Governo mexicano vai leiloar casa de onde El Chapo escapou

Mario Guzman / EPA

A casa de onde o narcotraficante Joaquin “El Chapo” Guzman fugiu em 2014 será leiloada pelo Governo mexicano.

A casa da qual o narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, escapou em 2014 está entre os diversos bens que o Governo mexicano vai leiloar no dia 15 de setembro.

Localizada no sul de Culiacán, capital do estado de Sinaloa, no noroeste do país, tem um valor de 3,6 milhões de pesos (aproximadamente 153 mil euros) e uma área de 395 metros quadrados, segundo o site da Loteria Nacional.

Com fachada branca e sem luxos aparentes, a casa faz parte de um leilão anunciado em meados de junho que vai conceder 248 prémios em bens e em dinheiro no valor de 250 milhões de pesos (cerca de 10,6 milhões de euros).

Em 16 de fevereiro de 2014, Guzmán fugiu das autoridades pela drenagem subterrânea do prédio, apesar de, seis dias depois, ter sido capturado na cidade de Mazatlán, também em Sinaloa.

Guzmán foi enviado para uma prisão de segurança máxima em 2015, mas também escapou de lá. O líder do narcotráfico mexicano foi finalmente preso em 2016 e extraditado no ano seguinte para os Estados Unidos.

O governo do presidente de esquerda Andrés Manuel López Obrador já tinha tentado leiloar a casa junto com outros bens apreendidos do crime organizado, mas sem sucesso. López Obrador disse na ocasião que o dinheiro arrecadado irá para as áreas da educação e da saúde.

Além disso, o Governo também vai sortear uma casa no luxuoso bairro de Pedregal, no sul da Cidade do México, que pertenceu a Amado Carrillo (“O Senhor dos Céus”), o falecido líder do cartel de Juarez.

A mansão tem mais de 3.000 metros quadrados e está avaliada em pouco mais de 77 milhões de pesos (cerca de 3,3 milhões de euros).

Outro prémio será um camarote no lendário Estádio Azteca, onde foram disputadas as finais dos Campeonatos do Mundo de 1970 e 1986. Este evento evoca o sorteio promovido para o avião presidencial mexicano, em 2020, que acabou a ser um sorteio de 2.000 milhões de pesos (aproximadamente 85 milhões de euros), valor próximo ao do avião.

López Obrador optou pelo sorteio do Boeing 787 Dreamliner, dada a dificuldade de venda. O presidente esquerdista chamou o avião de “faraónico” e considerou-o um “insulto” perante da pobreza que atinge metade dos 126 milhões de mexicanos que habitam o país.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …