Melinda Gates vai investir mil milhões de dólares para promover igualdade de género

Melinda Gates prometeu nesta quarta-feira um investimento de mil milhões de dólares (aproximadamente 900 milhões de euros) para promover a igualdade de género em empresas.

Melinda gere a Fundação Bill & Melinda Gates juntamente com o marido Bill Gates e é fundadora da empresa Pivotal Ventures. Anunciou o investimento num artigo de opinião publicado na revista Time.

“Quero ver mais mulheres nas posições que tomam decisões, controlam recursos e moldam políticas e perspetivas”, escreve Melinda. “Acredito que valha a pena investir no potencial das mulheres — e nas pessoas e organizações que promovem a vida das mulheres também.”

A Pivotal Ventures vai estender sua receita para “parceiros novos e já estabelecidos” que pretendem empoderar e influenciar a entrada de mulheres no mercado de trabalho. Melinda Gates estabelece três passos para concretizar o desejo.

“Primeiro, é preciso desmantelar as barreiras para o avanço profissional das mulheres”, nomeadamente combater o “assédio sexual e a discriminação”, além de “representações estereotipadas que perpetuam uma normatividade de género agressiva”, descreve a empresária.

Em segundo lugar, indica que é preciso “criar aberturas nas indústrias [de tecnologia, media e empregos públicos, normalmente dominada pelos homens] que vão possibilitar a entrada de mulheres com todo o tipo de currículo”. Por fim, diz ser necessário “mobilizar acionistas, consumidores e empregadores a ampliarem a pressão externa nas companhias e organizações que precisam de reformas”.

“A igualdade não pode esperar, e ninguém na posição de atuar deveria também”, continua Melinda, que finaliza o artigo escrevendo: “Sinto-me com sorte de estar viva numa altura em que não precisamos de aceitar mais” um ritmo “glacial” de mudanças.

Melinda Gates é a sexta mulher mais poderosa do mundo, segundo a lista da Forbes de 2018.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …