//

Os mergulhadores olímpicos tomam banho (e secam-se) entre mergulhos

Quem já viu uma prova de mergulho dos Jogos Olímpicos sabe que os atletas tomam um duche rápido — e se secam com pequenas toalhas — entre cada mergulho. Mas porquê?

“Porque é que os mergulhadores tomam banho depois de cada mergulho?” foi, na semana passada, um dos temas mais procurado no Google sobre aos Jogos Olímpicos.

“Normalmente, os mergulhadores tomam banho entre os mergulhos só para se manterem a si próprios e aos seus músculos quentes”, explica Jacob Brehmer, técnico de mergulho da Ball State University em Indiana, nos Estados Unidos, em declarações à CNN.

Segundo a Federação Internacional de Natação (FINA, na sigla em inglês), a água das piscinas de — como a do Centro Aquático de Tóquio — deve ser mantida a temperaturas de pelo menos 26 graus Celsius.

No entanto, depois de um atleta fazer um mergulho, tem de esperar algum tempo pela vez seguinte. Como a temperatura ambiente poderá ser um pouco inferior à da água, um duche com água mais quente “pode ajudar a manter os músculos quentes”.

“O mergulho é um desporto tão preciso e rápido que, se o mergulhador ficar um pouco frio e rígido, pode realmente afetar o seu desempenho”, diz ainda Brehmer.

Então e as toalhas pequenas que usam para se secarem? Esse é outro truque para manter a temperatura corporal elevada.

As toalhas usadas pelos atletas entre mergulhos chamam-se camurças e são extremamente absorventes, o que permite que os mergulhadores se sequem rapidamente e se mantenham quentes, explica Brehmer.

Além disso, é importante que os atletas estejam secos, por uma questão de segurança: quando se enrolam o ar, os mergulhadores “agarram-se às pernas”. Se estiverem molhadas, “há uma grande possibilidade de as suas mãos escorregarem das pernas e saírem cedo do mergulho — o que pode resultar em lesões e, quase sempre, pontuações mais baixas”, acrescenta.

Além disso, há muitos atletas que usam fita adesiva nos seus joelhos, costas ou ombros. Isso acontece para que haja um suporte extra que ajuda a aliviar dores musculares, articulares ou ligamentares.

Num desporto altamente competitivo, como é o caso dos saltos para a água, a mais pequena vantagem pode significar a diferença entre receber, ou não, uma medalha.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.