México ultrapassa Reino Unido e é o terceiro país do mundo com mais mortos

Bienvenido Velasco / EPA

O México atingiu as 46 mil mortes por covid-19, esta quinta-feira, e ultrapassou o número de óbitos registado no Reino Unido, tornando-se no terceiro país do mundo com mais vítimas mortais causadas pela pandemia.

O país registou 639 mortes nas últimas 24 horas e mais 7730 casos – o segundo número mais alto num só dia desde que a pandemia foi declarada no final de fevereiro –, elevando o total de infetados para 416.179.

O diretor geral de epidemiologia do Governo mexicano, José Luis Alomía, sublinhou que existem 90.582 casos suspeitos, estimando-se que 46% terão um resultado positivo no teste de laboratório. Alomía explicou ainda que 267.147 pessoas foram dadas como recuperadas.

A China identificou, nas últimas 24 horas, 127 casos, o terceiro dia consecutivo com mais de 100 casos, a grande maioria em Xinjiang, no noroeste do país, informou a Comissão Nacional de Saúde.

A região autónoma de Xinjiang contou 112 novos casos. Na província de Liaoning, no nordeste da China, foram diagnosticados mais 11. Todos estes casos ocorreram por contágio local. O país detetou ainda quatro casos entre viajantes oriundos do exterior, os chamados casos “importados”.

O número representa uma tendência crescente nos últimos dias: 105 casos na quarta-feira, 101 na terça-feira e 68 na segunda-feira.

A mesma fonte detalhou que, até à meia-noite, 17 pacientes receberam alta e oito deram entrada em estado grave. O número total de casos ativos na China continental fixou-se em 684, entre os quais 41 estão em estado grave.

A Comissão não anunciou novas mortes por covid-19, pelo que o número permaneceu em 4634, entre um total de 84.292 pacientes diagnosticados oficialmente na China desde o início da pandemia. Mais de 78.974 superaram a doença e receberam alta.

O Vietname registou a primeira vítima mortal, “um homem de 70 anos que morava em Hoi Na [no centro do país] e que testou positivo no início da semana”, segundo os media.

O país não sofreu nenhum caso de transmissão local da doença entre meados de abril e meados de julho, mas, no fim-de-semana passado, surgiu um surto na cidade turística de Da Nang e, desde então, a infeção espalhou-se por várias cidades, com 100 novos casos registados esta semana.

Índia regista mais de 55 mil casos, novo recorde diário

A Índia identificou 55.079 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, elevando para 1,6 milhões o total desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades.

Só nas últimas 24 horas, o país registou 779 mortos, contabilizando um total de 35.747 óbitos desde que se registou o primeiro caso no país. O Ministério da Saúde informou ainda que um milhão de pessoas recuperaram da doença.

Apesar do aumento de infeções nas últimas semanas, o Governo decidiu levantar o recolher obrigatório, instaurado no final de março, a partir deste fim-de-semana.

A reabertura de ginásios e institutos de ioga está prevista para 5 de agosto. O metropolitano, cinemas, piscinas, parques de entretenimento, bares, teatros e outros auditórios deverão no entanto permanecer fechados até 31 de agosto. O confinamento também deverá continuar em áreas de alto risco.

A Índia é o terceiro país do mundo em número de infetados, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …