/

Governo mexicano vai leiloar casa de onde El Chapo escapou

Mario Guzman / EPA

A casa de onde o narcotraficante Joaquin “El Chapo” Guzman fugiu em 2014 será leiloada pelo Governo mexicano.

A casa da qual o narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, escapou em 2014 está entre os diversos bens que o Governo mexicano vai leiloar no dia 15 de setembro.

Localizada no sul de Culiacán, capital do estado de Sinaloa, no noroeste do país, tem um valor de 3,6 milhões de pesos (aproximadamente 153 mil euros) e uma área de 395 metros quadrados, segundo o site da Loteria Nacional.

Com fachada branca e sem luxos aparentes, a casa faz parte de um leilão anunciado em meados de junho que vai conceder 248 prémios em bens e em dinheiro no valor de 250 milhões de pesos (cerca de 10,6 milhões de euros).

Em 16 de fevereiro de 2014, Guzmán fugiu das autoridades pela drenagem subterrânea do prédio, apesar de, seis dias depois, ter sido capturado na cidade de Mazatlán, também em Sinaloa.

Guzmán foi enviado para uma prisão de segurança máxima em 2015, mas também escapou de lá. O líder do narcotráfico mexicano foi finalmente preso em 2016 e extraditado no ano seguinte para os Estados Unidos.

O governo do presidente de esquerda Andrés Manuel López Obrador já tinha tentado leiloar a casa junto com outros bens apreendidos do crime organizado, mas sem sucesso. López Obrador disse na ocasião que o dinheiro arrecadado irá para as áreas da educação e da saúde.

Além disso, o Governo também vai sortear uma casa no luxuoso bairro de Pedregal, no sul da Cidade do México, que pertenceu a Amado Carrillo (“O Senhor dos Céus”), o falecido líder do cartel de Juarez.

A mansão tem mais de 3.000 metros quadrados e está avaliada em pouco mais de 77 milhões de pesos (cerca de 3,3 milhões de euros).

Outro prémio será um camarote no lendário Estádio Azteca, onde foram disputadas as finais dos Campeonatos do Mundo de 1970 e 1986. Este evento evoca o sorteio promovido para o avião presidencial mexicano, em 2020, que acabou a ser um sorteio de 2.000 milhões de pesos (aproximadamente 85 milhões de euros), valor próximo ao do avião.

López Obrador optou pelo sorteio do Boeing 787 Dreamliner, dada a dificuldade de venda. O presidente esquerdista chamou o avião de “faraónico” e considerou-o um “insulto” perante da pobreza que atinge metade dos 126 milhões de mexicanos que habitam o país.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.