Mesmo sem novos casos de covid-19 há 16 dias, o São João no Porto pareceu “um enterro”

(dr)

Pela primeira vez desde o século XIV, não se celebrou o São João nas ruas do Porto. Por causa da pandemia de covid-19, os portuenses optaram por festejar em casa, apesar de o concelho não registar novos casos de infecções há 16 dias consecutivos. No Hospital de S. João já só há 15 pacientes internados.

Ao contrário da euforia do costume, com martelinhos, alho-porro e arraiais pelas ruas do Porto, desta feita o São João pareceu “um enterro”. O desabafo é feito pela jovem Jéssica Monteiro, de 23 anos, em declarações ao Expresso, queixando-se de que “é horrível”.

“O melhor é não nos armarmos em heróis”, diz, por seu turno, ao semanário António Costa, um morador das Fontaínhas, uma das zonas que costuma acolher a grande euforia da festa.

Este espírito cauteloso levou a que, pela primeira vez desde que se tem conhecimento das celebrações do São João que remontam ao Século XIV, não tenha havido festa rija. “Nem em plena pandemia da gripe espanhola, em 1918“, a festa tinha sido cancelada, como repara o Diário de Notícias (DN).

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, congratula-se com o comportamento dos residentes, salientando, numa publicação no Facebook, que “de uma forma arrepiante, a cidade deu um exemplo solidário de civismo“.

“O Porto fechou-se para festejar o São João”, escreve Rui Moreira, notando que a cidade “acredita no futuro” e que, por isso, “é capaz de sacrificar o seu presente”. “Esta não é uma cidade qualquer. Aqui, cerramos os dentes, fazemos das tripas coração“, salienta ainda num tom bairrista.

A autarquia anunciou diversas restrições para a noite de São João, nomeadamente obrigando os transportes públicos a deixar de circular mais cedo e os restaurantes e cafés a fecharem até às 23 horas. A música foi proibida a partir das 9 da noite e foram cancelados os habituais espectáculos e o fogo de artifício. Também foram proibidas as festas particulares, o consumo de bebidas alcoólicas na rua e a venda de comida e bebida.

Medidas apertadas apesar de o concelho não registar novos casos de covid-19 há 16 dias consecutivos, segundo os dados da Direcção Geral de Saúde (DGS) até terça-feira, 23 de Junho. O número de infectados com covid-19 está estagnado nos 1414 no Porto e verifica-se também um abrandamento das novas infecções em toda a região norte. O foco de preocupação virou-se, agora, para a região de Lisboa e Vale do Tejo.

Hospital de São João já está a preparar segunda vaga

Em Abril, o Porto chegou a ser o concelho do país com mais casos de covid-19. Mas, nesta altura, Lisboa já leva a dianteira com 3191 casos, seguida de Sintra com 2325 casos e de Vila Nova de Gaia com 1622 infectados.

“No Centro Hospitalar de São João, no Porto, há agora apenas 15 doentes com covid-19 internados”, conforme avança o DN. No total do país há 441 doentes internados, dos quais 72 estão em Cuidados Intensivos, de acordo com o boletim da DGS de 23 de Junho.

“Existe uma redução substantiva da procura, quer em termos do serviço de urgência, quer em termos de internamento, incluindo a medicina intensiva”, aponta fonte do Hospital de São João ao DN.

“Paralelamente, está já a ser planeada e construída a resposta para o próximo Inverno, de forma a aprendermos com a recente experiência e podermos implementar um conjunto de medidas que mitiguem a exigência e a complexidade que é esperada”, acrescenta o Hospital.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …