23 anos depois do massacre, membros da Verdade Suprema aguardam execução

biography.com

Shoko Asahara, o fundador e líder da seita responsável por um ataque no metro de Tóquio com gás Sarin, em 1995

O Japão deverá estar a preparar-se para executar 13 membros da seita Verdade Suprema. Os condenados foram transferidos para prisões fora da capital, o que indicia uma execução iminente.

Fez 23 anos, esta terça-feira, que a seita Verdade Suprema (Aum Shinrikyo) atacou com gás sarin cinco carruagens do metro de Tóquio, em 1995, fazendo 13 mortos e deixando mais de 5 500 pessoas intoxicadas.

De acordo com a Sábado, membros do culto, condenados à morte, foram transferidos para prisões fora da capital japonesa. Essa transferência fez os meios de comunicação locais suspeitar que a execução esteja próxima.



O Japão não procede às execuções até que os casos estejam totalmente resolvidos. Segundo o The Guardian, todos os processos relacionados com a  Aum Shinrikyo terminaram em janeiro, quando o Tribunal Supremos confirmou a absolvição de Naoko Kikuchi, ex-membro da seita.

A Sociedade Japonesa para a Reinserção e Prevenção das Seitas defende que todas as penas sejam comutadas, à exceção da do líder da seita. “Shoko Asahara foi o cérebro e os outros 12 foram apenas os seus membros”, disse Taro Takimoto, dirigente da organização e sobrevivente ao ataque com gás sarin.

Também a Amnistia Internacional defende que o governo japonês não deve proceder com a pena de morte. “A marca de uma sociedade civilizada é o reconhecimento dos direitos de cada individuo, mesmo que responsável por crimes hediondos”, defendeu Hiroka Shoji, responsável da AI no este da Ásia.

“A pena de morte nunca pode ser justa já que nega os direitos humanos“, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desta forma com tanto tempo de espera os assassinos têm mais tempo para saborear o prazer da morte, pena é que todos os membros de seitas inventadas por esse mundo fora não sejam severamente punidos. Lamento é alguns tão preocupados com o destino destes malandros enquanto certamente nunca lamentaram o destino dos mortos e feridos inocentes!.

RESPONDER

Genk e Antuérpia querem "roubar" Vertonghen a custo zero

Genk e Antuérpia estão a tentar que o Benfica rescinda contrato com Jan Vertonghen para que possam avançar para a contratação a custo zero do internacional belga. Aos 34 anos de idade, Jan Vertonghen não caminha …

Em 2013, Costa decidiu que a CML só enviaria dados à PSP e MAI. Ordem não foi respeitada

António Costa, então presidente da Câmara de Lisboa, decidiu em 2013 que não competia à autarquia estabelecer medidas de segurança, pelo que a partir dali a única coisa que os serviços iriam fazer era reencaminhar …

Ordem dos Advogados diz que fechar AML é "inconstitucional". Há 18 exceções na proibição de circulação

Face ao elevado número de casos na região de Lisboa, o Governo anunciou, esta quinta-feira, a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) durante o fim-de-semana. O bastonário da Ordem …

Duas novas espécies de mamíferos escavadores ancestrais descobertos na China

Uma equipa descobriu duas novas espécies de animais semelhantes a mamíferos que viveram em tocas há cerca de 120 milhões de anos no que hoje é o nordeste da China. A equipa de pesquisa foi liderada …

Uma criança com esta idade "não se veste sozinha". Especialistas estranham contornos do (des)aparecimento de Noah

Noah, o menino de dois anos que esteve 36 horas desaparecido em Proença-a-Velha, foi encontrado numa zona de mato, sozinho, "bem e vivo". Especialistas ficaram espantados e consideram os acontecimentos improváveis para uma criança tão …

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …