/

Metade dos brasileiros estão contra a realização dos Jogos Olímpicos

2

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Manifestantes pedem o impeachement de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro

Quase metade da população brasileira está contra a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, de acordo com uma sondagem divulgada hoje pelo Instituto Datafolha.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que publicou o levantamento, o número de brasileiros que se posicionava contra a realização do Rio 2016 na pesquisa anterior, realizada em junho de 2013, era de 25%. Assim, o índice de rejeição duplicou de 2013 para 2016.

Os dados mostram que, há três anos, 64% eram favoráveis aos Jogos. Agora, apenas 40% dizem estar a favor da competição. Outros 9% disseram-se indiferentes à competição e 2% não responderam.

O Datafolha apontou que o número de pessoas que disseram que o evento trará mais prejuízos do que benefícios quase duplicou, passando de 38% em 2013 para 63% este ano.

O interesse pelo evento também caiu. Em 2013, 35% dos entrevistados disseram-se muito interessados no evento. Agora o índice caiu para 16%. Já o número daqueles que disseram não ter nenhum interesse passou de 28% para 51%.

Segundo o instituto de pesquisa, a perceção negativa sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem relação direta com o agravamento do cenário económico no país.

Além disso, os Jogos Olímpicos foram relacionados com situações negativas, principalmente depois de o Rio de Janeiro ter decretado estado de calamidade pública devido à crise financeira, facto que comprometeu a entrega de obras prometidas no âmbito do evento.

O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

/Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.