Merkel quer intensificar as restrições. França antecipa recolher obrigatório para as 18 horas

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel sugere um reforço de medidas para combater a pandemia de covid-19 na Alemanha, onde já vigora um confinamento parcial, e pediu uma reunião das autoridades na próxima semana.

No decurso de uma reunião da direção da União Democrata-Cristã (CDU), Merkel considerou que o vírus apenas pode ser contido com um efetivo endurecimento das medidas, disse uma fonte citada pela agência noticiosa AFP e que participou no encontro.

A mesma fonte confirmou as informações divulgadas em diversos media alemães.

De acordo com os sites do semanário Der Spiegel e do diário Bildt, entre as medidas em estudo incluem-se a reintrodução dos controlos nas fronteiras, à semelhança da primavera passada, uma generalização do uso da máscara FFP2 pela população, a imposição do teletrabalho, e eventualmente o encerramento dos transportes públicos.

De momento, estas medidas apenas figuram numa lista de hipóteses de trabalho e ainda não foram discutidas com os dirigentes dos estados regionais alemães, que no Estado federal da Alemanha possuem poder de decisão em matérias como a saúde ou transportes.

A inquietação não cessa de aumentar face à contínua propagação da covid-19 no país e a chegada de uma nova variante identificada inicialmente no Reino Unido. A Alemanha, que foi um dos países mais poupados na primeira vaga, obtendo o estatuto de “bom aluno” da Europa, inclui-se neste inverno entre os Estados mais afetados.

França antecipa recolher obrigatório

Também França está a ajustar medidas para travar a propagação do novo coronavírus.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta quinta-feira que o recolher obrigatório a nível nacional vai passar a vigorar entre as 18h00 e as 06h00 e revelou novas medidas para os viajantes que cheguem de países fora da União Europeia.

“Parece que esta medida [recolher obrigatório a 18h00] tem eficácia sanitária. Nos primeiros departamentos onde foi implementada, a 2 de janeiro, o número de novos casos é entre duas a três vezes mais baixo do que noutros locais”, disse o primeiro-ministro, que falava numa conferência de imprensa.

O recolher obrigatório em todo o território era, até agora, entre as 20h00 e as 06h00.

Este novo recolher vai entrar em vigor a partir de sábado e permitirá algumas exceções, como trabalho ou ir buscar as crianças à escola e estará em vigor por, pelo menos, 15 dias.

Jean Castex anunciou ainda que todos os passageiros que venham de países fora da União Europeia vão ter de apresentar um teste PCR negativo para poder embarcar para França e comprometer-se a um isolamento de 7 dias.

As escolas vão continuar abertas com reforço do protocolo sanitário nas cantinas e as atividades físicas em locais fechados nas escolas vão deixar de ser autorizadas. As universidades devem reabrir até ao final do mês de janeiro de forma “muito progressiva”, num sistema de presenças alternadas especialmente para os alunos do primeiro ano.

Em termos de reforço das ajudas económicas, o ministro francês da Economia e das Finanças, Bruno Le Maire anunciou que os empréstimos às empresas garantidos pelo Estado vão poder ser pagos em mais um ano, assim como subsídios adicionais a setores como hotelaria ou restauração.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …

Equipa nomeada para fiscalizar Segredo de Estado só divulgou um relatório em seis anos

O PS admitiu que o Parlamento deve ponderar a utilidade, passados seis anos sobre a sua criação, da Entidade Fiscalizadora do Segredo de Estado. Até hoje, só divulgou publicamente um relatório, o de 2017 O PS …

United pode impedir Bruno Fernandes de vir à Seleção

Klopp já disse que não vai autorizar que jogadores se apresentam à Seleção se tiverem de cumprir quarentena e Solskjaer pondera fazer o mesmo. Bruno Fernandes e Diogo Jota estão em risco. "Não faz sentido perder …

Formar e atrair professores. CNE quer (mais) verbas da “bazuca” para a educação

O Plano de Recuperação e Resiliência tem gerado alguma controvérsia devido ao planeamento dos fundos que o Governo apresentou. Agora, é a vez da CNE pedir mais verbas de modo a formar e atrair mais …

Santos Silva: "Não estamos a discutir um certificado de vacinação na UE"

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarificou, esta quarta-feira, que o livre-trânsito digital sobre o qual a Comissão Europeia está a trabalhar "não é um certificado de vacinação no sentido próprio" que descarte a manutenção das …

Cristiano Ronaldo volta a marcar e alcança marco único

Naquele que foi o seu 600.º jogo de campeonato, Cristiano Ronaldo voltou a marcar, alcançando mais um marco único na história do futebol. A Juventus venceu o Spezia, por 3-0, com o internacional português a marcar …

Agência Europeia do Medicamento inicia análise da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, ter iniciado uma "análise contínua" da vacina russa contra a covid-19, para determinar a sua conformidade com os requisitos da UE em matéria de eficácia, segurança …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Revelados novos detalhes sobre o Little Foot

O Little Foot passou por momentos difíceis no início da sua vida. Uma nova investigação revelou que o fóssil tem sinais nos dentes que sugerem que foi privado de comida ou que esteve gravemente doente …

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …