Menina de 11 anos morreu por causa da pasta de dentes

O episódio aconteceu no dia 4 de abril. Após uma consulta de medicina dentária, foi recomendada a Denise Saldate, de 11 anos, uma pasta dentífrica medicinal da marca MI Paste, como forma de combater as manchas que tinha nos dentes.

A menina quis experimentá-la nessa mesma tarde e teve imediatamente um choque anafilático que acabou por se revelar fatal, sem que a mãe ou a irmã de 15 anos, presentes durante o episódio, pudessem fazer nada.

Denise era gravemente alérgica às proteínas do leite de vaca e a família sempre tomou as devidas precauções para com a sua condição, revelou Monique Altamirano à Allergic Living. Contudo, após anos a ler rótulos de pasta de dentes sem nunca encontrar vestígios de leite, Altamarino pensou que esta, receitada pelo dentista, não traria qualquer risco para a saúde da filha.

“Ela estava tão contente por ter a sua pasta de dentes especial”, relata, “não pensei em ver os ingredientes do produto”. A pasta dentífrica em causa avisa para a presença de vestígios de leite na sua composição, mas ninguém na família o leu. Denise já teria tido algumas reações alérgicas ao longo da vida, mas nunca nenhuma desta dimensão.

David Stukus, alergologista pediátrico do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos EUA, comentou a raridade do caso. “É a primeira vez que oiço falar de algo remotamente parecido com isto”, disse à CNN. “Existem proteínas alimentares em muitos medicamentos e produtos não alimentares mas, no geral, o tipo e a quantidade de proteína não é o suficiente para causar qualquer reação na maioria das pessoas com alergias alimentares”.

Segundo Stukus, a maior parte das mortes por reações alérgicas alimentares estão associadas a outras condições debilitantes, como asma, que tornam as reações muito mais severas. Aliás, exemplificou o médico, pessoas com alergias alimentares têm uma maior probabilidade de ser atingidas por um relâmpago do que morrer devido a uma reação alérgica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …

Agente que matou Daunte Wright vai ser acusada por homicídio de segundo grau

A polícia que matou a tiro, no domingo, um jovem afro-americano em Brooklyn Center, no Minnesota, Estados Unidos, vai ser acusada por homicídio de segundo grau. Depois de ter apresentado a demissão da polícia de Brooklyn …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …