“Não se podia brincar ou tomar banho”, conta menina migrante presa nos EUA

Uma menina, mantida durante duas semanas num centro para migrantes em Clint, no Texas, contou a sua experiência. Além de dormirem no chão, as crianças que choravam pelos pais eram trancadas.

Numa entrevista à Associated Press, uma menina de 12 anos, emigrante da América Central, descreveu como foi a sua estadia de quase duas semanas no centro de detenção da Patrulha de Fronteira em Clint, no Texas. Aos seus advogados, a menina contou que as crianças não tinham comida suficiente e eram “maltratadas”.

Em espanhol, e numa entrevista que foi gravada em vídeo, a menina contou que dormia no chão, recebia comida que tinha um sabor “muito mau” e ouvia gritos das outras crianças constantemente.

Por razões de segurança, a agência noticiosa decidiu não divulgar o nome da menina ou a sua origem. Segundo os advogados, a criança chegou aos Estados Unidos a 23 de maio, acompanhada pela sua tia e pela irmã, de apenas 6 anos. As irmãs foram imediatamente separadas da tia, que, segundo a Sábado, ainda se encontra detida.

A mãe das crianças ainda está nos Estados Unidos, tendo chegado há quatro anos, depois de ter escapado a um marido violento. As meninas e a tia seguiram-na este ano, depois de ele as ter ameaçado.

“As crianças não podiam brincar ou tomar banho” e as mais jovens, que “choravam pela mãe, pelo pai, pela tia, de quem sentiam falta”, eram “trancadas”, conta a menina, acrescentando que os agentes da Patrulha de Fronteira eram “maus para nós”. “Era feio lá”, acrescentou.

Ela e a irmã foram transferidas para o estado norte-americano de Minnesota e o seu advogado, Taylor Levy, afirmou que a sua mãe, que entretanto pediu asilo aos Estados Unidos, voou do Texas para ir buscá-las no dia 3 de junho, depois de um oficial da Patrulha de Fronteira lhe dizer que tinham sido várias vezes hospitalizadas com gripe.

Segundo o advogado, o reencontro foi “incrivelmente difícil”, uma vez que “as meninas estavam altamente traumatizadas“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …