México garante que não vai pagar O MURO

O México não pagará “de forma nenhuma e em nenhuma circunstância” por um muro que seja construído na fronteira com os Estados Unidos, garantiu hoje o Governo mexicano, em resposta a declarações do Presidente Donald Trump no Twitter.

Esta determinação de não pagar é “um princípio de soberania e de dignidade nacional” e não “parte de uma estratégia de negociações”, sublinhou o Ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray.

O Presidente norte-americano divulgou mensagens na rede social Twitter, afirmando que os Estados Unidos necessitam de um muro fronteiriço porque o México é o país “com mais crime do mundo”.

“Sendo o México uma das nações com mais crime do mundo, temos de ter O MURO. O México pagará por ele através de reembolso/outros”, escreveu Donald Trump no seu perfil no Twitter.

A ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros reiterou que a violência gerada pelo tráfico ilegal de drogas, armas e dinheiro entre os dois países “é um problema de ambos” que só terminará se for tratada a raiz das suas causas: a grande procura de drogas nos Estados Unidos e a oferta do México e de outros países.

As organizações criminosas internacionais causaram a morte de milhares de mexicanos, entre os quais membros das Forças Armadas, Marinha e polícias, e de milhares de norte-americanos, lembrou o dirigente mexicano.

“Somente com base em princípios de responsabilidade partilhada, trabalho em equipa e confiança mútua poderemos superar este problema”, acrescentou Luis Videgaray.

O ministro mexicano aproveitou ainda para expressar solidariedade para com os EUA pelos danos causados pelo furacão ‘Harvey’ no Texas e adiantou ter oferecido ajuda “como devem fazer sempre os bons vizinhos em momentos de dificuldade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O problema das médias nos EUA é que o país é tão diverso que a média acaba por não ser representativa de nada. A vida no típico subúrbio Americano é tão ou mais segura do que em Portugal. Mas depois existem os guetos onde se dá 99% da criminalidade armada, e isso é que estraga a média toda.

      • Como?
        Não é bem assim?!
        É exactamente assim!!
        E sim, a média é precisamente isso…
        Além de que, no México, também há sítios com baixa criminalidade!

        • Alguém tem que voltar à escola e aprender a diferença entre média e mediana… Se uma pessoa come 1 frango e outra não come nada, ambos comeram meio frango em média… Obviamente que não é a mesma coisa para quem não come nada!

          Os EUA são um país com assimetrias brutais, em várias áreas, e certamente na área da segurança. Nesse tipo de realidade a média conta uma história distorcida. O típico bairro de classe média é incrivelmente seguro.

          • E no México? Quase todos são criminosos? Também não há “assimetrias brutais”?
            Não é bem assim ou será que é BEM ASSIM!!!

            • Se acha que o México tem alguma coisa a ver com os EUA, no que quer que seja, nem vale a pena discutir mais, a ignorância tem limites.

              A questão aqui é que o CIDADÃO MÉDIO nos EUA, vive muito bem e em segurança. Tal não é garantidamente o que se passa com o CIDADÃO MÉDIO no México.

            • Bem… Se acha que o México nad tem a ver com os EUA, então não vale a pena dizer mais nada. Nem sequer falar em “ignorância” (que no seu caso, não tem mesmo limites – nem um “muro”).

  1. Bem… não estou a perceber a dúvida….
    Média é média! Não é a mediana nem a moda!…
    Nos EUA há quase tanta criminalidade como no México!
    Ponto!
    Se numa zona há mais do que noutra e se há zonas bastante seguras? Obviamente que sim (assim como em qualquer país -principalmente os que tem áreas territoriais enormes), mas eu apenas constarei um facto, sem fazer considerações de como nem porquê!!
    .
    Se fosse, p.e., o PM da Dinamarca referir “With Mexico being one of the highest crime Nations in the world”, ainda vá que não vá, agora o presidente dos EUA??
    Quando o seu pais é quase igual e é quem exporta a grande maioria das armas com que são cometidos esses crimes?!…

RESPONDER

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …