Memorial judeu vandalizado em Estrasburgo. É o segundo ataque em menos de um mês

Um memorial judeu junto à antiga sinagoga da cidade foi vandalizado este sábado. Mas este é apenas mais um caso de vandalismo entre muitos contra ícones judeus na cidade.

“Um novo ato de antissemitismo na nossa cidade”, escreveu o presidente da câmara de Estrasburgo, França, na sua conta de Twitter.

É mais um caso, escreve a BBC. No mês passado, a poucas horas de um protesto nacional contra o aumento de ataques antissemitas, dezenas de sepulturas num cemitério judeu em Quatzenheim, perto de Estrasburgo, foram marcadas com suásticas e mensagens antissemitas a spray.

O episódio não deixou nem o presidente francês Emmanuel Macron indiferente, que visitou o local e expressou a sua “total determinação em combater o antissemitismo em todas as suas formas”. Naquela zona, este é o segundo ataque deste género.

O mesmo aconteceu no início de fevereiro em várias caixas de correio que tinham a fotografia da antiga ministra da saúde, Simone Veil, sobrevivente do campo de concentração em Auschwitz e que morreu em 2017.

“Infelizmente, a história repete-se”, disse o autarca de Estrasburgo. Em setembro de 1940, em plena II Guerra Mundial, a sinagoga foi incendiada por nazis.

Alain Fotanel garantiu que as autoridades locais estão agora fazer os possíveis para encontrar e capturar os autores deste último ato de vandalismo.

Os casos de antissemitismo em França aumentaram bastante nos últimos anos. As últimas estatísticas mostram um aumento de 74% no número de ataques antissemitas no país com a maior comunidade judaica da Europa. Em 2017, contabilizaram-se 311 ataques, mas em 2018 foram 541, mais 230.

O aumento da extrema-direita no país e por toda a Europa é a razão das estatísticas, segundo alertam os grupos judaicos em França. Também na Alemanha, os ataques contra judeus aumentaram 10% ao longo de 2018, com uma subida de 60% de ataques físicos.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …