A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história.

O projeto “AI for Good”, que em português se pode traduzir por “Inteligência Artificial para o Bem”, tem em vista a preservação da cultura, da linguagem e da história face a um mundo cada vez mais globalizado. Com a herança cultura em risco, a Microsoft quer usar a tecnologia para salvá-la.

O sistema de inteligência artificial da empresa norte-americana servirá de ferramenta de trabalho com organizações não governamentais, universidades e Governos para garantir a preservação do património cultural.

Aliás, algumas das tecnologias existentes da Microsoft já estão a ser usadas neste âmbito. É este o caso do Microsoft Tradutor já faz parte de um programa para preservar duas línguas em vias de extinção no México: o maia e o otomi.

O advogado Brad Smith, atual presidente da Microsoft, realça um estudo da UNESCO que aponta que um terço das línguas do mundo tem menos de mil falantes. Os números são preocupantes e a cada duas semanas, uma língua morre.

“Prevê-se que entre 50 a 90% das línguas ameaçadas desaparecerá no próximo século. Quando o mundo perde uma língua, todos perdemos uma parte importante da história humana e uma comunidade perde a sua capacidade de se conectar e comunicar com o seu passado”, disse Smith, citado pelo ZDNet.

A Microsoft também quer ajudar a preservar a arte e já tem em marcha várias parcerias para o fazer. Em colaboração com o The Met, O famoso Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, a Microsoft está a trabalhar para colocar disponível online a coleção do museu, através da digitalização, classificação e identificação de milhões de peças de arte.

Em França, colaborou com duas empresas gaulesas e usou a tecnologia dos óculos HoloLens para trazer a realidade virtual até ao Musée des Plans-Reliefs.

“Estes projetos deram-nos confiança de que podemos colocar a IA em usos inovadores que podem ajudar as comunidades a expandir o acesso à cultura e a explorar novas perspetivas e conexões através de experiências compartilhadas”, explica o presidente da Microsoft.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …