De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

Rovena Rosa / ABr

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a incidência cumulativa.

Segundo o boletim epidemiológicos da Direção-Geral da Saúde (DGS), 155 concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 30 de dezembro de 2020 e 12 de janeiro.

No último relatório da DGS, com dados relativos ao período entre 23 de dezembro e 5 de janeiro, havia 57 concelhos com incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Com zero casos de infeção estão quatro concelhos, menos três em relação aos dados anteriores: Corvo, Lajes das Flores, Lajes do Pico e São Roque do Pico, nos Açores.

Concelhos com risco extremo

Incidência cumulativa superior a 960 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias

  • Águeda; Aguiar da Beira; Alandroal; Albufeira; Alcácer do Sal; Alcanena; Alcobaça; Alcochete; Almada; Almeirim; Almodôvar; Alter do Chão; Alvaiázere; Alvito; Amarante; Anadia; Ansião; Arcos de Valdevez; Arganil; Armamar; Arouca; Arraiolos; Arruda dos Vinhos; Barcelos; Beja; Belmonte; Benavente; Borba; Boticas; Braga; Bragança; Caminha; Campo Maior; Cantanhede; Carregal do Sal; Castro Daire; Celorico da Beira; Celorico de Basto; Chaves; Coimbra; Condeixa-a-Nova; Crato; Cuba; Elvas; Entroncamento; Esposende; Estarreja; Estremoz; Évora; Felgueiras; Ferreira do Zêzere; Figueira de Castelo Rodrigo; Figueiró dos Vinhos; Fornos de Algodres; Fundão; Gavião; Góis; Guarda; Guimarães; Idanha-a-Nova; Lamego; Lisboa; Loulé; Loures;
  • Mação; Macedo de Cavaleiros; Mafra; Mangualde; Mealhada; Mêda; Melgaço; Mértola; Miranda do Corvo; Miranda do Douro; Mogadouro; Moimenta da Beira; Moita; Monforte; Montalegre; Montemor-o-Novo; Mora; Mourão; Murtosa; Nelas; Nisa; Odivelas; Oliveira de Azeméis; Oliveira de Frades; Oliveira do Bairro; Oliveira do Hospital; Ourém; Ourique; Ovar; Palmela; Pampilhosa da Serra; Pedrógão Grande; Penacova; Penalva do Castelo; Penamacor; Peniche; Peso da Régua; Pinhel; Pombal; Ponte da Barca; Ponte de Sor; Portel; Porto de Mós; Póvoa de Lanhoso; Póvoa de Varzim;
  • Redondo; Reguengos de Monsaraz: Ribeira de Pena: Ribeira Grande; Rio Maior; Sabugal: Santa Maria da Feira; Santa Marta de Penaguião; Santarém; Santo Tirso; São João da Pesqueira; São Pedro do Sul; Sátão; Sernancelhe; Sertã; Setúbal; Sever do Vouga; Tábua; Tabuaço; Tarouca; Tavira; Terras de Bouro; Tomar; Tondela; Torres Novas; Torres Vedras; Trancoso; Valpaços; Vendas Novas; Viana do Alentejo; Vidigueira; Vieira do Minho; Vila do Conde; Vila Flor; Vila Franca de Xira; Vila Franca do Campo; Vila Nova de Cerveira; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Foz Côa; Vila Nova de Paiva; Vila Nova de Poiares; Vila Verde; Vila Viçosa; Vimioso; Viseu; Vouzela.

Risco muito elevado

Incidência de Covid-19 cumulativa entre 480 e 960 casos por cada 100 mil habitantes

  • Abrantes; Albergaria-a-Velha; Alcoutim; Alenquer; Alfândega da Fé; Alijó; Aljustrel; Almeida; Alpiarça; Amadora; Amares; Aveiro; Avis; Azambuja; Baião; Barrancos; Barreiro; Batalha; Bombarral; Cabeceiras de Basto; Cadaval; Caldas da Rainha; Câmara de Lobos; Cascais; Castelo Branco; Castelo de Paiva; Castro Marim; Castro Verde; Chamusca; Cinfães; Constância; Covilhã; Espinho; Fafe; Faro; Ferreira do Alentejo; Figueira da Foz; Fronteira; Golegã; Gondomar; Gouveia; Grândola; Ílhavo; Lagoa [R.A. Açores]; Lagos; Leiria; Lourinhã; Lousã; Lousada;
  • Maia; Marco de Canaveses; Marinha Grande; Marvão; Matosinhos; Mesão Frio; Mira; Mirandela; Monção; Mondim de Basto; Montemor-o-Velho; Montijo; Mortágua; Moura;; Murça; Nazaré; Óbidos; Oeiras; Oleiros; Olhão; Paços de Ferreira; Paredes; Paredes de Coura; Penafiel; Penedono; Penela; Ponte de Lima; Portalegre; Porto; Ribeira Brava;
  • Sabrosa; Salvaterra de Magos; Santa Comba Dão; São Brás de Alportel; São João da Madeira; Seia; Seixal; Serpa; Sesimbra; Silves; Sintra; Sobral de Monte Agraço; Soure
    Sousel; Trofa; Vagos; Vale de Cambra; Valença; Valongo; Viana do Castelo; Vila Nova da Barquinha; Vila Nova de Gaia; Vila Pouca de Aguiar; Vila Real; Vila Real de Santo António; Vila Velha de Ródão; Vinhais e Vizela.

Risco elevado

Incidência cumulativa entre 240 e 480 casos por cada 100 mil habitantes

  • Arronches; Cartaxo; Castelo de Vide; Coruche; Lagoa; Machico; Manteigas; Odemira: Ponta Delgada; Portimão; Porto Moniz; Resende; Santa Cruz; Santiago do Cacém; Sardoal e Sines.

Risco moderado

Incidência cumulativa entre 0 e 240 casos por cada 100 mil habitantes

  • Aljezur; Angra do Heroísmo; Calheta [R.A. Açores]; Calheta [R.A. Madeira]; Carrazeda de Ansiães; Castanheira de Pêra; Corvo; Freixo de Espada à Cinta; Funchal; Horta; Lajes do Pico; Madalena; Monchique; Nordeste; Ponta do Sol; Porto Santo; Povoação; Proença-a-Nova; Santa Cruz da Graciosa; Santa Cruz das Flores; Santana; São Roque do Pico; São Vicente; Torre de Moncorvo; Velas; Vila da Praia da Vitória; Vila de Rei; Vila do Bispo e Vila do Porto.

Novo máximo diário de óbitos

Portugal contabilizou esta segunda-feira 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, Portugal ultrapassou os nove mil mortos relacionados com a covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020, ao serem contabilizadas 9.028 mortes, e um total de 556.503 infeções pelo vírus SARS-CoV-2.

O boletim revela também que foram ultrapassados os cinco mil internamentos hospitalares por covid-19, encontrando-se 5.165 pessoas internadas, mais 276 do que no domingo, das quais 664 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 17, dois valores que representam novos máximos da fase pandémica.

O número de internamentos está a subir desde o dia 1 de janeiro, dia em que estavam 2806 pessoas internadas. Encontram-se igualmente ativos 135.886 casos de infeção, mais 1.875 do que no domingo. As autoridades de saúde têm em vigilância 166.235 contactos, mais 5.115 relativamente ao dia anterior. Mais 4.660 pessoas foram dadas como recuperadas, totalizando 411.589 desde março do ano passado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …