Melinda Gates vai investir mil milhões de dólares para promover igualdade de género

Melinda Gates prometeu nesta quarta-feira um investimento de mil milhões de dólares (aproximadamente 900 milhões de euros) para promover a igualdade de género em empresas.

Melinda gere a Fundação Bill & Melinda Gates juntamente com o marido Bill Gates e é fundadora da empresa Pivotal Ventures. Anunciou o investimento num artigo de opinião publicado na revista Time.

“Quero ver mais mulheres nas posições que tomam decisões, controlam recursos e moldam políticas e perspetivas”, escreve Melinda. “Acredito que valha a pena investir no potencial das mulheres — e nas pessoas e organizações que promovem a vida das mulheres também.”

A Pivotal Ventures vai estender sua receita para “parceiros novos e já estabelecidos” que pretendem empoderar e influenciar a entrada de mulheres no mercado de trabalho. Melinda Gates estabelece três passos para concretizar o desejo.

“Primeiro, é preciso desmantelar as barreiras para o avanço profissional das mulheres”, nomeadamente combater o “assédio sexual e a discriminação”, além de “representações estereotipadas que perpetuam uma normatividade de género agressiva”, descreve a empresária.

Em segundo lugar, indica que é preciso “criar aberturas nas indústrias [de tecnologia, media e empregos públicos, normalmente dominada pelos homens] que vão possibilitar a entrada de mulheres com todo o tipo de currículo”. Por fim, diz ser necessário “mobilizar acionistas, consumidores e empregadores a ampliarem a pressão externa nas companhias e organizações que precisam de reformas”.

“A igualdade não pode esperar, e ninguém na posição de atuar deveria também”, continua Melinda, que finaliza o artigo escrevendo: “Sinto-me com sorte de estar viva numa altura em que não precisamos de aceitar mais” um ritmo “glacial” de mudanças.

Melinda Gates é a sexta mulher mais poderosa do mundo, segundo a lista da Forbes de 2018.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …