Se Governos não injetarem dinheiro, metade das companhias aéreas pode desaparecer

Metade das companhias aéreas pode desaparecer caso os Governos não injetem rapidamente dinheiro, avisa um dirigente da IATA. A pandemia de covid-19 deixou as transportadoras numa crise sem antecedentes.

Alexandre de Juniac, diretor-geral e chefe da direção da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) adianta que caso os Governos não injetem dinheiro rapidamente, metade das companhias aéreas pode desaparecer.

Em entrevista ao RC Webdiffusions, o dirigente da IATA diz que “é absolutamente urgente que os apoios financeiros já anunciados ou prometidos cheguem rapidamente às empresas”. E ressalva: “Têm de ser apoios significativos e generosos, caso contrário no final desta crise sanitária metade das empresas já não existirão”.

Injeção de capital, empréstimo, subvenção ou pré-garantias são algumas das formas propostas por Alexandre de Juniac para injetar dinheiro nas mais de 300 transportadoras que operam atualmente. Aliás, na sua ótica, a nacionalização de algumas companhias aéreas não está fora de equação.

De acordo com o Expresso, a Airbus prevê ainda que o setor da aviação precise de três a cinco anos para regressar ao estado em que se encontrava antes da pandemia de covid-19. A IATA antecipa ainda uma quebra de 60% no tráfego aéreo até ao final do ano.

Para aqueles que já tinham bilhetes comprados, Juniac recomenda que se reagende a viagem em vez de pedir o reembolso. “Estamos em pleno coração da crise e as companhias estão sem condições financeiras para o poderem fazer, embora o possam concretizar para os clientes mais necessitados”, explicou o dirigente da IATA.

Trata-se da crise mais profunda de sempre para a nossa indústria”, disse em meados de março Juniac, apelando a governos para ajudarem quando se aproxima “uma crise de liquidez”. “Precisamos desesperadamente de dinheiro”, adiantou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …

Governo reforça oferta de creches e lares com mais espaços e funcionários

O primeiro-ministro, António Costa, considera que "é necessário reforçar em equipamentos como creches, lares ou no apoio domiciliário". Os programas sociais de apoio a idosos vão criar três mil postos de trabalho, anunciou o primeiro-ministro esta …

Marcelo e Rio almoçaram a sós em frente ao Tejo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o líder do PSD, Rui Rio, pela apresentação do programa de recuperação económica. Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio almoçaram, esta sexta-feira, num restaurante em frente …

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …