Eventual candidatura de Mesquita Nunes divide família centrista. Direção não está convencida

A eventual candidatura de Adolfo Mesquita Nunes foi um dos temas da última reunião da Comissão Política Nacional (CPN) do CDS-PP e parece não ter convencido a direção do partido.

Adolfo Mesquita Nunes foi sondado e recebeu mensagens de incentivo para uma eventual candidatura a Belém, mas as condicionantes são muitas. Certo é que, segundo o Expresso, o antigo secretário de Estado colhe apoios do PSD à Iniciativa Liberal e ganha força junto de alguns setores do próprio CDS-PP. Mas não todos.

Este sábado, na reunião da Comissão Política Nacional (CPN) do partido, a direção desvalorizou a eventual candidatura de Mesquita Nunes e houve até quem preferisse nomear outras figuras do CDS que estariam em melhores condições para enfrentar este desafio. José Ribeiro e Castro, Bagão Félix e Manuel Monteiro foram alguns dos nomes em cima da mesa.

De acordo com o semanário, alguns elementos da direção lembraram que Mesquita Nunes deixou a vice-presidência do partido para ser administrador não-executivo da Galp numa altura difícil para o partido e outros argumentaram que não tinha o perfil indicado para ser candidato à Presidência da República.

Francisco Rodrigues dos Santos não tem dado importância ao tema, que diz ser lesivo para os interesses do CDS e para a estratégia política do partido. Prefere, por isso, centrar atenções nas eleições regionais dos Açores e na resposta económica e social à crise provocada pela pandemia de covid-19.

Ainda assim, Mesquita Nunes é uma batata quente no núcleo duro do partido: se decidir avançar, o CDS tem de decidir se apoia ou não o candidato das suas fileiras. Há centristas dispostos a dizer publicamente que apoiam Adolfo Mesquita Nunes assim que assuma disponibilidade para avançar – uma decisão que pode mesmo criar divisões na família democrata-cristã.

Francisco Rodrigues dos Santos não esconde o desencanto com Marcelo Rebelo de Sousa, mas o Expresso sabe que há quem, na direção do partido, esteja muito tentado em apoiar a sua recandidatura. Ainda que os avisos ao atual Presidente sejam sérios, ninguém fecha, para já, a porta a Marcelo.

O CDS pode vir a estar com um dilema em mãos: ou apoia a candidatura vencedora, ou apoia um candidato alternativo – mas esta segunda hipótese teria de oferecer garantias de que não ficaria atrás de André Ventura.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta ideia de candidatura de um militante do CDS é uma ideia piedosa, para não dizer que é uma piada.
    Se é para empurrar alguém que está a estorvar a atual liderança, não havia necessidade porque o homem já está fora. Se é para ocupar território e não perder mais espaço para o Chega, a escolha é fraca e as eleições presidenciais não são relevantes para esse combate.
    O Mal do CDS é que nasceu mal e, com esse mal de nascença, nunca conseguiu desenvolver-se apesar de ter contado com dirigentes e líderes de grande mérito e capacidade.
    Estas eleições são unipessoais e vincadamente cívicas. Os partidos não deviam andar a lançar candidatos. Nem lebres.

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …