México garante que não vai pagar O MURO

O México não pagará “de forma nenhuma e em nenhuma circunstância” por um muro que seja construído na fronteira com os Estados Unidos, garantiu hoje o Governo mexicano, em resposta a declarações do Presidente Donald Trump no Twitter.

Esta determinação de não pagar é “um princípio de soberania e de dignidade nacional” e não “parte de uma estratégia de negociações”, sublinhou o Ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray.

O Presidente norte-americano divulgou mensagens na rede social Twitter, afirmando que os Estados Unidos necessitam de um muro fronteiriço porque o México é o país “com mais crime do mundo”.

“Sendo o México uma das nações com mais crime do mundo, temos de ter O MURO. O México pagará por ele através de reembolso/outros”, escreveu Donald Trump no seu perfil no Twitter.

A ministro mexicano dos Negócios Estrangeiros reiterou que a violência gerada pelo tráfico ilegal de drogas, armas e dinheiro entre os dois países “é um problema de ambos” que só terminará se for tratada a raiz das suas causas: a grande procura de drogas nos Estados Unidos e a oferta do México e de outros países.

As organizações criminosas internacionais causaram a morte de milhares de mexicanos, entre os quais membros das Forças Armadas, Marinha e polícias, e de milhares de norte-americanos, lembrou o dirigente mexicano.

“Somente com base em princípios de responsabilidade partilhada, trabalho em equipa e confiança mútua poderemos superar este problema”, acrescentou Luis Videgaray.

O ministro mexicano aproveitou ainda para expressar solidariedade para com os EUA pelos danos causados pelo furacão ‘Harvey’ no Texas e adiantou ter oferecido ajuda “como devem fazer sempre os bons vizinhos em momentos de dificuldade”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O problema das médias nos EUA é que o país é tão diverso que a média acaba por não ser representativa de nada. A vida no típico subúrbio Americano é tão ou mais segura do que em Portugal. Mas depois existem os guetos onde se dá 99% da criminalidade armada, e isso é que estraga a média toda.

      • Como?
        Não é bem assim?!
        É exactamente assim!!
        E sim, a média é precisamente isso…
        Além de que, no México, também há sítios com baixa criminalidade!

        • Alguém tem que voltar à escola e aprender a diferença entre média e mediana… Se uma pessoa come 1 frango e outra não come nada, ambos comeram meio frango em média… Obviamente que não é a mesma coisa para quem não come nada!

          Os EUA são um país com assimetrias brutais, em várias áreas, e certamente na área da segurança. Nesse tipo de realidade a média conta uma história distorcida. O típico bairro de classe média é incrivelmente seguro.

          • E no México? Quase todos são criminosos? Também não há “assimetrias brutais”?
            Não é bem assim ou será que é BEM ASSIM!!!

            • Se acha que o México tem alguma coisa a ver com os EUA, no que quer que seja, nem vale a pena discutir mais, a ignorância tem limites.

              A questão aqui é que o CIDADÃO MÉDIO nos EUA, vive muito bem e em segurança. Tal não é garantidamente o que se passa com o CIDADÃO MÉDIO no México.

            • Bem… Se acha que o México nad tem a ver com os EUA, então não vale a pena dizer mais nada. Nem sequer falar em “ignorância” (que no seu caso, não tem mesmo limites – nem um “muro”).

  1. Bem… não estou a perceber a dúvida….
    Média é média! Não é a mediana nem a moda!…
    Nos EUA há quase tanta criminalidade como no México!
    Ponto!
    Se numa zona há mais do que noutra e se há zonas bastante seguras? Obviamente que sim (assim como em qualquer país -principalmente os que tem áreas territoriais enormes), mas eu apenas constarei um facto, sem fazer considerações de como nem porquê!!
    .
    Se fosse, p.e., o PM da Dinamarca referir “With Mexico being one of the highest crime Nations in the world”, ainda vá que não vá, agora o presidente dos EUA??
    Quando o seu pais é quase igual e é quem exporta a grande maioria das armas com que são cometidos esses crimes?!…

RESPONDER

Covid-19. Estado de saúde de português retido em navio no Japão piorou

O estado de saúde de Adriano Maranhão, o português infetado com o novo coronavírus que está retido no navio Diamond Princess, no Japão, piorou, de acordo com a sua mulher, que ainda não obteve qualquer …

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …