Matemática é o calcanhar de Aquiles: mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbou

ustock

Os resultados das provas finais do 9.º ano mostraram que a Português a média subiu para 66%, mas a Matemática é o calcanhar de Aquiles dos alunos, tendo descido para uma média negativa de 47%.

Mais de metade dos alunos do 9.º ano de escolaridade obteve nota negativa no exame de Matemática, enquanto a Português cerca de 87% alcançou uma classificação igual ou superior a 50%, indicou esta sexta-feira o Ministério da Educação.

“Na prova de Português observa-se que cerca de 87% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que, na prova de Matemática cerca de 48% dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%”, refere uma nota do Ministério da Educação sobre as notas finais dos exames do 9º ano de escolaridade.

Dos 94.524 alunos que realizaram o exame de Matemática, 49.173 obteve uma nota negativa, sendo a média das classificações finais de 47%, segundo o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues.

Já a prova de Português foi feita por 93.940 alunos, dos quais 12.372 obteve uma nota negativa, ficando a média das classificações nesta disciplina a 66%.

De acordo com o Ministério da Educação, a média da prova final de Português subiu em oito pontos percentuais em relação a 2017, enquanto a média do exame de Matemática registou uma descida de seis pontos percentuais face ao ano passado.

“Relativamente às taxas de reprovação, a variação relativamente a 2017 é pouco significativa: na disciplina de Português, regista-se uma descida de um ponto percentual, ao invés da disciplina de Matemática, em que se verifica uma subida de um ponto percentual”, indica o Ministério da Educação.

No total, realizaram-se 189.266 provas do terceiro ciclo em 1.255 escolas e estiveram envolvidos na classificação 4.171 professores.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O modelo de ensino é do passado. Não se aprende com os erros. Seria melhor começar com a prática e mais tarde o jovem querer saber a teoria subjacente, do que encher as crianças de teoria que não percebem, e no fim dos estudos, em jovens adultos, fazê-los pôr as mãos na massa no primeiro emprego.

  2. e este ano vão colocar a prova mais fácil para que não suceda como no passado em que mais de metade dos alunos chumbou. é ano de eleições, convém dar uma prenda aos pais dos alunos para que continuem a votar neste governo de ilusionistas.

    • Bem… pela qualidade do comentário, parece-me que tu, até como os resultados à frente, chumbarias!..
      Comentar uma notícia com um ano não é para qualquer génio!!

      • A noticia continua actual, meu caro, só não vê quem não quer. E não é só na matemática, é na lingua portuguesa com chumbos inacreditáveis, notas baixissimas dignas de um pais do 3º mundo como somos. E vá chamar génio a quem o pariu que eu não o conheço de lado nenhum.

        • Bem actual continua a mania de certos “génios” falarem do que NADA sabem!!
          Típico de gente de 3° mundo, como dizes que és!…
          Essa da “prova mais fácil por ser ano de eleições”, é apenas mais uma “boca” digna de um qualquer de “sábio de tasca”!…
          Mas, não colocas aqui dados para confirmar o que dizes?!
          Pois…
          As tais “notas baixissimas dignas de um país do 3º mundo” tem vindo a melhorar nos últimos anos e, só por acaso, estão acima da média da OCDE e à frente de países como a Espanha e os EUA!…
          Ranking PISA 2016:
          businessinsider.com/pisa-worldwide-ranking-of-math-science-reading-skills-2016-12

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …