pois é, fala fala fala dos outros com toda a razão mas afinal se calhar não há diferença, partindo do principio que é verdade a acusação!

  7. Lá diz o velho ditado, Quem muito quer nada tem.
    Mais tarde são sempre os outros a ter a culpa, cada um deve viver com o que tem e que ganha honestamente, dinheiro que é ganho do nada ou a custa de outros acaba sempre com problemas.
    Não percebendo nada de acções ou finanças aqui temos os mercados de burlões a funcionar, invisto e mais tarde recolho sem mexer um dedo, como? e quem paga mais tarde ? apenas acho estranho o mundo dos bancos e dos mercados que fazem dinheiro do nada sem trabalhar para o merecer, mas lá está não sou financeiro.

  8. Até que enfim que este ilustre comentarista se revelou um abutre atras de alto rendimento, que tanto censurava. Um iletrado financeiro , enganado pelo parceiro. Coitado, não sabia !!!!

RESPONDER

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …