México garante que não vai pagar O MURO

O México não pagará “de forma nenhuma e em nenhuma circunstância” por um muro que seja construído na fronteira com os Estados Unidos, garantiu hoje o Governo mexicano, em resposta a declarações do Presidente Donald Trump no Twitter.

Esta determinação de não pagar é “um princípio de soberania e de dignidade nacional” e não “parte de uma estratégia de negociações”, sublinhou o Ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray.

O Presidente norte-americano divulgou mensagens na rede social Twitter, afirmando que os Estados Unidos necessitam de um muro fronteiriço porque o México é o país “com mais crime do mundo”.

“Sendo o México uma das nações com mais crime do mundo, temos de ter O MURO. O México pagará por ele através de reembolso/outros”, escreveu Donald Trump no seu perfil no Twitter.

A ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros reiterou que a violência gerada pelo tráfico ilegal de drogas, armas e dinheiro entre os dois países “é um problema de ambos” que só terminará se for tratada a raiz das suas causas: a grande procura de drogas nos Estados Unidos e a oferta do México e de outros países.

As organizações criminosas internacionais causaram a morte de milhares de mexicanos, entre os quais membros das Forças Armadas, Marinha e polícias, e de milhares de norte-americanos, lembrou o dirigente mexicano.

“Somente com base em princípios de responsabilidade partilhada, trabalho em equipa e confiança mútua poderemos superar este problema”, acrescentou Luis Videgaray.

O ministro mexicano aproveitou ainda para expressar solidariedade para com os EUA pelos danos causados pelo furacão ‘Harvey’ no Texas e adiantou ter oferecido ajuda “como devem fazer sempre os bons vizinhos em momentos de dificuldade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O problema das médias nos EUA é que o país é tão diverso que a média acaba por não ser representativa de nada. A vida no típico subúrbio Americano é tão ou mais segura do que em Portugal. Mas depois existem os guetos onde se dá 99% da criminalidade armada, e isso é que estraga a média toda.

      • Como?
        Não é bem assim?!
        É exactamente assim!!
        E sim, a média é precisamente isso…
        Além de que, no México, também há sítios com baixa criminalidade!

        • Alguém tem que voltar à escola e aprender a diferença entre média e mediana… Se uma pessoa come 1 frango e outra não come nada, ambos comeram meio frango em média… Obviamente que não é a mesma coisa para quem não come nada!

          Os EUA são um país com assimetrias brutais, em várias áreas, e certamente na área da segurança. Nesse tipo de realidade a média conta uma história distorcida. O típico bairro de classe média é incrivelmente seguro.

          • E no México? Quase todos são criminosos? Também não há “assimetrias brutais”?
            Não é bem assim ou será que é BEM ASSIM!!!

            • Se acha que o México tem alguma coisa a ver com os EUA, no que quer que seja, nem vale a pena discutir mais, a ignorância tem limites.

              A questão aqui é que o CIDADÃO MÉDIO nos EUA, vive muito bem e em segurança. Tal não é garantidamente o que se passa com o CIDADÃO MÉDIO no México.

            • Bem… Se acha que o México nad tem a ver com os EUA, então não vale a pena dizer mais nada. Nem sequer falar em “ignorância” (que no seu caso, não tem mesmo limites – nem um “muro”).

  1. Bem… não estou a perceber a dúvida….
    Média é média! Não é a mediana nem a moda!…
    Nos EUA há quase tanta criminalidade como no México!
    Ponto!
    Se numa zona há mais do que noutra e se há zonas bastante seguras? Obviamente que sim (assim como em qualquer país -principalmente os que tem áreas territoriais enormes), mas eu apenas constarei um facto, sem fazer considerações de como nem porquê!!
    .
    Se fosse, p.e., o PM da Dinamarca referir “With Mexico being one of the highest crime Nations in the world”, ainda vá que não vá, agora o presidente dos EUA??
    Quando o seu pais é quase igual e é quem exporta a grande maioria das armas com que são cometidos esses crimes?!…

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …