/

Menu de 1913 é encontrado em restaurante britânico durante obras de recuperação

Leaf Coffee

Um grupo de construtores de Liverpool descobriu, de forma acidental, um menu intacto que data de 1913. A relíquia caiu do teto durante um projeto de recuperação do atual espaço.

O menu, datado de 15 de janeiro de 1913, ainda está assinalado com o nome do restaurante a que em tempos pertenceu: o Yamen Café and Tea Rooms.

Atualmente, o salão de chá deu lugar a um espaço que se chama Leaf. Aqui foi encontrada a relíquia, na semana passada, e segundo a CNN, o menu estava entre uma série de artefactos descobertos nas vigas do café, que se localiza no centro de Liverpool.

Os outros itens descobertos incluíam um chapéu, instruções para um jogo de cartas e garrafas.

A fundadora e proprietária da Leaf, Natalie Haywood, disse à CNN que a descoberta foi “alucinante” e quase “assustadora” – visto que o seu atual espaço também vende chás especiais, tal como o seu antecessor.

De acordo com Haywood, as peças foram encontradas num local que anteriormente era usado como escritório e que agora estava a ser transformado num espaço privado para eventos.

“Um menu com 108 anos desceu do teto. Está em condições absolutamente inacreditáveis”, referiu Haywood.

A proprietária atual acrescentou ainda que o menu mostra como “a qualidade e o padrão da comida servida antes da Primeira Guerra Mundial era tão inovadora, tão avançada, que deveria ter sido o ponto alto da culinária de Liverpool”.

A grande variedade de pratos incluídos no menu indica que o restaurante funcionou numa época em que Liverpool era uma agitada cidade marítima, revelou Haywood. “Liverpool era naquela época muito rica e uma grande percentagem do tráfego marítimo mundial passava pelo porto. Era a Bond Street do norte, na verdade”, observou.

Agora, Haywood acredita que os itens podem ter sido deixados propositadamente para que alguém os descobrisse no futuro.

Entusiasmada com a descoberta caricata, a britânica espera exibir os itens no café e irá adicionar permanentemente dois dos pratos que o menu contemplava: o ensopado irlandês e o rarebit galês.

A proprietária também planeia oferecer uma noite especial ao servir uma variedade mais ampla de pratos do menu, mas apenas quando as restrições da pandemia forem suspensas no país e quando as obras do seu estabelecimento estiverem concluídas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.