Metade dos brasileiros estão contra a realização dos Jogos Olímpicos

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Manifestantes pedem o impeachement de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro

Quase metade da população brasileira está contra a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, de acordo com uma sondagem divulgada hoje pelo Instituto Datafolha.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, que publicou o levantamento, o número de brasileiros que se posicionava contra a realização do Rio 2016 na pesquisa anterior, realizada em junho de 2013, era de 25%. Assim, o índice de rejeição duplicou de 2013 para 2016.

Os dados mostram que, há três anos, 64% eram favoráveis aos Jogos. Agora, apenas 40% dizem estar a favor da competição. Outros 9% disseram-se indiferentes à competição e 2% não responderam.

O Datafolha apontou que o número de pessoas que disseram que o evento trará mais prejuízos do que benefícios quase duplicou, passando de 38% em 2013 para 63% este ano.

O interesse pelo evento também caiu. Em 2013, 35% dos entrevistados disseram-se muito interessados no evento. Agora o índice caiu para 16%. Já o número daqueles que disseram não ter nenhum interesse passou de 28% para 51%.

Segundo o instituto de pesquisa, a perceção negativa sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem relação direta com o agravamento do cenário económico no país.

Além disso, os Jogos Olímpicos foram relacionados com situações negativas, principalmente depois de o Rio de Janeiro ter decretado estado de calamidade pública devido à crise financeira, facto que comprometeu a entrega de obras prometidas no âmbito do evento.

O Datafolha fez 2.792 entrevistas, com pessoas acima de 16 anos, em 171 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …