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Metro a circular sozinho: deve acontecer na nova linha no Porto

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ZAP

Interior da nova carruagem do Metro do Porto

Nova sinalização ferroviária é caminho para operação automática. Prazo para propostas para a Linha Rubi acaba hoje.

Uma das novas linhas do Metro do Porto vai ser muito útil para estudantes universitários (e não só) e deverá ter uma novidade tecnológica em Portugal.

A Linha Rubi vai ligar a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, passando pelo Campo Alegre (zona universitária), Arrábida e Devesas – aqui com ligação à estação de comboios. Vai ser construída uma nova ponte entre Porto e Vila Nova de Gaia, por causa deste percurso.

O concurso público internacional para a sua construção abriu em Maio deste ano. O valor de referência é de 370 milhões de euros; 17 de Julho era a data limite para a apresentação de propostas, mas foi prolongado até hoje, 10 de Agosto (devido aos muitos pedidos de esclarecimento por parte de interessados).

O Jornal de Negócios indica que esta Linha Rubi vai ser o primeiro trajecto em Portugal com sinalização ferroviária CBTC – Communications-Based Train Control.

“Isto abre a possibilidade de, no futuro, a linha poder ter operação automática”, indicou fonte oficial da Metro do Porto.

Ou seja, o veículo poderá andar sozinho. A nova linha poderá funcionar sem condutor dentro do metro.

Os 370 milhões de euros já mencionados são o valor base mais alto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em Portugal.

O valor global de investimento – totalmente financiado a fundo perdido pelo Programa de Recuperação e Resiliência, no âmbito do NextGenerationEU -, é de 435 milhões de euros.

Está previsto que as obras comecem ainda em 2023. A linha Rubi deve estar pronta em 2026.

ZAP //

2 Comments

  1. Escreve-se «Controle de Comboios Baseado em Comunicação» (podendo também usar-se a palavra/termo «Trens») e não «Communications-Based Train Control».

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