23 anos depois do massacre, membros da Verdade Suprema aguardam execução

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

O Japão deverá estar a preparar-se para executar 13 membros da seita Verdade Suprema. Os condenados foram transferidos para prisões fora da capital, o que indicia uma execução iminente.

Fez 23 anos, esta terça-feira, que a seita Verdade Suprema (Aum Shinrikyo) atacou com gás sarin cinco carruagens do metro de Tóquio, em 1995, fazendo 13 mortos e deixando mais de 5 500 pessoas intoxicadas.

De acordo com a Sábado, membros do culto, condenados à morte, foram transferidos para prisões fora da capital japonesa. Essa transferência fez os meios de comunicação locais suspeitar que a execução esteja próxima.

O Japão não procede às execuções até que os casos estejam totalmente resolvidos. Segundo o The Guardian, todos os processos relacionados com a  Aum Shinrikyo terminaram em janeiro, quando o Tribunal Supremos confirmou a absolvição de Naoko Kikuchi, ex-membro da seita.

A Sociedade Japonesa para a Reinserção e Prevenção das Seitas defende que todas as penas sejam comutadas, à exceção da do líder da seita. “Shoko Asahara foi o cérebro e os outros 12 foram apenas os seus membros”, disse Taro Takimoto, dirigente da organização e sobrevivente ao ataque com gás sarin.

Também a Amnistia Internacional defende que o governo japonês não deve proceder com a pena de morte. “A marca de uma sociedade civilizada é o reconhecimento dos direitos de cada individuo, mesmo que responsável por crimes hediondos”, defendeu Hiroka Shoji, responsável da AI no este da Ásia.

“A pena de morte nunca pode ser justa já que nega os direitos humanos“, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desta forma com tanto tempo de espera os assassinos têm mais tempo para saborear o prazer da morte, pena é que todos os membros de seitas inventadas por esse mundo fora não sejam severamente punidos. Lamento é alguns tão preocupados com o destino destes malandros enquanto certamente nunca lamentaram o destino dos mortos e feridos inocentes!.

RESPONDER

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …