/

México investiga 105 cadáveres enterrados em duas valas comuns

As autoridades no centro do México estão a investigar se funcionários dos serviços forenses transferiram ilegalmente de morgues para duas valas comuns 105 cadáveres de vítimas de crimes.

O gabinete do procurador do estado de Morelos lançou uma investigação após a divulgação de um vídeo que mostra agentes forenses vestidos com fatos protetores brancos a exumarem cadáveres na localidade de Tetelcingo.

O vídeo foi gravado em dezembro do ano passado por um familiar de uma vítima de homicídio, que tinha requerido a exumação do cadáver. O corpo estava entre os cadáveres enterrados nas duas valas comuns em 2013.

“Vamos verificar se os oficiais forenses agiram de acordo com os protocolos exigidos por lei”, disse o procurador de Morelos, Javier Perez, aos jornalistas.

Javier Perez não referiu quantos atuais ou antigos responsáveis estavam sob investigação.

O procurador disse à televisão Milenio que havia “mais ou menos 105 cadáveres” nas valas comuns e que estes estavam ligados a várias investigações criminosas.

A comissão estatal dos direitos humanos, que começou uma investigação própria em Tetelcingo na sexta-feira, disse que mais de 140 cadáveres foram despejados nas covas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.