/

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente.

Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper algumas das ligações químicas que contêm plástico à base de poliuretano (PUR ou PU).

O poliuretano não derrete quando aquecido, sendo difícil de destruir, mas parece que esta bactéria é capaz de metabolizar alguns dos componentes químicos que compõem este tipo de plástico.

“A bactéria pode usar esses compostos como uma única fonte de carbono, azoto e energia. Esta descoberta representa um importante passo para poder reutilizar produtos de PU difíceis de reciclar”, declara o microbiológo Hermann Heipieper, do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental – UFZ, na Alemanha.

De acordo com a equipa de investigadores responsável pela descoberta, a Pseudomonas sp. TDA1 vem de um grupo de bactérias conhecido por ser capaz de lidar com compostos orgânicos tóxicos e também faz parte da família de microorganismos extremófilos que conseguem sobreviver nos ambientes mais adversos.

É um começo promissor para solucionar o nosso problema com o plástico, mas é apenas isso: um começo. Os investigadores têm agora de analisar de forma mais aprofundada os processos bioquímicos por detrás deste metabolismo antes de começar a usar a Pseudomonas sp. TDA1.

O estudo foi publicado, no passado dia 27 de março, na revista científica Frontiers in Microbiology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.