Microsoft usou células de combustível de hidrogénio para alimentar um data center durante dois dias

(dr) Power Innovations

Tanques de hidrogénio junto ao data center da Microsoft

A Microsoft usou células de combustível de hidrogénio para alimentar um conjunto de servidores durante 48 horas num data center em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah.

A Microsoft anunciou ter usado células de combustível de hidrogénio para alimentar um conjunto de servidores durante dois dias. O teste, que aconteceu num data center em Salt Lake City, no estado norte-americano do Utah, é um passo muito importante em direção ao objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030, adianta o Engadget.

Este foi o objetivo lançado pela empresa em janeiro, anunciando as intenções de eliminar totalmente a pegada de carbono até 2030. Apesar de já ter feito muitos esforços, ainda existem alguns data centers Azure que dependem de geradores a diesel.

Os custos relacionados com as pilhas de combustível de hidrogénio diminuíram bastante nos últimos anos, pelo que a Microsoft decidiu testá-las para ver se podem servir de substitutos para os geradores a diesel.

Em 2018, uma equipa do National Renewable Energy Laboratory usou uma pilha de combustível com uma membrana de troca de protões (Proton Exchange Membrane) para fornecer energia a um conjunto de computadores. Mark Monroe, um dos principais engenheiros de data centers da Microsoft, viu esta demonstração e ficou muito curioso.

A equipa desenvolveu um sistema de pilhas de combustível de hidrogénio com uma potência máxima de 250 kilowatts, e, em setembro do ano passado, o sistema foi instalado no data center Azure, em Salt lake City.

No passado mês de junho, os engenheiros receberam uma boa notícia: o teste de funcionamento, que durou 48 horas, foi bem sucedido.

A equipa quer testar um sistema semelhante, mas com uma potência de 3 magawatts, que é a potencia de um grupo gerador de reserva a diesel típico de um data center.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …