“Não se podia brincar ou tomar banho”, conta menina migrante presa nos EUA

Uma menina, mantida durante duas semanas num centro para migrantes em Clint, no Texas, contou a sua experiência. Além de dormirem no chão, as crianças que choravam pelos pais eram trancadas.

Numa entrevista à Associated Press, uma menina de 12 anos, emigrante da América Central, descreveu como foi a sua estadia de quase duas semanas no centro de detenção da Patrulha de Fronteira em Clint, no Texas. Aos seus advogados, a menina contou que as crianças não tinham comida suficiente e eram “maltratadas”.

Em espanhol, e numa entrevista que foi gravada em vídeo, a menina contou que dormia no chão, recebia comida que tinha um sabor “muito mau” e ouvia gritos das outras crianças constantemente.

Por razões de segurança, a agência noticiosa decidiu não divulgar o nome da menina ou a sua origem. Segundo os advogados, a criança chegou aos Estados Unidos a 23 de maio, acompanhada pela sua tia e pela irmã, de apenas 6 anos. As irmãs foram imediatamente separadas da tia, que, segundo a Sábado, ainda se encontra detida.

A mãe das crianças ainda está nos Estados Unidos, tendo chegado há quatro anos, depois de ter escapado a um marido violento. As meninas e a tia seguiram-na este ano, depois de ele as ter ameaçado.

“As crianças não podiam brincar ou tomar banho” e as mais jovens, que “choravam pela mãe, pelo pai, pela tia, de quem sentiam falta”, eram “trancadas”, conta a menina, acrescentando que os agentes da Patrulha de Fronteira eram “maus para nós”. “Era feio lá”, acrescentou.

Ela e a irmã foram transferidas para o estado norte-americano de Minnesota e o seu advogado, Taylor Levy, afirmou que a sua mãe, que entretanto pediu asilo aos Estados Unidos, voou do Texas para ir buscá-las no dia 3 de junho, depois de um oficial da Patrulha de Fronteira lhe dizer que tinham sido várias vezes hospitalizadas com gripe.

Segundo o advogado, o reencontro foi “incrivelmente difícil”, uma vez que “as meninas estavam altamente traumatizadas“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …