A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história.

O projeto “AI for Good”, que em português se pode traduzir por “Inteligência Artificial para o Bem”, tem em vista a preservação da cultura, da linguagem e da história face a um mundo cada vez mais globalizado. Com a herança cultura em risco, a Microsoft quer usar a tecnologia para salvá-la.

O sistema de inteligência artificial da empresa norte-americana servirá de ferramenta de trabalho com organizações não governamentais, universidades e Governos para garantir a preservação do património cultural.

Aliás, algumas das tecnologias existentes da Microsoft já estão a ser usadas neste âmbito. É este o caso do Microsoft Tradutor já faz parte de um programa para preservar duas línguas em vias de extinção no México: o maia e o otomi.

O advogado Brad Smith, atual presidente da Microsoft, realça um estudo da UNESCO que aponta que um terço das línguas do mundo tem menos de mil falantes. Os números são preocupantes e a cada duas semanas, uma língua morre.

“Prevê-se que entre 50 a 90% das línguas ameaçadas desaparecerá no próximo século. Quando o mundo perde uma língua, todos perdemos uma parte importante da história humana e uma comunidade perde a sua capacidade de se conectar e comunicar com o seu passado”, disse Smith, citado pelo ZDNet.

A Microsoft também quer ajudar a preservar a arte e já tem em marcha várias parcerias para o fazer. Em colaboração com o The Met, O famoso Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, a Microsoft está a trabalhar para colocar disponível online a coleção do museu, através da digitalização, classificação e identificação de milhões de peças de arte.

Em França, colaborou com duas empresas gaulesas e usou a tecnologia dos óculos HoloLens para trazer a realidade virtual até ao Musée des Plans-Reliefs.

“Estes projetos deram-nos confiança de que podemos colocar a IA em usos inovadores que podem ajudar as comunidades a expandir o acesso à cultura e a explorar novas perspetivas e conexões através de experiências compartilhadas”, explica o presidente da Microsoft.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …