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Engarrafamento na A86, próximo de Paris.
Os condutores de Portugal, Espanha e Sul de França tiveram uma reação exemplar ao apagão global de segunda-feira, dando prioridade à segurança e diminuindo os comportamentos de risco e adotando uma condução mais defensiva, mostram dados de uma empresa de gestão de frotas.
Apesar da ausência generalizada de semáforos a regular o fluxo nas estradas, os condutores exibiram um comportamento exemplar ao longo do dia 28 de abril, durante o apagão que afetou toda a Espanha, Portugal e Sul de França.
De acordo com uma análise de dados de condução recolhidos pela Geotab, houve uma diminuição significativa dos incidentes de condução com veículos comerciais no período em que a energia falhou.
A empresa fez uma análise dos padrões de condução de 28 de abril, utilizando dados de telemática recolhidos pelos dispositivos Geotab GO instalados nos veículos, focada em três comportamentos de condução arriscados – acelerações bruscas, travagens bruscas e curvas bruscas.
Durante o apagão, o número de acelerações bruscas por veículo diminuiu 19% em comparação com a semana anterior nas áreas afetadas. Os incidentes com travagens brusca diminuíram 13%, e as curvas bruscas diminuíram 9%.
Relativamente aos níveis de atividade, o número de veículos em circulação manteve-se relativamente elevado e estável até ao momento em que ocorreu o apagão. No entanto, a partir das 12:30, verificou-se uma queda de 46,99% no número de veículos ativos nas áreas afetadas, enquanto a duração média das paragens aumentou.
Em termos relativos, houve um aumento de 8,21% no tempo de paragem, o que pode indicar que os condutores tiveram de permanecer estacionados por períodos mais longos devido ao congestionamento e à falta de coordenação de tráfego causada pelo apagão.
O apagão não impediu a Geotab de recolher os dados de comportamento dos condutores. Quando o dispositivo GO está fora da cobertura móvel, os dados são armazenados na memória flash interna do dispositivo, que pode guardar até 80.000 registos em modo offline quando a comunicação é perdida ou interrompida.
Quando o veículo regressa a uma área com cobertura, todos os registos armazenados são automaticamente carregados para os servidores MyGeotab.
“Os dados recolhidos pela nossa tecnologia mostram claramente como, mesmo num contexto tão crítico como um apagão nacional, o comportamento de condução pode adaptar-se positivamente”, afirmou Iván Lequerica, vice-presidente da Geotab.
“A redução significativa de manobras arriscadas – como aceleração, travagem e curvas acentuadas – é evidência de uma resposta responsável por parte dos condutores, que deram prioridade à segurança”, acrescenta Lequerica.
“Este tipo de análise, possibilitada pelas nossas soluções avançadas de conectividade, mostra o valor dos dados em tempo real e offline para compreender e melhorar a segurança rodoviária, mesmo em condições extremas”, concluiu o executivo.
A Geotab, líder global em soluções conectadas para veículos e sistemas de gestão de frotas, processa diariamente 80 mil milhões de pontos de dados a partir de mais de 4,7 milhões de veículos.
Apagão na Europa
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1 Maio, 2025 Menos travagens, acelerações e curvas bruscas: apagão mudou comportamento dos condutores