Para atingir meta do Governo o investimento público tem de acelerar no quarto trimestre

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O investimento público para 2019 foi revisto em baixa na proposta do Orçamento do Estado para 2020 (OE 2020), face ao do ano anterior. Ainda assim, o Governo terá de executar até o fim de dezembro o maior volume de investimento público num trimestre desde 2015, de forma a cumprir a nova meta a que se propôs.

Segundo noticiou o Jornal de Negócios esta terça-feira, na proposta do OE 2019, o Executivo previa executar 4.853 milhões de euros (+17,1%) de formação bruta de capital fixo, a medida estatística do investimento.

No OE2020, o Executivo reviu em baixa a ambição para os 4.168 milhões de euros, o que implica mais 344 milhões de euros face ao ano anterior e uma variação de 9%, abaixo da ambição inicial. As contas nacionais setoriais do terceiro trimestre divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o Governo está longe da nova meta.

Até ao final de setembro, o investimento público executado foi de 2.582 milhões de euros, mais 131 milhões de euros (+5,4%) do que no mesmo período do ano passado, apontou o Jornal de Negócios.

Para chegar ao objetivo, faltam executar 1.586 milhões de euros no quarto trimestre, o que obriga a um crescimento do investimento público nesse período, em termos homólogos, de 212 milhões de euros (15,5%).

Caso consiga atingir a meta, este será o trimestre com o maior montante de investimento público num trimestre desde o quarto trimestre de 2015 (1.594 milhões de euros), concluiu o mesmo jornal.

De acordo com os dados trimestrais do INE analisados pelo Jornal de Negócios, tem sido nos últimos três meses do ano que o investimento do Estado dá um salto significativo. Mas mesmo que execute o investimento público, os dados do OE 2020 mostram que, no total da legislatura, o Governo de António Costa executou menos investimento público durante os quatro anos do que o Governo de Pedro Passos Coelho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.