“Vilões sem caráter”. Luís Filipe Menezes sai em defesa de Rui Moreira

ppdpsd / Flickr

Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD

O ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia saiu em defesa do atual autarca portuense, acusado pelo Ministério Público de prevaricação no caso Selminho.

Numa longa publicação na sua página de Facebook, partilhada no último sábado, o ex-autarca de Gaia, Luís Filipe Menezes, considerou que a acusação feita pelo Ministério Público veio numa “ocasião ótima, para os vilões sem carácter, os frustrados caçadores de cargos futuros, os derrotados ressentidos, terem o seu momento de glória” e “para soltarem a sua ânsia de vingança”.

“Tenho nojo de quem altera os conceitos e os comportamentos com base nesse tipo de aproveitamento de oportunidade”, escreveu ainda o ex-presidente da Câmara, acrescentando que o “cidadão Rui Moreira (…) é estruturalmente uma pessoa séria“.

“Não conheço em pormenor o caso usado para o acusarem mas, tenho a certeza, vale o que vale, é a minha certeza, que Rui Moreira nunca usaria a sua função dirigente para se beneficiar a si próprio ou à sua família”, declarou.

Menezes cita ainda um amigo advogado para mostrar que “numa justiça portuguesa depauperada e cheia de alçapões, lá adiante, mais cedo ou mais tarde, aparece sempre um Magistrado resistente, exemplar, que impõe a ordem e a lei no Estado de Direito”.

Por isso, finaliza o social-democrata, “o Presidente da Câmara do Porto pode dormir descansado”, rematando: “Meu Caro Rui, sei que não necessitas de tal, mas se precisasses seria o primeiro a ir abonar em tribunal a tua perene idoneidade”.

O autarca independente foi acusado, na passada sexta-feira, de prevaricação no caso Selminho, com o Ministério Público a pedir mesmo a sua perda de mandato.

Esta segunda-feira, Rui Moreira afirmou que vai requerer de imediato a instrução do processo, cuja acusação é, nas suas palavras, “descabida” e “infundada”, e recusou também afastar-se do exercício das suas funções na Câmara portuense.

No centro da disputa está um terreno na escarpa do Douro, vendido por um casal que o registou por usucapião à imobiliária Selminho, em 2001, e que o tribunal considerou ser propriedade municipal, na sequência de uma ação movida pela autarquia em 2017.

Em maio deste ano, o Supremo confirmou a decisão do Tribunal da Relação do Porto, julgando improcedentes os recursos apresentados pela Selminho, imobiliária da família do presidente da Câmara do Porto, e pelo casal que vendeu o terreno.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. as vezes penso que estar numa autarquia, para alguns muito, é apenas uma extensão do investimento imobiliário particular. Bem falados, bem maneirados, mas bons patifes

  2. Menezes logo tu que não tens umas contas a explicar e algumas s ea justiça fosse isneta estavas a ser julgado por algumas mas como a justiça só vê o que lhe convém andas a vontadinha tu e mauis melros iguais a ti.

  3. Olha ele … o do “quintal” em Baião … tem uma moral para falar e defender …
    É mesmo caso para dizer : “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” !!!

  4. Menezes fazias melhor figura ficar calado, tu tinhas contas com ajustiça, mas por um milagre divino arquivaram, mas há mais como tu só que alguns afastaram se do palco sinal que ou tem vergonha ou querem que nos esqueçamos das suas vigarices.

RESPONDER

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …

Nuno Graciano "disponível" para acordo com Carlos Moedas

Nuno Graciano, candidato à Câmara Municipal de Lisboa pelo Chega, disse que há "condições" para conversar com Carlos Moedas, em caso de vitória do social-democrata. Em entrevista ao Diário de Notícias, Nuno Graciano, candidato do Chega …

Jogos Olímpicos: 4 modalidades estiveram em todas as edições

Curiosamente, em Tóquio também se vão estrear quatro modalidades (mais duas vertentes). Há desportos que só estiveram nos Jogos uma vez. Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 já arrancaram oficialmente. Depois do início de algumas modalidades, na …

Rússia "desconectada com sucesso" da Internet mundial em nova ronda de testes

A Rússia se "desconectou com sucesso" da rede mundial de Internet durante novos testes da sua tecnologia 'RuNet', informou o site de notícias RBC. De acordo com o site, que cita fontes não identificadas no setor …

Depois das cheias, Alemanha tem outra luta em mãos: limpar montanhas de lixo

Foram as cheias mais devastadoras da Alemanha nos últimos 60 anos, mas os problemas não acabaram com as chuvas. O país terá agora de lidar com montanhas de lixo, frigoríficos estragados e carros destruídos, amontoados …

Síndrome de Guillain-Barré apontada como efeito "muito raro" na vacina da Janssen

Infarmed justifica a decisão com os resultados da investigação feita pela Agência Europeia do Medicamento, iniciada após os reguladores norte-americanos terem dado o alerta para o "risco acrescido de se desenvolver uma condição neurológica rara …

Presidenciais. Tweets de Sara Sampaio e Barroco de Melo motivam abertura de inquérito no MP

Sara Sampaio e Eduardo Barroco de Melo fizeram publicações no Twitter, durante o período de reflexão para as últimas presidenciais, que serão agora investigadas pelo Ministério Público (MP). O Ministério Público (MP) abriu um inquérito para …

2,5% da população respondeu "não" ao SMS de agendamento

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 revelou hoje que, no total, 2,5% da população respondeu ‘não’ à mensagem recebida para agendar a vacina e, quando houve mais filas, 2,7% faltaram à marcação. Henrique …

El Salvador pede prisão de ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén por corrupção

Promotores de El Salvador emitiram um mandado de prisão contra o ex-Presidente Salvador Sánchez Cerén sob a acusação de peculato, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. O procurador-geral Rodolfo Delgado disse na quinta-feira que as acusações …

Presidente chinês faz rara e discreta visita ao Tibete

O Presidente chinês fez uma rara visita ao Tibete, numa altura em que as autoridades reforçam o controlo sobre a cultura budista tradicional e impulsionam o desenvolvimento económico e modernização das infraestruturas da região dos …