Menu de 1913 é encontrado em restaurante britânico durante obras de recuperação

Leaf Coffee

Um grupo de construtores de Liverpool descobriu, de forma acidental, um menu intacto que data de 1913. A relíquia caiu do teto durante um projeto de recuperação do atual espaço.

O menu, datado de 15 de janeiro de 1913, ainda está assinalado com o nome do restaurante a que em tempos pertenceu: o Yamen Café and Tea Rooms.

Atualmente, o salão de chá deu lugar a um espaço que se chama Leaf. Aqui foi encontrada a relíquia, na semana passada, e segundo a CNN, o menu estava entre uma série de artefactos descobertos nas vigas do café, que se localiza no centro de Liverpool.

Os outros itens descobertos incluíam um chapéu, instruções para um jogo de cartas e garrafas.

A fundadora e proprietária da Leaf, Natalie Haywood, disse à CNN que a descoberta foi “alucinante” e quase “assustadora” – visto que o seu atual espaço também vende chás especiais, tal como o seu antecessor.

De acordo com Haywood, as peças foram encontradas num local que anteriormente era usado como escritório e que agora estava a ser transformado num espaço privado para eventos.

“Um menu com 108 anos desceu do teto. Está em condições absolutamente inacreditáveis”, referiu Haywood.

A proprietária atual acrescentou ainda que o menu mostra como “a qualidade e o padrão da comida servida antes da Primeira Guerra Mundial era tão inovadora, tão avançada, que deveria ter sido o ponto alto da culinária de Liverpool”.

A grande variedade de pratos incluídos no menu indica que o restaurante funcionou numa época em que Liverpool era uma agitada cidade marítima, revelou Haywood. “Liverpool era naquela época muito rica e uma grande percentagem do tráfego marítimo mundial passava pelo porto. Era a Bond Street do norte, na verdade”, observou.

Agora, Haywood acredita que os itens podem ter sido deixados propositadamente para que alguém os descobrisse no futuro.

Entusiasmada com a descoberta caricata, a britânica espera exibir os itens no café e irá adicionar permanentemente dois dos pratos que o menu contemplava: o ensopado irlandês e o rarebit galês.

A proprietária também planeia oferecer uma noite especial ao servir uma variedade mais ampla de pratos do menu, mas apenas quando as restrições da pandemia forem suspensas no país e quando as obras do seu estabelecimento estiverem concluídas.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …