De 57 para 155. Mais de metade dos concelhos em risco extremo de infeção por covid-19

Rovena Rosa / ABr

O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise esta segunda-feira divulgada sobre a incidência cumulativa.

Segundo o boletim epidemiológicos da Direção-Geral da Saúde (DGS), 155 concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 30 de dezembro de 2020 e 12 de janeiro.

No último relatório da DGS, com dados relativos ao período entre 23 de dezembro e 5 de janeiro, havia 57 concelhos com incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa “corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada”.

Com zero casos de infeção estão quatro concelhos, menos três em relação aos dados anteriores: Corvo, Lajes das Flores, Lajes do Pico e São Roque do Pico, nos Açores.

Concelhos com risco extremo

Incidência cumulativa superior a 960 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias

  • Águeda; Aguiar da Beira; Alandroal; Albufeira; Alcácer do Sal; Alcanena; Alcobaça; Alcochete; Almada; Almeirim; Almodôvar; Alter do Chão; Alvaiázere; Alvito; Amarante; Anadia; Ansião; Arcos de Valdevez; Arganil; Armamar; Arouca; Arraiolos; Arruda dos Vinhos; Barcelos; Beja; Belmonte; Benavente; Borba; Boticas; Braga; Bragança; Caminha; Campo Maior; Cantanhede; Carregal do Sal; Castro Daire; Celorico da Beira; Celorico de Basto; Chaves; Coimbra; Condeixa-a-Nova; Crato; Cuba; Elvas; Entroncamento; Esposende; Estarreja; Estremoz; Évora; Felgueiras; Ferreira do Zêzere; Figueira de Castelo Rodrigo; Figueiró dos Vinhos; Fornos de Algodres; Fundão; Gavião; Góis; Guarda; Guimarães; Idanha-a-Nova; Lamego; Lisboa; Loulé; Loures;
  • Mação; Macedo de Cavaleiros; Mafra; Mangualde; Mealhada; Mêda; Melgaço; Mértola; Miranda do Corvo; Miranda do Douro; Mogadouro; Moimenta da Beira; Moita; Monforte; Montalegre; Montemor-o-Novo; Mora; Mourão; Murtosa; Nelas; Nisa; Odivelas; Oliveira de Azeméis; Oliveira de Frades; Oliveira do Bairro; Oliveira do Hospital; Ourém; Ourique; Ovar; Palmela; Pampilhosa da Serra; Pedrógão Grande; Penacova; Penalva do Castelo; Penamacor; Peniche; Peso da Régua; Pinhel; Pombal; Ponte da Barca; Ponte de Sor; Portel; Porto de Mós; Póvoa de Lanhoso; Póvoa de Varzim;
  • Redondo; Reguengos de Monsaraz: Ribeira de Pena: Ribeira Grande; Rio Maior; Sabugal: Santa Maria da Feira; Santa Marta de Penaguião; Santarém; Santo Tirso; São João da Pesqueira; São Pedro do Sul; Sátão; Sernancelhe; Sertã; Setúbal; Sever do Vouga; Tábua; Tabuaço; Tarouca; Tavira; Terras de Bouro; Tomar; Tondela; Torres Novas; Torres Vedras; Trancoso; Valpaços; Vendas Novas; Viana do Alentejo; Vidigueira; Vieira do Minho; Vila do Conde; Vila Flor; Vila Franca de Xira; Vila Franca do Campo; Vila Nova de Cerveira; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Foz Côa; Vila Nova de Paiva; Vila Nova de Poiares; Vila Verde; Vila Viçosa; Vimioso; Viseu; Vouzela.

Risco muito elevado

Incidência de Covid-19 cumulativa entre 480 e 960 casos por cada 100 mil habitantes

  • Abrantes; Albergaria-a-Velha; Alcoutim; Alenquer; Alfândega da Fé; Alijó; Aljustrel; Almeida; Alpiarça; Amadora; Amares; Aveiro; Avis; Azambuja; Baião; Barrancos; Barreiro; Batalha; Bombarral; Cabeceiras de Basto; Cadaval; Caldas da Rainha; Câmara de Lobos; Cascais; Castelo Branco; Castelo de Paiva; Castro Marim; Castro Verde; Chamusca; Cinfães; Constância; Covilhã; Espinho; Fafe; Faro; Ferreira do Alentejo; Figueira da Foz; Fronteira; Golegã; Gondomar; Gouveia; Grândola; Ílhavo; Lagoa [R.A. Açores]; Lagos; Leiria; Lourinhã; Lousã; Lousada;
  • Maia; Marco de Canaveses; Marinha Grande; Marvão; Matosinhos; Mesão Frio; Mira; Mirandela; Monção; Mondim de Basto; Montemor-o-Velho; Montijo; Mortágua; Moura;; Murça; Nazaré; Óbidos; Oeiras; Oleiros; Olhão; Paços de Ferreira; Paredes; Paredes de Coura; Penafiel; Penedono; Penela; Ponte de Lima; Portalegre; Porto; Ribeira Brava;
  • Sabrosa; Salvaterra de Magos; Santa Comba Dão; São Brás de Alportel; São João da Madeira; Seia; Seixal; Serpa; Sesimbra; Silves; Sintra; Sobral de Monte Agraço; Soure
    Sousel; Trofa; Vagos; Vale de Cambra; Valença; Valongo; Viana do Castelo; Vila Nova da Barquinha; Vila Nova de Gaia; Vila Pouca de Aguiar; Vila Real; Vila Real de Santo António; Vila Velha de Ródão; Vinhais e Vizela.

Risco elevado

Incidência cumulativa entre 240 e 480 casos por cada 100 mil habitantes

  • Arronches; Cartaxo; Castelo de Vide; Coruche; Lagoa; Machico; Manteigas; Odemira: Ponta Delgada; Portimão; Porto Moniz; Resende; Santa Cruz; Santiago do Cacém; Sardoal e Sines.

Risco moderado

Incidência cumulativa entre 0 e 240 casos por cada 100 mil habitantes

  • Aljezur; Angra do Heroísmo; Calheta [R.A. Açores]; Calheta [R.A. Madeira]; Carrazeda de Ansiães; Castanheira de Pêra; Corvo; Freixo de Espada à Cinta; Funchal; Horta; Lajes do Pico; Madalena; Monchique; Nordeste; Ponta do Sol; Porto Santo; Povoação; Proença-a-Nova; Santa Cruz da Graciosa; Santa Cruz das Flores; Santana; São Roque do Pico; São Vicente; Torre de Moncorvo; Velas; Vila da Praia da Vitória; Vila de Rei; Vila do Bispo e Vila do Porto.

Novo máximo diário de óbitos

Portugal contabilizou esta segunda-feira 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, Portugal ultrapassou os nove mil mortos relacionados com a covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020, ao serem contabilizadas 9.028 mortes, e um total de 556.503 infeções pelo vírus SARS-CoV-2.

O boletim revela também que foram ultrapassados os cinco mil internamentos hospitalares por covid-19, encontrando-se 5.165 pessoas internadas, mais 276 do que no domingo, das quais 664 em unidades de cuidados intensivos, ou seja, mais 17, dois valores que representam novos máximos da fase pandémica.

O número de internamentos está a subir desde o dia 1 de janeiro, dia em que estavam 2806 pessoas internadas. Encontram-se igualmente ativos 135.886 casos de infeção, mais 1.875 do que no domingo. As autoridades de saúde têm em vigilância 166.235 contactos, mais 5.115 relativamente ao dia anterior. Mais 4.660 pessoas foram dadas como recuperadas, totalizando 411.589 desde março do ano passado.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …