/

Mais de metade dos portugueses defende excedente orçamental

José Sena Goulão / Lusa

Mário Centeno, António Costa

Mais de metade dos portugueses (59,1%) defende um Orçamento do Estado com excedente orçamental, segundo uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios esta terça-feira divulgada.

De acordo com a pesquisa de opinião, 23,7% dos inquiridos disse ser contra, enquanto 17,1% disse não saber ou preferiu não responder.

O Orçamento do Estado para 2020, que está neste momento em discussão na Assembleia da República, foi desenhado pelo Governo e pelo Ministério das Finanças, com uma meta de 0,2% do PIB em excedente orçamental, cerca de 533 milhões de euros.

A confirmar-se a projeção, este será um Orçamento do Estado histórico, uma vez que conseguirá alcançar o excedente orçamental pela primeira vez em democracia.

“Que ninguém tenha dúvida: é um orçamento histórico não pelos prazos, mas pelos resultados”, disse Mário Centeno numa conferência de imprensa em dezembro, na qual apresentou a proposta do OE2020. O excedente previsto, considerou, não é um mero objetivo, mas “reflete uma trajetória de confiança e responsabilidade”.

A votação final global do Orçamento de Estado para 2020 acontece a 6 de fevereiro no plenário da Assembleia da República

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.