Menina de 11 anos morreu por causa da pasta de dentes

O episódio aconteceu no dia 4 de abril. Após uma consulta de medicina dentária, foi recomendada a Denise Saldate, de 11 anos, uma pasta dentífrica medicinal da marca MI Paste, como forma de combater as manchas que tinha nos dentes.

A menina quis experimentá-la nessa mesma tarde e teve imediatamente um choque anafilático que acabou por se revelar fatal, sem que a mãe ou a irmã de 15 anos, presentes durante o episódio, pudessem fazer nada.

Denise era gravemente alérgica às proteínas do leite de vaca e a família sempre tomou as devidas precauções para com a sua condição, revelou Monique Altamirano à Allergic Living. Contudo, após anos a ler rótulos de pasta de dentes sem nunca encontrar vestígios de leite, Altamarino pensou que esta, receitada pelo dentista, não traria qualquer risco para a saúde da filha.

“Ela estava tão contente por ter a sua pasta de dentes especial”, relata, “não pensei em ver os ingredientes do produto”. A pasta dentífrica em causa avisa para a presença de vestígios de leite na sua composição, mas ninguém na família o leu. Denise já teria tido algumas reações alérgicas ao longo da vida, mas nunca nenhuma desta dimensão.

David Stukus, alergologista pediátrico do Nationwide Children’s Hospital, em Ohio, nos EUA, comentou a raridade do caso. “É a primeira vez que oiço falar de algo remotamente parecido com isto”, disse à CNN. “Existem proteínas alimentares em muitos medicamentos e produtos não alimentares mas, no geral, o tipo e a quantidade de proteína não é o suficiente para causar qualquer reação na maioria das pessoas com alergias alimentares”.

Segundo Stukus, a maior parte das mortes por reações alérgicas alimentares estão associadas a outras condições debilitantes, como asma, que tornam as reações muito mais severas. Aliás, exemplificou o médico, pessoas com alergias alimentares têm uma maior probabilidade de ser atingidas por um relâmpago do que morrer devido a uma reação alérgica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia acusa Navalny e aliados de extremismo em novo processo

A Rússia intensificou a campanha contra o opositor do governo Alexei Navalny, abrindo esta terça-feira um novo processo judicial, que poderá levá-lo a cumprir uma pena de prisão de mais uma década. Navalny cumpre dois anos …

Governo demite Chefe do Estado-Maior da Armada. Gouveia e Melo provável sucessor

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a demissão do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram hoje à Lusa fontes ligadas à Defesa. O Governo propôs ao Presidente da …

Borussia Dortmund 1-0 Sporting | Um Mal(en) que veio só… e foi suficiente

O “bicho papão Haaland não jogou, mas nem assim os “leões” conseguiram contrariar o maior poderio germânico. O Sporting saiu de Dortmund com uma derrota, apesar da excelente réplica no Signal Iduna Park, e muito por …

FC Porto 1-5 Liverpool | Dragão atropelado em casa

O Liverpool é uma espécie de “besta” em tons de “red” para o FC Porto. Em nove jogos oficiais, os “azuis-e-brancos” nunca venceram, somando 3 empates e 6 derrotas, a mais recente foi pesadíssima e …

China desenvolve arma invisível capaz de destruir redes de comunicação em dez segundos

Uma equipa de cientistas chineses está a desenvolver uma arma sónica, que gera um intenso pulso eletromagnético, capaz de destruir redes de comunicação e de fornecimento de energia elétrica. A arma poderá ter um alcance …

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …