“Vilões sem caráter”. Luís Filipe Menezes sai em defesa de Rui Moreira

ppdpsd / Flickr

Luís Filipe Menezes, antigo líder do PSD

O ex-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia saiu em defesa do atual autarca portuense, acusado pelo Ministério Público de prevaricação no caso Selminho.

Numa longa publicação na sua página de Facebook, partilhada no último sábado, o ex-autarca de Gaia, Luís Filipe Menezes, considerou que a acusação feita pelo Ministério Público veio numa “ocasião ótima, para os vilões sem carácter, os frustrados caçadores de cargos futuros, os derrotados ressentidos, terem o seu momento de glória” e “para soltarem a sua ânsia de vingança”.

“Tenho nojo de quem altera os conceitos e os comportamentos com base nesse tipo de aproveitamento de oportunidade”, escreveu ainda o ex-presidente da Câmara, acrescentando que o “cidadão Rui Moreira (…) é estruturalmente uma pessoa séria“.

“Não conheço em pormenor o caso usado para o acusarem mas, tenho a certeza, vale o que vale, é a minha certeza, que Rui Moreira nunca usaria a sua função dirigente para se beneficiar a si próprio ou à sua família”, declarou.

Menezes cita ainda um amigo advogado para mostrar que “numa justiça portuguesa depauperada e cheia de alçapões, lá adiante, mais cedo ou mais tarde, aparece sempre um Magistrado resistente, exemplar, que impõe a ordem e a lei no Estado de Direito”.

Por isso, finaliza o social-democrata, “o Presidente da Câmara do Porto pode dormir descansado”, rematando: “Meu Caro Rui, sei que não necessitas de tal, mas se precisasses seria o primeiro a ir abonar em tribunal a tua perene idoneidade”.

O autarca independente foi acusado, na passada sexta-feira, de prevaricação no caso Selminho, com o Ministério Público a pedir mesmo a sua perda de mandato.

Esta segunda-feira, Rui Moreira afirmou que vai requerer de imediato a instrução do processo, cuja acusação é, nas suas palavras, “descabida” e “infundada”, e recusou também afastar-se do exercício das suas funções na Câmara portuense.

No centro da disputa está um terreno na escarpa do Douro, vendido por um casal que o registou por usucapião à imobiliária Selminho, em 2001, e que o tribunal considerou ser propriedade municipal, na sequência de uma ação movida pela autarquia em 2017.

Em maio deste ano, o Supremo confirmou a decisão do Tribunal da Relação do Porto, julgando improcedentes os recursos apresentados pela Selminho, imobiliária da família do presidente da Câmara do Porto, e pelo casal que vendeu o terreno.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. as vezes penso que estar numa autarquia, para alguns muito, é apenas uma extensão do investimento imobiliário particular. Bem falados, bem maneirados, mas bons patifes

  2. Menezes logo tu que não tens umas contas a explicar e algumas s ea justiça fosse isneta estavas a ser julgado por algumas mas como a justiça só vê o que lhe convém andas a vontadinha tu e mauis melros iguais a ti.

  3. Olha ele … o do “quintal” em Baião … tem uma moral para falar e defender …
    É mesmo caso para dizer : “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és” !!!

  4. Menezes fazias melhor figura ficar calado, tu tinhas contas com ajustiça, mas por um milagre divino arquivaram, mas há mais como tu só que alguns afastaram se do palco sinal que ou tem vergonha ou querem que nos esqueçamos das suas vigarices.

RESPONDER

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …