/

Microsoft usou células de combustível de hidrogénio para alimentar um data center durante dois dias

(dr) Power Innovations

Tanques de hidrogénio junto ao data center da Microsoft

A Microsoft usou células de combustível de hidrogénio para alimentar um conjunto de servidores durante 48 horas num data center em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah.

A Microsoft anunciou ter usado células de combustível de hidrogénio para alimentar um conjunto de servidores durante dois dias. O teste, que aconteceu num data center em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah, é um passo muito importante em direção ao objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030, adianta o Engadget.

Este foi o objetivo lançado pela empresa em janeiro, anunciando as intenções de eliminar totalmente a pegada de carbono até 2030. Apesar de já ter feito muitos esforços, ainda existem alguns data centers Azure que dependem de geradores a diesel.

Os custos relacionados com as pilhas de combustível de hidrogénio diminuíram bastante nos últimos anos, pelo que a Microsoft decidiu testá-las para ver se podem servir de substitutos para os geradores a diesel.

Em 2018, uma equipa do National Renewable Energy Laboratory usou uma pilha de combustível com uma membrana de troca de protões (Proton Exchange Membrane) para fornecer energia a um conjunto de computadores. Mark Monroe, um dos principais engenheiros de data centers da Microsoft, viu esta demonstração e ficou muito curioso.

A equipa desenvolveu um sistema de pilhas de combustível de hidrogénio com uma potência máxima de 250 kilowatts, e, em setembro do ano passado, o sistema foi instalado no data center Azure, em Salt lake City.

No passado mês de junho, os engenheiros receberam uma boa notícia: o teste de funcionamento, que durou 48 horas, foi bem sucedido.

A equipa quer testar um sistema semelhante, mas com uma potência de 3 magawatts, que é a potencia de um grupo gerador de reserva a diesel típico de um data center.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.